iPod School

Vender “Gato por Lebre” ainda não é coisa do passado

Gustavo GusmãoGustavo Gusmão

Bom dia queridos leitores do iPodSchool, aqui é o Gustavo Gusmão. Há muito sumido, agora retorno ao blog-mãe e à todos vocês! Após essa básica introdução, gostaria de dissertar sobre um assunto que muito me irrita e cada vez mais me deixa chateado quanto as atitudes dos brasileiros. A atitude que menciono aqui, amigos, é a de sempre querer ganhar, sem se importar com nada nem ninguém.

O fato é que, essa malícia sempre existiu, porém, com a ascensão da internet, realizá-la ficou ainda mais fácil. Alguns de nós conhece as maravilhas das muambas chinesas, que podem ser compradas por valores amigáveis e com taxa de envio, vulgo frete, gratuito. Mesmo assim, ainda há grande parcela da população brasileira que não conhece tal dádiva, e é sobre essas pessoas que tais sem escrúpulos atuam.

Há uma centena de lojas virtuais espalhadas por aí que apresentam vários produtos similares e idênticos aos vendidos nos sites chineses, mas até aí tudo bem, já que nós vivemos numa política de liberdade comercial que permite tal revenda. O problema é que essas pessoas não revendem esses produtos, eles simplesmente recebem seu dinheiro, que muitas vezes representa três vezes o valor real do produto, ou até mais, e fazem a compra em seu nome no site chines, de modo que, o produto sequer passa por suas mãos. Isso não seria errado caso o vendedor explicasse que seu produto vem de outro site, e que apenas realiza um trabalho de terceirização da sua compra, mas essas pessoas têm o descaramento de falar que o produto vem de um “estoque na China” ou ainda falam que a culpa do frete demorar cerca de 30 dias úteis é devido ao seu baixo preço, já que é gratuito.

Como exemplo, vou trazer para vocês um site, que não explicitarei o nome nem endereço, só para ilustrar o que tento dizer. O produto em questão é o i-Helicopter, um pequeno helicóptero controlado pelo iPhone muito famoso nos sites chineses. Observe o valor dele em um site chines:

Agora vejam quanto o mesmo produto custa em uma loja virtual brasileira, que diz ter um estoque na China e, por coincidência, demora exatamente o mesmo tempo para entregar o produto em sua casa:

O mesmo produto sai por muito mais que o dobro, cerca de 122% à mais do que você pagaria se comprasse diretamente do site chinês.

Se tudo parasse por aí, estaríamos bem. O pior é que ocorre barbáries piores que essa. Em um site famoso de vendas aqui no Brasil, muito parecido com o eBay, podemos encontrar absurdos que me deixam boquiaberto! No mercado livre não é difícil encontrar anúncios que prometam coisas absurdas, como por exemplo, a venda do software de Jailbreak, que é disponibilizado na internet gratuitamente. O tal anúncio ainda promete melhorar a bateria do seu aparelho, sua performace e ainda valorizá-lo no mercado. Além disso tudo, ainda prometem pacotões com 30 GB de aplicativos por preços relativamente baixos, dizendo não precisar mais “gastar” com aplicativos.

Clique na imagem para ver o anúncio sem vergonha!

Estranhando tal anúncio, decidi perguntar  ao vendedor se os aplicativos vendidos por ele são originais da App Store ou, como eu imaginei, Crackeados e instalados pelo Jailbreak e Installous (Lembrando que o iPodSchool e todos os seus membros repudiam o uso do Jailbreak com fins de pirataria!). Quando questionado sobre a procedência dos aplicativos, o dono do anúncio desconversou as perguntas e deixou claro que se tratava de aplicativos pirateados da App Store!

Clique na imagem para ampliá-la.

O “vendedor” não respondeu a última e a excluiu, comprovando a ilegalidade da suas vendas. Em uma busca rápida, encontrei cerca de 130 anúncios prometendo vários aplicativos sem necessidade de uma conta iTunes.Para nós, experts nesses assuntos, parece absurdo cair nesse “conto do Vigálio”, mas a maioria das pessoas que usam a internet ainda não têm conhecimento sobre esses assuntos e são, facilmente, enganadas por esses vigaristas. Deixo aqui minha tristeza sobre todo essa situação, e um grande abraço para todos vocês!

