Press "Enter" to skip to content

Você sabe de onde vem a inspiração nos designs da Apple?

Olá leitores (e leitoras) do iPod School. Vocês ainda não me conhecem, mas vou fazer uma apresentação rápida. Meu nome é Natalie Prada, tenho 17 anos, assim como vocês sou uma amante de iGadgets da Maçã Mordida e agora faço parte da equipe maravilhosa (juro que não estou bajulando :P) do iPod School. Agora sem mais delongas, vamos ao que interessa?

A Apple é famosa por designs inovadores e minimalistas, cheio de detalhes bem finalizados que cativa o público em geral, deixando milhares de fãs loucos a cada lançamento. Mas vocês sabem quem foi a “musa” inspiradora da Apple? Jonathan Ive, o chefe de design de produtos da Apple, é fã assumido do designer Dieter Rams que criava produtos para a empresa Braun, uma empresa que atuava entre a década de 60 e 70 no mercado de eletrodomésticos e hoje dá destaque a produtos como barbeadores elétricos. Diga-se de passagem, que toda essa inspiração deu muito certo!

 

Tanto Steve Jobs quando Jonathan Ive já reconheceram que a Apple se inspirou nos produtos desenhados por Rams. Na biografia de Steve Jobs, ele até reconhece que desejava que o aplicativo da calculadora do primeiro iPhone fosse uma “cópia” da calculadora ET44 da Braun, que ele considerava perfeita.

Agora vamos ressaltar que, se a Apple processou a Samsung (e ganhou) por quebra de patente de design, por que a Apple não tem medo de esconder seu passado de inspirações?
Eis a resposta: A Apple se inspirava em designs de eletrodomésticos, como rádios e calculadoras, pra fazer um produto inovador, enquanto a Samsung se inspira em design de tablets e OS para fazer exatamente tablets e OS.