iPod School

[WWDC] Veja o nome do novo Mac OS e saiba o que mudou

André MacêdoAndré Macêdo

A WWDC está rolando na tarde desta desta terça desde 14h em horário de Brasília (veja tudo que já aconteceu e que ainda está rolando clicando aqui). Vamos falar aqui de Mac.

El Capitan é uma formação rochosa com 910m de altura, localizada na parte norte do Vale de Yosemite (o nosso Mac OS 10.10) e esta foi a escolha da vez para o nome do Mac OS 10.11. O próprio nome indica que não houve uma mudança tão brusca de uma geração para a outra, mas sim, uma busca profunda em melhorar e lapidar o sistema.

Captura de Tela 2015-06-08 às 14.34.55

Alguns recursos que que melhoraram no Mac OS

 

Performance

Captura de Tela 2015-06-08 às 14.33.21

O Yosemite além de renovar a interface do Mac OS, prometeu melhor desempenho para sua linha de computadores. Mas a sensação de alguns usuários mais exigentes, que usam como ferramenta de trabalho era de que o sistema estava pedindo muito do hardware, com altas temperaturas constantes, excesso de uso de memória RAM, etc.

O Mac OS El Capitan está 1.4x mais rápido. Agora abrir PDFs demora 4x menos por exemplo. Além disso a Apple trouxe o sistema de animação gráfica Metal para os Macs, com 40% de melhora em renderizações no geral. O programa de edição gráfica After Effects por exemplo, diminuiu em 8 vezes o tempo renderização de vídeos (shut up and take my money!).Captura de Tela 2015-06-08 às 14.33.42O uso de Metal dentre outras coisas trouxe ao Mac um aumento de 10x em draw performance e uma redução de uso de processamento em 70%, quando comparado ao open GL.

A empresa Epic Games esteve presente com o jogo Fortinite para mostrar os novos recursos gráficos do Mac. De acordo com os criadoreso jogo é “o fim do mundo que fomos treinados quando éramos crianças”

A versão beta para desenvolvedores estará disponível ainda hoje, o beta público sairá em Julho para o público e a versão final será no outono – entre setembro e  dezembro – deste ano. Assim que tivermos o novo sistema em mãos (ou após a WWDC) daremos mais informações. Fique ligado aqui para mais novidades!

Analista