iPod School

XcodeGhost: Entenda como apps infectados entraram na App Store

Cibelly AguiarCibelly Aguiar

Neste último fim de semana, a Apple afirmou que alguns apps da App Store poderiam estar infectados com vírus; tudo isso devido a alguns desenvolvedores que podem ter usado uma ferramenta de desenvolvimento de Apps pirata, que afetou vários apps presentes na App Store.

A maioria desses apps infectados são Chineses, ou seja, desenvolvedores usaram o Xcode que estava disponível no compartilhamento de arquivos do Baidu (empresa conhecida por quem já sofreu com alguns dos programas indesejados do Windows), e compilando seus apps por essa ferramenta, acidentalmente os desenvolvedores permitiram que o código malicioso chegasse até à App Store.

A Apple já retirou os Apps infectados da App Store, mas mesmo assim você precisa deletá-los manualmente do seu iDevice. A maioria dos apps infectados são mais usados na China, mas alguns ainda são usados por nós, entre eles o WeChat e Angry Birds 2.

Abaixo está a lista completa de Apps infectados:

 

Caso você possua algum desses Apps em seu smartphone, delete-o imediatamente! Com certeza, em breve os desenvolvedores irão trazer para a App Store versões atualizadas e seguras de seus aplicativos.

 

Viciada por Tecnologia em Apple e diversos. Blogueira nas horas vagas.