iPod School

“Windows 10” introduzirá os gestos trackpad existentes no Mac

André BazagliaAndré Bazaglia

Muitos recursos do Windows se aproximam, desde o Windows Vista, ao Macintosh (OS X). O sistema de pesquisas com resultados instantâneos do Spotlight, o RSS no browser e o calendário são exemplos de cópias bem óbvias para todo mundo — inclusive para a Apple. O fato foi até um alvo de críticas da Apple na WWDC 2006. No evento, Bertrand Serlet, um cientista da computação que deixou a Apple em 2011 para focar menos em produtos e mais na ciência, conduziu as críticas: “Olhe para o calendário. Eles tentaram copiar até as cores. E… Não fizeram isso muito bem”.

tiger-vs-vista

A qualidade da imagem não é das melhores, já que ela foi capturada a partir de um vídeo em baixa resolução da WWDC de 2006. A Apple critica o Windows Vista no evento, e sugere à Microsoft: “Depois do que fizeram com o Tiger, preparem, mais uma vez, suas copiadoras”.

Depois do Vista, outros recursos foram copiados, como a tradição de adicionar vários ícones na barra inferior (barra do “menu iniciar”, no Windows) e destacar aqueles ícones de programas que estão em execução — essa é, desde sempre, a proposta da dock do Mac!

O alvo da vez é um recurso útil à usuários de notebooks, que seria implementado no Windows 10. Os gestos que podem ser feitos com o trackpad, que são conhecidos por todo usuário que usam o MacBook há bastante tempo, serão introduzidos pela primeira vez na história do sistema operacional da Microsoft. Confira o vídeo:

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.