iPod School

Windows 9 “Threshold” chegará em 2015… O que esperar dele?

André BazagliaAndré Bazaglia

windows-9

De acordo com relatos, a nova versão do Windows (9) chegará em 2015, e já foi apelidada, pela Microsoft, de “Threshold”.

A melhor tradução para o termo “Threshold” é “limiar”, que traz a ideia de “começo”. O Windows 9 pode representar o começo de uma nova era. E é assim que particularmente espero. Torço, imensamente, para que a Microsoft entenda que fazer um sistema operacional para tablets e disponibilizá-lo para usuários de PC não é legal. Na tela do computador, temos espaço o suficiente na tela e precisão oferecida por periféricos (teclado e mouse) que inviabilizam a necessidade de um aplicativo roubar a interface inteira de tela cheia no sistema. Veja bem: não sou contra a remoção total de aplicativos em tela cheia, mas sou favor à sua reestruturação. Que tal analisarmos a maneira que a Apple lida com aplicativos em tela cheia?

Usuários de Macs sabem o quão maravilhoso é o gerenciamento de janelas desenvolvido pela Apple. Há, nos aplicativos que possuem o recurso de tela cheia disponível, um botão (duas setas se expandindo) que oferece sua possibilidade de entrar no modo tela cheia. Uma animação deixa bem clara para o usuário que o aplicativo na verdade foi para uma outra dimensão horizontal do sistema. E ao fazer um gesto deslizando da direita para a esquerda (ou da esquerda direita para a direita) no Magic Mouse ou no trackpad, o usuário ou volta para o desktop do Mac ou navega entre os apps que estão em tela cheia. É tão simples quanto passar as telas de aplicativos do iPhone. O gesto usado pelo usuário é, aliás, o mesmo. Já ouvi relatos de usuários de usuários de Macs que aprenderam a manusear o recurso da primeira vez que usaram, enquanto usuários de Windows não entendem como funciona o modo de tela cheia do sistema operacional.

Claro que, não se limitando ao gerenciamento de janelas do sistema operacional – que foi minha ênfase nesta matéria –, a Microsoft deve trazer outras mudanças notáveis e também muitíssimo bem-vindas. O Windows se apresenta, a cada atualização, mais estável. A provável tendência é que o sistema operacional se mantenha rápido e traga novos recursos (ainda misteriosos) que facilitem o dia-a-dia dos usuários. Aguardemos. Estão ansiosos?

via.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • italofigueire

    "É tudo tão mágico…" rs

    Quem usa Apple, geralmente tem conhecimento prévio, o que não ocorre com usuários do W8.1, por ser um sistema muitos mais acessível a todas as classes. Por isso, resta à Microsoft, fazer um tutorial intuitivo para que facilite o entendimento dos usuários sobre o sistema.

    • Tenho uma partição com Windows 8 no meu Mac. Mesmo depois de usá-lo bastante e entendê-lo melhor, algumas coisas ainda parecem tão mal feitas pra mim. 🙁

      Mesmo assim, de toda maneira, ele continua sendo o sistema operacional mais incrível feito pela Microsoft. Bugs parecem se tornar cada vez mais raros (pelo menos é a impressão que eu tenho).

      • italofigueire

        Sem duvida alguma, ainda há necessidade de aparar as rebarbas.

  • João Paulo Maeda

    Matéria deixou com água na boca.

    Mas…isso é um screenshot do Final Fantasy VIII?

    haha

    • Germano

      Talvez tenha a ver com Threshold hahaha.

      "The Threshold is an interdimensional region in Final Fantasy XI. It is the realm that lies beyond the Cavernous Maws and through which adventurers may travel between present-day Vana'diel and the Crystal War twenty years earlier. Atomos rules this domain, devouring unnecessary futures and depositing their memories in its infinite void."

  • Leoncio Carvalho

    Enquanto o Windows 9 “Threshold” não chega, leia:
    https://itunes.apple.com/br/book/nono-livro/id744

    (É de gratis!)

  • Marcos

    Colocar que tirou a foto do site do Paul Thurrott também seria legal, não? Respeitar as fontes é algo que deveria ser comum…

  • Valdemar

    OFF TOPIC. André, existe algum tweak no cydia que coloca senha nos aplicativos? Só achei bloqueio com o TOUCH ID, mas com senha não encontrei nenhum que funcionasse no IOS7.

    Obrigado

    • Alberto

      Applocker

  • Anonimo

    Desculpe mas entrei neste Blog hoje para ler noticias sobre a Apple, Ultimamente alem de noticias super atrasadas e demoradas, ( as vezes até mesmo copiadas de outros sites de noticias) o Foco deste blog mudou totalmente, repensem um pouco a respeito disso.