  • Powersoftml

    Anuncio no ml de jogos piratas eu tenho, isso nao é roubo, depois viram assaltantes e ficam reclamando que nao tem oportunidade, pqp,

    • Adilson Bluetooth

      ????? Quer dizer que a justificativa de você fazer alguma coisa errada é que se não fizer essa "pequena coisa errada"vc pode fazer coisa errada maior? Brasil, um país de heróis, terra da honestidade!

    • Janjaboy

      Você consegue explicar o inexplicável de uma maneira mais clara?!! O.o

  • Joao Vr

    ja anunciei no ml fazer jail por 10 reais mas quando pediam o installous me recusava a instalar ps: so possuo apps pagos msm tambem pq é um saco ficar baixando pelo installous…

  • Alexandre Telles

    Well… Vamos aos comentários 🙂 A "parceira" do blog, StoreMT faz exatamente isso, compra no dealextreme, revende por um preço relativamente maior que o praticado no site de origem. Eu já fui "enganado" por ela, então… O mercado livre não é só "parecido" com o Ebay, é um parceiro Sul Americano do Ebay. E é "conto do vigário".

    • Gustavo

      Dados não necessários no Post. Não está escrito certo? "Conto do Vigálio"?

      • Alexandre Telles

        "Vigário é o religioso católico que é autorizado a exercer as funções de outro prelado em determinado local e período de tempo." E o que foi desnecessario amg? =(

  • Adilson Bluetooth

    Boa matéria, não sou santo, ainda tenho no meu iPad 2 e iPhone 4s(comprados de amigos que vem dos EUA, posi aqui não há condições de comprar, ridículo o preço acima do normal) além do Jailbreak alguns aplicativos crackeados, estou aos poucos me acostumando a pagar por aplicativos e músicas além dos videos clipes que sempre tive de graça, compro um aplicativo ou outro, os que eu sinto que são realmente essenciais ao meu dia a dia.

    Mas uma coisa é fato, acho RÍDICULO e criminoso uma loja ou um cara COBRAR para efetuar um Jailbreak em um iPhone/iPad/iPod Touch, pior ainda baixar aplicativos do site apptracker, gravar num DVD e revender ele, isso é caso de polícia.

    Lembro até hoje qdo eu comprei um PSP (FAT) e o desbloqueio dele era possível apenas usando um UMD do jogo GTA ou LUMINUS, a loja POWER GAMES me cobrou 90,00 para desbloquea-lo e queria me cobrar 10,00 por jogo que eu quisesse colocar (eles baixavam as ISOs em sites), eu paguei os 90,00… Mas um dia isso acabou com o lançamento da Bateria de Pandora.
    Ficava sempre que podia na frente da Loja deles e DESBLOQUEAVA DE GRAÇA para o pessoal que procurava eles e fornecia os links para baixar os jogos.

    Era hilário, ainda mais qdo eu fiz uma comunidade no Orkut (PSP FLORIPA) anunciando que eu realizava o procedimento em troca de uma coca cola 2 litros (que era dividida com o dono do PSP) ASHOAIHOIHSOAIHOIAS

  • Breno Dk

    Pra começar já acho que usuário de iOS que faz jailbreak deveria ser obrigado a usar Android, daqueles bem chulezentos, pra aprender a dar valor ao OS que tem.

    • Adilson Bluetooth

      Se não fosse o JAILBREAK até hoje vc não estaria gravando vídeos, nem teria uma App Store. Jailbreak não permite apenas baixar aplicativos crakeados mas também e principalmente a instalação de recursos que a Apple eh impedida ou por simples capricho "CAPA" o iPhone, iPad, etc.. de fazer.

      • Breno

        Ué, se você faz tanta questão dos recursos que a Apple ~capa~ do iPhone, faça como um amigo meu: venda o iPhone e compre um galaxy da vida que te deixa fazer qualquer coisa que quiser. A medida que se vê necessário a Apple vai colocando essas coisinhas no iOS, vide iOS 5. Sinceramente, nunca achei 1 tweak sequer que fazesse jailbreak valer a pena (minto, tem o SBS né, só).

        • Antonio Carlos Morei

          Cara , acho que o jailbreak é muito importante o Ios 5 demonstrou isso quando trouxe varias funcionalidades que já existiam como tweaks do Cydia .
          como eu disse na epoca que saiu o ios 5 "Back to the Jailbreak"

    • iMaster Rodrigo

      Pelamor de Deus, não confunda Jailbreak com Pirataria. Uma coisa é Jailbreak para ter liberdade de fazer os Mods necessários aos seu bom gosto, outra coisa é fazer com o fim de pegar aplicativos piratas como o site do Apptrackr e demais. Cada qual tem sua conciência neste sentido, mas querer ao menos comparar Android e iOS nem como como dizer nada. E Comparar liberdade com abuso e crime também não tem como.

