iPod School

Você acha que a bateria do seu iPhone dura pouco? Saiba que isto mudará

André BazagliaAndré Bazaglia

Qualquer um que já estudou um pouco de Química, mesmo que não tenha se aprofundado no assunto, sabe como funcionam os circuitos de pilhas – e baterias – nos celulares. Tudo ocorre por processos de Redução e Oxidação. Tudo bem, tudo bem, não quero dar aula de Química aqui, apesar do “School” no nome do Blog, falamos apenas de coisas legais por aqui. 😛

A Apple pode estar estudando o início de mais uma revolução. De acordo com uma patente depositada pela Apple na última semana, divulgada pelo PatentlyApple no dia 22, a empresa está pesquisando e aprendendo sobre a conversão de hidrogênio ou hidrocarboneto em energia elétrica.


Você entendeu alguma coisa? Se arrisca a explicar como funciona a tecnologia nos comentários?

A grande vantagem que este novo sistema de bateria traria é que as baterias com as mesmas durações das atuais seriam muito mais compactas. Sendo assim, se a Apple desenvolvesse uma bateria com esta tecnologia de conversão de hidrogênio em energia elétrica do mesmo tamanho de uma bateria atual do iPhone, ela teria um potencial de carga muito maior do que as baterias atuais. Se a ideia for pra frente – e provavelmente irá -, a Apple estará inovando mais uma vez, e é provável que a concorrência também desenvolva a mesma tecnologia em seus próprios smartphones e computadores portáteis.

O que vocês acabaram de ler aqui, meus amigos, pode ser o futuro da bateria dos novos smartphones, tablets e computadores portáteis. Ser forçado a recarregar o smartphone toda noite antes de dormir será algo ultrapassado daqui a alguns anos.

Se você se interessou e quer se aprofundar neste assunto, clique aqui (página em inglês).

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Filipe Knoxx

    Apple sempre revolucionando…

  • Anônimo

    Me parece que o sistema será usado em macbooks (nada impede de evoluirem o sistema para o iphone/ipad).

    O esquema cita contatos internos (outlets e inlets), sensores de pressao, e temperatura, e parce que o sistema utiliza ventilacao forcada, possivelmente uma parte do ar do cooler fan do processador sera desviado para a bateria. ele podera demandar mais ou menos ventilacao a partir dos sensores internos da celula pela interface "stack fan" (pilha) e "cartridge fan".

    memoria eeprom, provavelmente armazenara estados da celula, recargas, log de consumo, voltagens e niveis internos.

    provavelmete o custo de fabricacao sera muito superior a celula de poly-ion ou de li-ion

    tudo deducao, ja que falta muitos detalhes no esquema.

    • Bruno Gall

      Pior que pensei nisso. Um iPhone, que no caso, é todo fechado, não teria resfriamento para tal bateria, e se é via oxigênio (se não me engano, é isto), a bateria teria de "respirar" para isto. E o que você disse, faz total sentido.

      Uma bateria dessas num iTreco seria um caos e se é como eu to pensando, atrapalharia até na recarga. O mais obvio seria isso num MacBook, ou, teriamos iPods/iPhone/iPads com alguns furinhos extras.

      PS: estou começando a estudar eletrônica só agora, deem um desconto pela burrice. 😛

    • Valeu pelo comentário, realmente você parece entender mais em Química do que eu, hahahaha. Mas sobre o custo de fabricação, será um pouco menor ainda do que as baterias atuais, como você citou, de células de poly-ion ou de li-ion!

    • Levi

      ULTRABOOKS… Espere e verá

  • E uma Sistema de bateria baseada em oxigénio e hidrogênio! Com um sistema de hardware próprio! Tipo uma bateria e uma placa lógica operando por ela e para ela mesmo..Esse projeto de bateria de nucleos de hidrogênio vem de alguns messes após a Apple patentiar a outras versões de seu funcionamento..

    Esta tecnologia é já há muito tempo tida como o futuro dos combustíveis. Além da sua abundância, o factor ambiental é dos mais relevantes, sem perder características em termos de performance. A tecnologia converte oxigénio e hidrogénio em água e energia elétrica, desta forma e como existem já casos de sucesso, além dos dispositivos móveis, também pode ser utilizada em veículos.

    EdLSD..

  • Parebens pelo post! Estou aprendendo sempre por aqui…

    • Eu é que agradeço pelo seu comentário ali em cima! Muito interessante, obrigado por compartilhar a informação! Gostei muito do comentário. 🙂

  • JanjaBoy

    Me irrita um bocado essa história de que a Apple revoluciona. A Toshiba já pesquisa desde (acho) 2004, veja esse movie de 2009
    Eessa não é uma ideia genuína Apple. http://www.youtube.com/watch?v=wmdEQ5pb3Dk&fe

    • O que ela está fazendo é pegando as melhores ideias e investindo nelas. Oportunismo… Você tem razão! A Apple sempre fez isso. 🙂

      • JanjaBoy

        E acredito que a Toshiba dará uma paulada na hora em que a Apple usar. Aposto que essa patente ficará em território americano, ou nem isso. 😉

  • Henrique

    Arrisco dizer q é hidrogenio, nao é?

  • Henrique

    Opa nao tinha visto q tinha sido respondido no texto, minhas desculpas por favor

  • Lucas

    bateria de hidrogenio que podera a bateria do iphone durar ate 2 semanas =P

  • Pingback: Patente da Apple mostra planos de implementação do Thunderbolt em iGadgets | iPod School()