iPod School

Vídeo: desempenho do Fusion Drive

André BazagliaAndré Bazaglia

Não nego: o hardware das máquinas apresentadas na última keynote da Apple deve ser considerado um grande avanço. A Apple seguiu seu padrão de mercado ao oferecer produtos com inovação de design, mais finos, mais leves e com um hardware melhor com uma diferença de preço inexistente ou mínima em relação à geração anterior. Enquanto o grande foco em hardware de novas máquinas quase sempre restringem-se à características de processador, memória RAM e placas de vídeo, a Apple mostrou que tal análise que deve ser feita não é bem por aí ao apresentar algo completamente novo no modelo de armazenamento de dados. 

Teoricamente, o Fusion Drive foi uma das melhores ideias da Maçã mordida dentre as principais novidades da sua linha de computadores nos últimos tempos. Unir a velocidade do armazenamento em flash com a enorme capacidade do armezenamento em HDD proporciona ao computador o melhor dos dois lados. Exemplificando, na prática: você compra um iMac com o Fusion Drive, seu computador interpreta o que você usa mais e grava esse tipo de conteúdo no flash. E o que você usa menos, fica armazenado no HDD comum. Ideia sensacional, adorei. Ponto positivo para a Apple!

Entretanto, será que a mágica que acontece na teoria também ocorre na prática? É o que o vídeo a seguir tenta mostrar:

Resultados impressionantes! O tempo de boot do sistema é praticamente duas vezes (!) menor com o uso do Fusion Drive em relação a um HDD comum, e o desempenho em tarefas gerais realizadas pela máquina pode triplicar ou quadruplicar.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • sinceramente nao vejo nenhuma inovacao ai pois existem a muito tempo hds hibridos na qual o cache dos arquivos mais usados ficam armazenados no flash ssd, e isso nao eh novo o que deve ser novo obviamente para apple eh que os hds nao podem ser da sansung, ficaria feio pra ela.

    • Qual HD hibrido você já conhecia? Funcionava tão bem como esse da Apple? A interação perfeita depende do sistema operacional, capaz de selecionar os arquivos que ficam no flash e os que ficam no HDD.

      • Enock Luniere

        Eu usei por muito tempo um Momentus XT da Seagate no meu macbook pro antes de mudar para ssd de vez. ele é um hd híbrido muito rápido. Tem 4gb da ssd e 500gb de disco convencional, alem do cache de 32mb.

  • Enock Luniere

    Eu usei por muito tempo um Momentus XT da Seagate no meu macbook pro antes de mudar para ssd de vez. ele é um hd híbrido muito rápido. Tem 4gb da ssd e 500gb de disco convencional, alem do cache de 32mb.