iPod School

‘We Love Icons’: modifique os ícones de seu Mac OS X

André BazagliaAndré Bazaglia

Nunca fui um grande admirador dos ícones da Apple, existem pessoas bem mais criativas que criam ícones para o Mac OS X, deixando-o com um visual bem mais atraente e interessante.

A dica abaixo é válida tanto no Mac OS X quanto para sistemas rodando Windows ou Linux, mas como assuntos não relacionados com a marca Apple fogem completamente do foco do blog, usarei como base o sistema Mac.

Meu Desktop com alguns ícones customizados. Clique na imagem para ampliá-la.

Primeira etapa: obtendo os ícones.

O site We Love Icons oferece ícones em excelente qualidade, e é perfeito para tal tarefa.

Em baixo de cada ícone, existe o botão azul “Get Icon”. Basta clicar ali para ser redirecionado para a página de download do ícone (ou pacote de ícones) escolhido. Faça o download e salve o arquivo numa pasta de sua preferência.

Segunda etapa: convertendo os ícones.

Na maioria das vezes, o ícone escolhido vem numa pasta. Nela, existem vários arquivos do mesmo ícone, com qualidades e formatos diferentes. Escolha aquele arquivo da imagem com maior qualidade, de preferência, e qualquer formato.

Feito isto, você deverá entrar no site iConvert, clique aqui para acessá-lo. O sistema do site é bem simples: existe uma barra para você selecionar um arquivo e fazer upload. Nela, você selecionará o arquivo do ícone escolhido e clicará no botão azul: “Convert”.

Em alguns instantes, o site irá gerar o arquivo final e oferecer vários formatos do arquivo para você baixar. Selecione a opção com o formato .icns, assim como mostra a imagem abaixo.

Salve o arquivo em seu computador. Este já é o arquivo final, e será o utilizado na transformação do ícone.

Terceira etapa: alterando os ícones.

Assim como eu havia dito anteriormente, usarei Mac OS X para modificar os ícones. O processo é extremamente fácil. Para começar, clique com o botão direito em cima do arquivo do ícone e, em seguida, clique em ‘Obter Informações’. Faça o mesmo para a pasta que será transformada.

Ignorem o ícone de madeira na imagem acima, é de um tema que uso. Enfim, tendo as duas janelas aberta, arraste o arquivo do ícone em direção à miniatura da pasta, como indica a seta vermelha.

A modificação será feita, você já poderá fechar as duas janelas. Apesar da modificação ter sido realizada em pastas neste tutorial, o processo para aplicativos é o mesmo.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Made of Wood.

  • Michael

    como baixar esse tema e o papel de parede? poderia explicar?
    obrigado.
    mto bonito!

  • Filipe Espósito

    Eu mudei os icones do meu Mac uma vez, mais eu prefiro ele original 😀

  • @PedroPaulek

    Muito bom o post! =D
    Mas gostaria de saber como é o nome do pacote de ícones que você usa para separar suas séries. Faz um tempão que estou as procurando e não as achei então vim perguntar aqui.

    Aguardo resposta.

    Atenciosamente: Pedro.