iPod School

Yahoo quer ser o motor de busca padrão do iOS

André BazagliaAndré Bazaglia
Marissa Mayer, CEO da Yahoo.

Marissa Mayer, CEO da Yahoo.

A Yahoo, atualmente engolida pela Google e pelo Bing, que são os motores de busca padrão dos três principais sistemas operacionais para smartphones (Google no iOS e Android e Bing no Windows Phone), deseja efetivar sua presença no universo mobile, buscando alternativas para ganhar um pouco mais de espaço. Já que lutar com a Microsoft, que não abrir mão de usar o Bing, seu próprio motor de busca, no Windows Phone, nem com a Google, que da mesmíssima maneira não abrirá a mão de usar seu próprio motor de busca no Android, resta à Yahoo recorrer à Apple.

Marissa Mayer, CEO da Yahoo, supostamente elaborou várias propostas para a Apple abandonar a Google e adotar à Yahoo como seu motor de busca padrão. Nenhum comentário foi anunciado publicamente por parte das empresas envolvidas, e o portal “Recode” foi o responsável por divulgar tais informações, incluindo o fato da CEO da Yahoo já ter notificado Jony Ive, o chefão do design da Apple, sobre a possibilidade. “A Marissa quer muito isso”, afirma uma fonte.

No momento, a Yahoo já está listada no Safari do iOS como uma das opções de motor de busca, mas não é padrão — esta posição de prestígio é da Google. E, de maneira geral, os usuários não costumam mudar o motor de busca padrão. No entanto, a Yahoo e a Apple têm um envolvimento bacana que foi criado há alguns anos: a Yahoo é a fonte de dados padrão para o aplicativo “Tempo” do iOS.

Apesar da novidade, se concretizada, garantir melhorias de interface e usabilidade no site de busca móvel da Yahoo para iOS, já que as equipes das duas empresas trabalharão lado-a-lado para garantir alta aceitação por parte dos usuários, é inevitável que o motor de busca da Google é conceituado por ser considerado o mais poderoso da web, e alguns usuários insistirão em optar manualmente pelo Google como motor do iOS.

Apesar da forte queda de 20% de seu lucro líquido, para US$ 312 milhões, a Yahoo, no resultado do primeiro trimestre de 2014, divulgado ontem, terça-feira, superou expectativas do mercado para o momento.

via iDB.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • brazlocateli

    Difícil me fazer sair do Google…

  • Ainda é legal saber que a Marissa Mayer é uma ex-Google, agora CEO do Yahoo! Ou seja, ela tem experiência no assunto…