iPod School

Worms para o iPhone podem ter chegado também ao Brasil

André BazagliaAndré Bazaglia

Na Holanda, os usuários com aparelhos jailbroken precisam fugir da senha padrão “alpine” para evitar ataques em seus aparelhos. Nós já havíamos anunciado sobre isto no mês passado, de Novembro, mas acontece que agora até mesmo os brasileiros correm risco. O worm é conhecido como iKee, e até agora não rouba informações de seu aparelho ou qualquer outra coisa, apenas troca o fundo de tela.

Alguns brasileiros que pegaram o pequeno worm estão tendo seus aparelhos com o fundo de alterados. Foi o caso de meu tio, que pegou o worm em seu iPhone, ele não faz ideia de onde pode adquirido o worm, e até se assustou um pouco quando viu ele realmente estava achando os arquivos do worm na hora da remoção, mas ele conta:

O iPhone estava conectado ao iTunes, passando informações de minha última corrida pra nike. Quando desconectei, vi que estava com o papel de parede padrão, e percebi que ele poderia estar com este worm. Segui este tutorial, mas só consegui encontrar os arquivos depois que alterei a senha, o SSH nem funcionava mais. Depois que eliminei os arquivos, voltou tudo ao normal.

Como trocar sua senha da maneira mais simples:

Primeiro método:

Bom, não vamos apenas deixar a notícia ruim, vamos também mostrar duas maneiras de alterar sua senha da conexão SSH, começando pela maneira mais conhecida, usando o aplicativo Terminal. Lembramos que aqueles que não tem o OpenSSH instalado não correm risco nenhum, assim como aqueles que não tem jailbreak no aparelho.

1- Abra o Cydia e procure pelo aplicativo MobileTerminal. Abra sua página e clique no botão de instalação. Depois, é só aguardar o processo terminar, depois disso você já poderá fechar o Cydia.

SSH-PW-2 http://www.cultofmac.com/wordpress/wp-content/uploads/2009/11/SSH-PW-5.jpg

2- Você notará que existe mais um ícone na tela de seu aparelho agora, o ícone do Terminal. Clique nele:

http://iphone.iusethis.com/icon/iphone/mobileterminal.png

3- Depois dele carregar, você precisará digitar os comandos que eu digitar abaixo, e para cada nova linha você deve pressionar o botão return. Mude o comando “nova senha” para sua senha desejada, sem aspas.

login
root
alpine
passwd
“nova senha”

Feito isso, você terá a nova senha aplicada e seu iPhone ou iPod touch estará totalmente protegido dessas ameaças.

Segundo método:

Tirando a opção de não instalar o OpenSSH, este é o segundo método é o mais simples:

1- Abra o Cydia ou o Blackra1n e instale o aplicativo Rock.

2- Logo quando você abrir o Rock você seránotificado sobre o risco de ter a senha padrão do SSH.

Caso você tenha alguma dúvida ou também teve este problema, nos conte um pouco nos comentários 😉

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Arthur Oliveira

    Fiz pelo rock, pq já tinha ele

  • Paulo

    Muito bom o tutorial, André. É isso aí: fundamental alterar a senha de root, assim que fizer o jailbreak, pra evitar essas dores de cabeça.

  • Wagner

    Legal esse tuto, muita gente não se preocupa ou não sabe como alterar a senha no ssh e pelo que li ate o momento a única ameaça q temos ainda e pelo ssh com senha pradao.

    Abraços

  • Valeu pessoal, até mais.