iPod School

Vídeos: conceitos visuais para o iOS 7 sugerem mudanças radicais

André BazagliaAndré Bazaglia

ios-7

No primeiro dia do ano, apresentamos três conceitos do iOS 7, o sistema operacional que, pela primeira vez dará mais espaço ao design Jony Ive e abandonará o máximo possível do skeumorfismo, tão desdenhado pela Apple. Já explicamos na matéria anterior: “Skeumorfismo é a técnica de mimetismo e/ou reprodução gráfica de determinada textura, objeto ou material usada para simular a aplicação de um elemento sobre qualquer outro numa tentativa de transferir as sensações táteis, sonoras e visuais deste para aquele. Em outras palavras, o skeumorfismo tenta fazer um material se passar por outro usando características visuais. Sabemos que o aplicativo ‘Notas’ está sendo reproduzido em uma tela de vidro; mas, a todo momento, ele tenta nos passar a impressão de que estamos manuseando algo de couro e papel já que usa de texturas em seu visual que simulam esses materiais”.

Hoje, passados quase quatro meses, trago-lhes dois novos conceito do iOS 7.

ATUALIZAÇÃO ÀS 11:21:

Incorporo aqui, também, um terceiro vídeo conceitual que começou a circular na web.

Deixo os comentários abertos à vocês.

[via RedmondPie]

iOS

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Jesiel Costa

    Será que vai funcionar no iPhone 4?

    • Tomara, pq mal ganhei meu iPhone 4 ja não quero que ele ja fique obsoleto =/

      • O iOS 6 ainda suporta o 3GS. A lógica é que o iOS 7 suportará o 4. Com recursos limitados, mas suportará, suponho.

  • Thomas

    Ficou parecendo o WindowsPhone -.-

  • bem que podia ser assim mais como e a apple o ios 7 vai mudar nada so algumas coisas novas e alguns bug consertados kkkk

    • Bom, não é um simples update do 6.1.2 para o 6.1.3. É algo mais forte, muda o primeiro dígito da versão. Além disso, a equipe executiva da Apple sofreu uma alteração forte recentemente, dando mais espaço a um dos melhores designers do mundo (Jony Ive) dentro do iOS. Espero algo bastante inovador sim.

      • Rafael

        iOS 5 e 6 são primeiros digitos diferentes, e mesmo assim não mudou quase nada de um pro outro, duvido que mude muita coisa!

      • Philip

        Sempre vem uma grande mudança com um novo iphone, será o iphone 5s, com muita coisa nova( eu acho):D

    • Precisa mudar, se nao vai perder muito mercado, mas o problema nisso é que não podemos esperar mudanças, nos videos mesmo o que poderia usar é o ultimo.

  • Não sei se a Apple teria a coragem de fazer uma mudança tão drástica como nos dois primeiros vídeos (até pela similaridade com o design adotado pelo Google) mas repensar todo o sistema é mais do que necessário. Mas aplicar mais gestos multi-toques, redesenhar o layout dos ícones do sistema,e até mesmo repaginar a tela de boot (não é possível que só eu fico frustrado com a mesma tela desde primeiro iOS) seria bem-vindo.

    • Opa, João. Legal ver você por aqui 🙂

      A Apple tem que ter coragem! Sobre a tela de boot, alterá-la (mesmo que levemente) seria incrível. Nunca pensei nisso… sério!

  • dariocoutinho

    O primeiro vídeo é muito brutal, a mudança é muito grande, afastaria grande parte dos usuários, sem falar que os mais experientes ficariam perdidos.

  • Do último modelo eu gostei é muito massa, dos outros não vi nada demais.

  • Felipe

    Se, sofrendo somente pequenas atualizações, os novos iOS's já estão vindo com bugs e mais bugs, imagine (só imagine) a quantidade de erros que viriam num sistema totalmente remodelado e nunca testado antes!

    Não estou dizendo que sou contra a mudanças, é algo que, sim, quero muito! Só estou sendo um pouco pessimista haha

  • Vladimir

    Tem que tomar cuidado com mudanças! olha o que aconteceu com o Windows 8, só porque mudou a interface! mesmo sendo mais bonita, leve e limpa, ninguém gostou, as vendas estão baixas e todo mundo reclamando: consumidores e fabricantes de PC.
    E o Mac OS X que tem mais de 10 anos e continua com a mesma interface basicamente… Aliás, o Mac OS pode-se dizer que continua com a mesma interface desde o System 1.0 de 1984 (a barra superior “finder” com ícones pela área de trabalho) ganhou no decorrer dos anos o Dock, cores, papeis de parede, etc… e ninguém reclama da interface dele, que ainda é o mais fácil e simples OS do mundo, sem deixar de lado a força de um OS parrudo e perfeitamente sincronizado com as necessidades atuais.
    O Android já mudou demais em 5 anos, evoluiu muito e se tornou bastante poderoso, mas a interface dele é bastante confusa, parece que foi feita por nerds, para nerds! cheia de opções, menus e submenus, etc… tem quem goste (eu sou um) mas a facilidade e simplicidade do iOS não devem morrer.