iPod School

Você sabe o que é a tecnologia NFC? Sabia que ela pode está no iPhone 5?

Guilherme WilliamGuilherme William

Uma das novidades aguardadas no iPhone 5 é tecnologia NFC. Mas o que é isso? Em que isso pode melhorar a minha vida aqui no Brasil?

Imagem mostrando como será a tecnologia NFC no iPhone

Essa tecnologia vem para facilitar a vida de todos os usuários que utilizam cartões bancários e de crédito para fazer pagamentos. Mas ela não se resume a isso. Com a NFC vem muito mais melhorias, e está cada vez mais próxima de nós consumidores.

O NFC é uma tecnologia de transferência de dados sem fio coordenada pelo NFC Fórum, uma união de empresas criada em março de 2004 que atualmente conta com mais de 100 membros (entre Microsoft, Motorola, Samsung, Texas Instruments, MasterCard, Visa e outras), que vem conquistando um número cada vez maior de adeptos por meio de suas aplicações nos smartphones, como ingressos e pagamentos móveis.

Falando o bom português agora. A tecnologia NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia muito simples de entender. Basta você aproximar seu aparelho à outro com a mesma tecnologia, que automaticamente eles já trocam informações de forma completamente segura. Exemplo, você quer fazer um pagamento a uma loja de roupas, então você escolhe a roupa que você quer, passa o seu aparelho com NFC(no caso o iPhone 5) na máquina, e ele automaticamente faz o pagamento. Simples assim.

É claro que deve ter várias formas de autenticação, como senhas e etc. Mas você pode ter em um único aparelho todas as formas de pagamentos do mercado. Débito Bancário, Transferência Bancária, Pagamento via cartão de crédito(Visa, Master) e via internet(Paypal). Incrível isso não é mesmo?

Veja um vídeo de como seria essa funcionalidade (em inglês):

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=d2rl4XKqNTg&feature=player_detailpage]

Mas só serviria para pagamentos?

Não, o NFC serviria para muitas outras funções. Acredita-se que ela deve substituir os códigos de barras além dos cartões de crédito. Assim, você não precisaria mais buscar por máquinas de leitura nas lojas: basta aproximar o celular para conferir o preço do produto. E para pagar a compra, basta fazer o mesmo em um aparelho instalado no caixa. Além de compras você pode usar isso para outras coisas. Por exemplo, A BMW apresentou um protótipo de chave para abrir o carro que utiliza o NFC. Com a mesma chave, seria possível realizar várias atividades, as mesmas possibilitadas pelo smartphones com a tecnologia. Mas pense agora, já imaginou você entrar no posto e o próprio carro “pagar” a gasolina?

Além disso, a tecnologia pode ser usado em documentos, como identidade e passaporte, inibindo fraudes e facilitando o impedimento de acesso de adolescentes a locais como bares e clubes noturnos, por exemplo.

Não pense que isso esteja longe do Brasil. Tecnologias como essa, que facilitam o mundo capitalista não demoram para chegar. Rapidamente todas as lojas e estabelecimentos já estarão adaptados a essa realidade.

Nossa muita coisa essa NFC faz, com toda a certeza isso não pode ficar de fora do iPhone 5.

Ficou com alguma dúvida? Se ficou, pergunte nos comentários, se não ficou, agradeça compartilhando nas redes sociais. Obrigado.

[Fontes: TudoCelular, Portal Terra]

  • Con

    O anticristo está próximo.

  • Anônimo

    Interessante a tecnologia.

  • Jonas Brasil

    Interessante a tecnologia, mas a matéria está mal escrita.