iPod School

WhatsApp não está apagando totalmente os chats deletados

joaofmourajoaofmoura

WhatsApp está retendo e guardando os logs das conversas após terem sido deletados, de acordo com o post do Jonathan Zdziarski. Examinando a imagem de disco tirada da última versão do WhatsApp, Zdziarski percebeu que o App retém e guarda um pequeno traço dos logs das conversas mesmo após a conversas ter sido deletada, deixando um grande “tesouro” com informações para qualquer um que tiver acesso físico ao dispositivo. Essas informações também podem ser recuperadas com qualquer backup do sistema.

Na maioria dos casos, as informações são marcadas como deletadas pelo App, mas por não serem reescritas por cima, elas podem ser recuperadas. Zdziarski atribuiu o problema à biblioteca do SQLite que é usada no App por não reescrever por padrão.

O WhatsApp foi aplaudido por vários advogados relacionado à privacidade por ter trocado em abril de 2016 a encriptação para a Signal Protocol. Mas o sistema só protege os dados que estão trafegando, prevenindo as operadoras ou intermediadora de espiar as conversas.

Zdziarski encontrou o que acontece com a mensagem antes dela chegar ao telefone. Quando ela é guardada no telefone localmente ou no iCloud, as mensagens do WhatsApp são armazenaras no iCloud com uma leve encriptação, o que permite a polícia obter os históricos de uma conversa através de uma ordem judicial, mesmo se a conversa for deletada.

“A principal questão é que a única comunicação não é única no disco” disse Zdziarski em seu post.