iPod School

Uma (nem tão) breve lição de história: É lançado Labyrinth 2 + Pack de Levels

Dico42Dico42

Um dos jogos mais clássicos (se não o mais clássico) para iPhone está de volta !

Primeiro um pouco de história: Em 2007, ano em que o iPhone foi lançado, a App Store ainda não existia.  O discurso da Apple era o mesmo do Chrome OS: Um sistema baseado em Web Apps, onde nada é instalado no dispositivo. Alguns resquícios dessa premissa são perceptíveis, como o fato de até hoje o iPhone não ter um gerenciador de arquivos decente. Um grupo de hackers, depois de algum tempo estudando o software do iPhone, cria o jailbreak, uma maneira de instalar coisas em seu gadget.

Com o jailbreak, nasceu o installer. Para os mais novos nesse mundo, que não o acompanhavam antes do 3.x, o installer era uma espécie de Cydia. No installer, você encontrava aplicativos de utilidades, entretenimento, livros, e, mais importante, jogos. Com um destaque especial para um chamado de Labyrinth.

Labyrinth, como o próprio nome diz, é um jogo de labirinto, simulando uma mesa de madeira onde você deve usar a gravidade para levar uma bola prateada até o buraco final, evitando os do meio do caminho. A história do Labyrinth pode ser dividida em três partes: Installer, App Store e Labyrinth 2

Nos tempos do installer o labyrinht tinha gráficos muito simples, mas mesmo assim era um aplicativo impressionante. Antes do iPhone, smartphones eram para executivos principalmente, e nenhum celular poderia acessar a internet nem jogar jogos decentemente. Exceto o NGage, um caso à parte. Você movimentar seu celular e a bola responder ao seus movimentos, como se fosse uma mesa de verdade, era quase bruxaria !

Em 2008, ao chegar ao 2.x, a Apple inaugurou o maior trunfo do iPhone, a App Store. Com isso, muitos aplicativos somente encontrados no installer migraram para um local certificado pela Apple. Esse foi o caso do labyrinth. A transição rendeu também uma melhorada nos gráficos, o tornando mais realista.

Agora, muito tempo depois, parece que a Illusion Labs acordou. Labyrinth está de volta, melhor do que nunca.

Em sua nova versão, foram acrescentados elementos fantasiosos, tais como canhões e imãs gigantes. Também possibilita a criação e o compartilhamento de packs de níveis e jogo multiplayer. Um dos grandes trunfos da Illusion Labs foi a facilidade para criar níveis, sem a necessidade de instalar nada no seu computador, por meio de um webapp.

Como bônus ao post, trago um pack criado pelo twitteiro @felipefmenezes. Para baixá-lo, é só pesquisar por AW3FRNEB, como mostra a imagem abaixo. O pack é composto por 5 níveis e tem dificuldade mediana.

Espero que gostem do post. O aplicativo está disponível na App Store americana e cusa 4,99 dólares, sem versão lite disponível (até o presente momentos), apesar de que você possa fazer  download de 5 levels desse jogo na versão lite do Labyrinth (1).

  • Gostei de post! Mas só twitteiro? Tbm sou leitor do Blog! Hehehe

    • Haha, valeu pelo feedback Felipe, e parabéns para você pelo pack e para o Dico42 pelo post.

      Abraços.

  • Matheus

    estou jogando ja, muito bom mesmo o jogo… gostei das diversas coisas que dificultam o trajeto, hehehe

  • Sou da época do 1.1.4 e realmente era fascinante jogar labyrinth, todo mundo queria tentar entender como era aquilo, como funcionava e se não era um vídeo que eu coloquei no aparelho e simulava conforme ia passando. haha Parabéns pelo post e pela explicação para os novos usurários que nem sabiam que existia o Installer e o ZiPhone. hehe

    • Michel

      Installer tudo bem mas ZiPhone?

      O que é isso companheiro?

      • Eduardo Lacusta Jr.

        ZiPhone era um método de Jailbreak, era só clicar em um botão, se me lembro bem… Se num era isso era só colocar em DFU…

        Algo como o QuickPwn de hoje em dia, mas para o 1.1.4/1.1.5

        Eu sou desse “tempo”… ^^

        FLws

  • Hemerson

    Pra quem tem interesse em conhecer o jogo numa versão “gratuita”, está aí o link para download:

    http://www.appscene.org/download/bdXglT9GvMc10d354f70

    Requisitos: jailbreak com o appsync 3.0 ou 3.1

    Abraço

  • iMark

    Parabéns Dico42, eu não conhecia esta história,
    tá vendo iPhone também é cultura!
    Abraços