Press "Enter" to skip to content

VLC: assista vídeos de qualquer extensão com legenda no iPhone

O iPhone, por padrão, só suporta vídeos que possam ser sincronizados através do iTunes, e os formatos são extremamente limitados. As extensões suportados são, precisamente: .avi, .m4v, .mp4, e .mov. Adicionalmente, o padrão para compressão de vídeo também é um fator determinante. Mesmo que seu formato seja suportado, se o padrão de compressão usado na geração do formato não for compatível, o aplicativo nativo de vídeos será incapaz de reproduzir o arquivo de vídeo. A situação chata não para por ai: o aplicativo “Vídeos”, que já vem pré-instalado no IOS, não conta só com compatibilidade limitada, mas também com recursos extremamente precários e muitas vezes inexistentes. Não há nem suporte a legendas externas, um recurso indispensável em qualquer bom app.

Felizmente, irei apresentá-los uma alternativa matadora para o problema que a Apple não resolveu ainda. O aplicativo VLC. Ele é completamente gratuito e foi lançado pela primeira vez na App Store em 2010, mas foi, em diversas ocasiões, removidos da loja virtual da Apple. Hoje, definitivamente, ele foi relançado na App Store. De quebra, a versão que voltou é atualizada e compatível com as telas de todos os aparelho da Apple já lançados até hoje, incluindo o iPhone 6/6 Plus, o iPad tradicional e o iPad mini.

Como passar filmes e legendas para o iPhone?

A transferência de arquivos de vídeo e suas respectivas legendas para o iOS é feita através do próprio iTunes. Siga o passo-a-passo abaixo para usar o VLC.

  1. Baixe o VLC através da App Store. O caminho é este: VLC for iOS – VideoLAN.
  2. Abra o iTunes em seu PC ou Mac. Nos ícones do menu de navegação superior, selecione o seu aparelho. Na barra à esquerda, clique em “Aplicativos”. Dentro desta tela, selecione o VLC e clique no botão “Adicionar…”. A imagem abaixo utiliza as setas como elementos auxiliares na orientação:vlc-iphone-01
  3. Na janela pop-up que será aberta, selecione o filme que deseja adicionar. Sinta-se à vontade também para adicionar legendas. No exemplo abaixo, selecionei, junto com o filme, uma legenda com a extensão .srt. Note que eu poderia ter adicionado qualquer outra combinação de extensões de filme e legenda. E essa flexibilidade para legendas também aplica-se aos filmes. Até formatos mais pesados de filme, como o .mkv, são suportados.
    vlc-iphone-01
  4. Sincronize seu aparelho e aguarde a transferência. Simples assim!

Interface do VLC para iOS

A imagem abaixo é uma esquematização dos recursos do VLC para iOS. São destacados elementos interessantíssimos como uma barra de deslizar a posição do filme (a fim de avançar/regredir no tempo), um contador que marca o minuto e segundo de reprodução exato, um atalho para alterar o modo de exibição (em tela cheia/ampliado), controle de velocidade, seleção avançada de faixas de áudio e faixas de legenda, filtros de vídeo, volume e, por fim, os controles baixos que todo software de reprodução de vídeo tem em comum: “play”, “avançar” e “voltar”.

recursos-vlc-iphone

Como recursos adicionais que o VLC para iOS oferece, descatam-se a sincronização de arquivos com o Google Drive ou Dropbox e a possibilidade de compartilhamento via Wi-Fi: ele cria um servidor local (acessível por um IP como http://192.168.25.8/ pelo qual você pode copiar arquivos, por exemplo, sem precisar do iTunes. Pode ser útil em várias situações. A interface do servidor local é a seguinte:

vlc-servidor-local-ios

São basicamente duas opções: a primeira é para adicionar arquivos de vídeo/legendas ao aparelho, e a segunda é para efetivar o caminho inverso: copiar arquivos do aparelho para o computador.

Versão para iPad

Obviamente, pela sua tela maior, a versão do VLC para iPad torna o ato de assistir um filme muito mais prático e agradável. A versão para iPad, que no momento de publicação desta matéria é a 2.4.1, conta exatamente com os mesmos recursos que a versão para iPhone. O diferencial é a adaptação do interface do aplicativo para a tela maior, que garante uma melhor experiência para o usuário.

Versão para Mac

O VLC para Mac chegou à versão 2.2.0, que agora é completamente compatível com o OS X Yosemite, e ganhou plugins para navegadores, modo de tela cheia melhorado e vários outros recursos e correções de bugs. Além da disponibilidade para Mac, o VLC também conta com versões para Windows, Windows Phone, Android e Android TV. Basta pesquisar pelo app nas lojas virtuais dos respectivos sistemas operacionais.

Gostou? Quer experimentar o app? Baixe o VLC na App Store gratuitamente. Ele pesa 47.1MB e requer o iOS 6.1 ou posterior. Compartilhe com a gente o que você achou do app por meio dos comentários.