iPod School

Quatro galáxias é a menor distância do amor entre uma maçã e um telefone

João PestanaJoão Pestana

iphone5para post

Apresentado nessa quinta, o Galaxy S 4 deve ter causado alvoroço no campus do pomar em Cupertino e deixado o CEO atual da Maçã com insônia. A Apple levou ao ar hoje uma página divulgando um novo slogan e abordagem publicitária, bem como explicitando as principais características que julga um diferencial em seu carro-chefe, iPhone 5. O que nos leva a crer nessa tese é o tom da conversa, muito provavelmente dirigido ao lançamento da empresa sulcoreana.

Rebatendo as principais inovações trazidas pela Samsung em sua mais nova invenção (confira detalhes sobre elas nesse post), a Apple criou a página ‘Why iPhone’ (Porque iPhone?) procurando conquistar os novos possíveis consumidores e cativar aqueles que já vivem no ecossistema da empresa. Dirigindo uma crítica principalmente ao hardware cheio de superlativos do produto da Samsung, a Apple faz uma argumentação inteligente.

Por que ter uma bateria gigante se podemos ter um desempenho tão bom com uma menor mas com melhor administração dos recursos? Por que ter processadores cada vez mais potentes mas que o sistema do celular faz uma gestão de recursos ruim e acaba consumindo mais bateria? Onde está a atenção ao design dos asiáticos? Todas essas perguntas parecem ter passado pelo briefing na criação dessa nova página no site da Maçã.

Mas, apesar de tudo isso, podemos perceber que a Maçã está preocupada de alguma forma, caso contrário não daria tanta importância assim a essa questão. Preocupações com as vendas até o lançamento do próximo iPhone devem pairar pela Apple até pouco depois da metade desse ano. O que nos deixa feliz é que essa pressão pode ser responsável por nos entregar um produto feito com muito mais atenção e esmero. Torçamos para isso.

O iPod School fez uma tradução breve dos subtítulos da página ‘Why iPhone’. Confira com exclusividade abaixo ou a página completa em inglês aqui. Vale lembrar que foram feitas leves mudanças na página do iPad também.

whyiphoneips

Top

Estudante de arquitetura, conheceu a Apple por meio de um iPod Touch 2a Geração e desde então dedica boa parte do tempo explorando o mundo do pomar. Foi descoberto acidentalmente como convidado em uma Podcast.

  • Excelente! Parabéns pelo post e pelo design, adorei!

    • Muito obrigado, cara! Fico feliz que tenha gostado! Um abraço.

  • João Pestana, que belo post! Adorei! 😉

    Abraços pra ti meu amigo

    • Fala, Marco! Brigadão, irmão. Muito bom ver você por aqui. Um abraço!

  • Chupa

    Coitado do iphone…. Já estava a ultrapassado com o S3, agora com o S4 já nem vale a pena falar. Écran retina? hehehehe O samsung tem um écran full HD com uma densidade de pixeis muito superior. Só os estupidos continuam a comprar iphones. Já estão ultrapassados á muito tempo, já não trazem nada de novo.

    • Philip

      Oq adianta te ter uma tela full hd se a bateria n dura nada? e se vc baixar muitos apps e o sistema fica mais lento, Chupa seu chupa

      • Rodid

        A bateria do iphone não dura nada e tambem fica lento com muitos aplicativos, mas com a desvantagem de ser obsoleto, fraco, travado e sem graça, com um OS de 6 anos atrás, fora aquela carreira nova, maravilhosa de ícones do 5…Isso é o iphone hoje e a apple não tem como modificar isso. Compra um iphone hoje, infelizmente, o leigo que não tem conhecimento da realidade.

    • Cara, concordo plenamente com você que a resolução do iPhone já está ultrapassada. Mas até que ponto encher cada vez mais uma tela de pixels é melhor? Existe um limite biológico para nossos olhos em termos da nitidez com que conseguimos enxergar. Depois dele, qualquer adição não é percebida. Não estou dizendo que a tela Retina é que estabelece esse limite. Apenas quero dizer que em termos práticos, para mim, não acho que ter resoluções cada vez maiores vão definir quem é melhor ou não. Acho que quem consegue trazer a melhor experiência é quem fica com minha preferência.

      • Rodid

        Conversa, vc só esta justificando a infeliz afirmação da apple e sua idolatria a marca.

    • Paulo

      O que não da para entender é que um cara que deve ter um celular xing ling veio falar aqui, primeiro arruma dinheiro pra comprar um iphone cara, depois pra falar bosta

  • Zoado colocar o Siri como vantagem, e eu não acho o iOS 6 o mais avançado, mesmo tendo um iPhone. Depois de ter visto o GS4 estou pensando em trocar para o Android quando meu iPhone 5 ficar muito defasado. heheh

    • Também, não acho que o iOS 6 é o mais avançado, cara. Eu acho que sistema é uma questão de preferência. Não é à toa que tenho um Windows Phone. Apesar do resto dos produtos serem da Apple, eu acho o iOS extremamente poluído em termos visuais. E quanto a Siri: realmente. Ela só será uma vantagem para o público brasileiro quando ela falar nossa língua. Um abraço.

