Press "Enter" to skip to content

Você sabia que o iOS 5 poderá trazer aplicativos melhores para a App Store?

Como em toda grande atualização de software do iOS, a Apple liberará enormes novidades no iOS: desta vez, foram mais de duzentas novidades para o iOS 5, e elas ainda podem aumentar, tendo em vista que o sistema ainda não está nem perto de sua versão final, que será lançada apenas em setembro. Mas você sabia que, além de trazer novidades para nós, as novas versões do iOS também trazem novidades para os desenvolvedores.

As APIs novas para desenvolvedores são várias: será possível realizar uma integração melhor com o Twitter dentro dos apps, customizar a aparência dos botões (como por exemplo os ícones de ativar/desativar do iOS, que ganha um formato arredondado), além de compatibilidade com o Newsstand e melhorias no uso do AirPlay. Mas sem dúvidas, é inegável que a grande novidade que poderá ser usada pelos desenvolvedores  em seus aplicativos seja outra: o iCloud.

A integração com o iCloud funcionaria da seguinte maneira: os arquivos seriam armazenados tanto no próprio dispositivo (iPhone, iPod touch ou iPad) quanto na web. Se você tem o mesmo aplicativo em aparelhos diferentes, como por exemplo num iPad e em um iPhone, cada vez que você fizesse uma modificação no aplicativo, alguma configuração ou dado referente à ele, a cópia local seria atualizada e também seria enviada aos servidores do iCloud. Se você fizesse alguma modificação pelo iPhone, o iPad verificaria que há uma versão mais nova dos dados do aplicativo na web, e substituiria ela pela versão antiga salva localmente. Isto também seria válido para possíveis restaurações no software do iOS: se você restaurasse um aparelho, seria possível recuperar seus dados através do sistema do iCloud.

O interessante é que qualquer desenvolvedor poderá incluir um sistema de backups automático em seus apps, e assim o usuário, mesmo que tenha seu aparelho danificado ou perca os dados dele, poderá recuperar tudo facilmente, já que provavelmente os dados estarão “na nuvem”.

Mas, na prática, o que isto mudaria para mim?

Imagine um aplicativo, como por exemplo o 1Password. Ele é um gerenciador de senhas compatível com Macs, Windows, iPhones, iPods touch e iPads: todas as grandes plataformas! Quando você adicionar uma senha sua em um dos dispositivos em que você tenha ele instalado, a mesma conta será sincronizada entre todos eles pelo iCloud, sendo assim, você não precisará se preocupar em sincronizar as informações toda hora, elas serão sincronizadas automaticamente.