      • Breno

        Ué, não falei que jailbreak é pirataria. Só quis dizer que não vejo necessidade de ficar brincando de fazer o que quiser com o OS, se for pra fazer isso, use Android.

        • iMaster Rodrigo

          Como sabemos mais de 70-80% fazem Jailbreak. Assim logo esta teoria do Androi é FAIL. http://www.itouchbr.com.br/wp-content/uploads/201
          Sendo como for, usamos Apple por muitos outros motivos que pelo qual, já deves saber dos pontos mais positivos e pró que os contra. 😉

          • Breno

            Hahaha, você tá usando enquete de blog como argumento, amigo? Perca 5 minutos no Google e você vai descobrir que o número de gadgets jailbroken gira em torno de 10% do total de aparelhos desde 2009. Até parei de discutir agora, rsrs

            • Zreizos

              Alias diga-se um dos 5 maiores né amigo? Se vc é Apple user deve ver saber muito bem pelas pezquisas que mais da metade dos uses fazem jailbreak, só um sem noção como vc pra dizer isso e chegar a dizer pra usar um andróide o evitar o jailbreak. Cadavcoisa q Lemos.

            • O jailbreak complementa o iOS, e sim, pelo menos eu valorizo ao iOS, uso o Cydia para colocar tweak's como SBSettings, iGotYa, IntelliScreenX, iFile entre outros.. Nos seus comentários parece que você gosta mais do Android que do iOS e também que você pensa que o Cydia "transforma" o iOS num android, se liga man se não gosta de JB simplesmente não faça, e fique com as limitações impostas pela apple. Ninguém está te obrigando a fazer Jailbreak 😉

  • Anonimo

    Prova que ele tá vendendo o software e não o manual de como deve ser feito… É foda criança fazendo matérias RIDICULAS!

  • Bom é o que o cara falou. Não sei se o blog continua com parceria com a StoreMT, mas eu comprei lá e recebi direto do dealextreme com o preço ridiculamente mais caro, levando 25 dias para chegar aqui em casa. Ler o post me fez rir. Abraço!

  • Alceuchaves

    Ola pessoal do iPodSchool! muito bom o post! serve para ficarmos atentos a esses tipos de sites e pessoas que nele efetivam esse ato de cormecializar tais produtos desta maneira. Parabens!
    1 curiosidade: Quem pode me responder qual o significado do nome dado ao assistente virtual do iPhone 4s?

  • AppleComment

    SIRI = Steve in rest inside???

  • Eu não acho errado vender Jailbreak… Na verdade acho que não se deve vender as ferramentas, mas acho justo que alguém cobre para fazer o Jailbreak, a final de contas você está cobrando pelo seu trabalho de realizar o Jailbreak, e não pelas ferramentas.

    Não concordo em usar aplicativos piratas.

    • Antonio Carlos Morei

      Cara tenho uma visao parecida . nao acho um absurdo vc cobrar pelo conhecimento se eles cobram é pq tem mercado para isso ,
      qualquer 1 pode fazer Jailbreak tranquilamente procurando no google mas se esta mesma pessoa tem medo de fazer ou preguiça de procurar e quer pagar pela "facilidade" nao vejo problema nenhum. querem um exemplo? já paguei R$ 250,00 para um mecanico apertar 1 parafuso .

  • Bryanuhlig

    Acho isso errado e muito, os caras se aproveitam hoje em dia quando comprei minha capa original apple ipad 1 eu peguei 100 reais a mais do valor , claro q achei um absurdo mais eu era inocente ainda e mal sabia muito sobre seu preço.

  • Frankerlly

    Triste realidade!!!

  • Rodbard

    Jailbreak é muito bom, quem não quer fazer por si só que pague para fazerem!!!!

  • Guilherme Chaves

    Quem quer usar jailbreak usa e quem não quer não usa….simples assim, não intendo o porque dessas discussões inúteis. Acredito que todos concordam que pagamos muito caro nos ipads ou iphones para alguém dizer nos dizer como utiliza-los.
    Use-o como quiser e seja feliz. =)

  • Anônimo

    Muito boa matéria, sei que parece bobagem, mas o “conto do Vigálio” é na realidade vigáRio > http://pt.wikipedia.org/wiki/Conto_do_vig%C3%A1ri… 😉