Press "Enter" to skip to content

Workshop sobre Mac OS na Apple Store Nagoya Sakae – Japão

Confesso que nunca tinha ido à uma workshop ou tentando traduzir para a língua portuguesa, uma palestra em que o tema principal foi o nosso conhecido Mac OS Sn0w Leopard.

Ela foi realizada na Apple Store Nagoya, aqui no Japão, país onde resido atualmente, e tenho que ficar feliz por dois motivos: Primeiro pelo fato de ser gratuito, com duração de 1 hora e meia e por ser totalmente em língua portuguesa, coisa rara aqui no Japão 🙂 .

Na palestra haviam aproximadamente 30 pessoas, dos quais apenas 3 possuiam um Mac, portanto para o restante do pessoal, esta palestra serviu para tirar algumas dúvidas com relação ao sistema operacional utilizado atualmente, bem como os produtos que a Apple oferece.

Vou tentar transmitir para você caro leitor minhas impressões sobre esta palestra:

Para não perder um costume brasileiro, acabei chegando 10 minutos atrasado, culpa do trânsito pesado da cidade de Nagoya, mas está valendo. Quando eu cheguei, peguei o bonde andando onde o primeiro tema abordado foi o sistema DLL, presente no Mac OS Snow Leopard. Perdi a explicação sobre o tema :P, peço desculpas para você.

O local estava lotado, e eu cheguei com aquela cara de tacho :P, bola pra frente 🙂 .

Depois o palestrante começou a falar sobre alguns softwares que são vendidos separadamente e as funções que eles executam.

Foram utilizados 2 iMacs de 27 polegadas proporcionando uma boa visualização sobre os temas abordados e o palestrante estava utilizando um MacBook Pro de 13 polegadas.

Detalhe para o funcionário japonês da Apple Store, preparado para qualquer emergência 😛 .

Nesta parte o palestrante Fernando Goya estava explicando sobre as funções existentes na plataforma Mac, onde tudo é feito de forma intuitiva, com apenas um clique, seja para alterar a linguagem do seu Mac, wallpaper, etc.

Foram abordados vários temas básicos que para quem possui um Mac, não é novidade, pois são normais para nós usuários da plataforma da maçã, mas como eu disse anteriormente, para quem nunca utilizou um Mac e só conhecia o Windows, a proposta foi válida.

Ele enfatizou também dois assuntos importantes, um é que o Mac praticamente não pega vírus, coisa que nós sabemos que não é bem assim, mas ele estava fazendo o papel dele, e o outro é sobre a linguagem que você pode escolher para utilizar no seu Mac, onde no Windows só é possível se você adquirir o Windows Vista Ultimate e o preço é bem salgado, caro mesmo.

No Mac, o programa vem por padrão, você não precisa adquirir outro, coisa que no Windows sempre necessita de complementos, algum plugin.

Ao final da palestra, era possível tirar algumas dúvidas, mas o real objetivo desta palestra era divulgar um curso sobre Mac OS que eles estão realizando, com duração média de 3 meses, só que não perguntei o valor, pois não tenho tempo para fazer este curso.

Uma outra coisa boa que eu achei, foi poder tirar fotos da parte interna da Apple Store, coisa que é proibida normalmente, logicamente só foi possível tirar fotos do local onde estava ocorrendo a palestra.

Esta Apple Store de Nagoya, possui 2 andares, é bem ampla e por ser domingo estava lotada, muitos brasileiros estavam presentes na loja, seja por causa da palestra, conhecendo a loja, ou visando adquirir algum iproduto.

Estava o maior furdunço por ser domingo, mas foi animado, valeu a pena ter ido 🙂 .

Panfleto da Apple Store de Nagoya Sakae com o calendário de eventos do mês de dezembro, pena que está tudo em japonês, também quem manda ser analfabeto em língua japonesa ou nihon-go 😛 .

Outro panfleto com sugestão de opções de ipresentes para o Natal :).

Detalhe da parte interna do panfleto.

Com sugestão de presentes que vão desde o iPod Shuffle, até o iMac, opções para todos os gostos e bolsos 😛 .

É isto pessoal, resumindo foi uma palestra bem básica, principalmente para quem nunca mexeu num Mac, para quem já sabe utilizar, a palestra foi até meio fraca, mas mesmo assim tá valendo, pois foi a primeira iniciativa deste tipo que ocorreu aqui no Japão.

A próxima palestra vai ser sobre programação para iPhone, onde eu já deixei o meu nome reservado, vai ocorrer no dia 16 de janeiro, com início previsto para as 13:00.

Abraços para todos 🙂 .