  • Beleza! A apple tá correndo atras do que ela tem deixado parado demais! Mas tem coisas ai que nao da para concordar: o galaxy s4 tem densidade de pixels maior do que a retina da apple. Outro detalhe é: não interessa para os usuarios se o processador é mais optimizado ou não, interessa os resultados. Ter um processador inferior realizando com tanta agilidade de um de oito nucleos é um ganho de custo final no produto, o que interessa para os consumidores é o resultado…

    • Bruno

      Mas tu estas a falar de um telefone que foi lançado este ano.
      Ainda não viste os da apple caro amigo

      • Sim, mas pelo jeito a apple está muito conservadora nos últimos tempos, eu duvido que tenham tantos avanços do 5 para o 6 (isso se não for apenas um 5S)…

    • Fala, amigo. Tomara que essa arrancada do trigre asiático acorde o pessoal de cupertino e faça o iPhone 6 ser o que todos desejamos. Quanto a questão da resolução e processamento continuo achando que não são questões que vão definir o que é melhor ou não. Acho que a experiência é o que conta. Fiz um comentário mais extenso acima sobre resolução explicando o que acho. No mais, um abraço, irmão!

  • Richard Mcmannus

    A apple esta cometendo o mesmo erro das gigantes automobilisticas de Detroit que deixaram espaço no mercado para, nao por coicidencia tambem sul coreanas Hyundai e Kia (conglomerado da Hyundai que inclui a Kia, Asia motors dentre outras) que incomodam e incomodam muito hj com produtos de igual o superior qualidade, garantia maior e melhor e suporte e manutençao con regras claras e bem definidas. No caso das fabricantes de celulares essa tentativa de convencer as pessoas a comprarem o iphone so porque e iphone e um “iphone” e um tiro no pe, o mundo nao vai comprar apple so porque e apple mesmo porque esses recursos que a apple diz ser infaliveis e completos estao muito longe de cumprirem a funçao a qual foram designados ( visto o caso do ios 6 cheio de bugs, siri que nem em portugues existe, e aplicativos com interface ja obsoletos em comparacao com a concorente, fora a novela que e para vc fazer a manutençao ou requerer garantia de um iphone). Comprar um apple so por ser apple sera o inicio do fim da era da apple pos Jobs

    • É, dá pra perceber que a Apple está ficando com medo, garanto que todos se assustaram bastante quando viram 8 núcleos dentro de um smartphone. Daí ela tentou criar uma imagem que o seu software e hardware são perfeitamente otimizados pra melhor desempenho e durabilidade de bateria. A justificativa faz sentido, mas a Apple não pode ficar parada no tempo. Aguardemos o iPhone 6.

      • Vitor Callis

        Olha o eu adoraria ver um Smratohone com 8 cores de processamento(mesmo sabendo que seria algo muito inutil…) mas não será desta vez que haverá um smartphone com esse tamanho de processamento. O que a Samsung fez com o Galaxy S4 é a mesma coisa que a nVidia fez com o Tegra 4, ou seja, O Processador nunca, de forma alguma, JAMAIS, usará os 8 núcleos, somente usará 4 núcleos. Assim: O processador é sepador de duas formas, 4 núcleos são para processamento bruto(com 1.9ghz) e outros 4 núcleos com processamento mais lento quando o sistema não necessitar de velocidade(com 1.6ghz).

        Mas basicamente o sistema NUNCA, NUNCA MESMO, NEM USANDO ROOT OU COISA PARECIDA, JAMAIS USARÁ OS 8 CORES! Isso é basicamente um processador quad-core, e tudo isso que a Samsung esta fazendo, afirmando que o Exynos é Octa-core é puro marketing… e infelizmente esta funcionando.

        • Pedro

          Nunca. Jamais.
          Tô vendo um grande futurólogo.
          Os sistemas usarão SIM quantos núcleos forem necessários. Dependerá de programação e evolção tecnológica. Se um dia usou um núcleo e hoje usam 4, me diga o porque não serão usados 8 no futuro.
          NUNCA, JAMAIS…
          Hahaha

        • romulo

          primeiro, o kernel linux suporta pra mais de 1000 núcleos de paralelismo, e um programa de qualquer empresa interessada pode paralelizar partes cruciais de seu código, qualquer coisa que possa ser dividida em vários processos pode ser dividida em 8, exemplo? Processamento de imagens… Um programa pode ser programado a fim de aplicar filtros e efeitos em várias partes ao mesmo tempo, se você dividir a imagem em 8 quadrados, poderá trabalhar em cada imagem, em cada núcleo, não é um milagre mágico divir em 2 em 4 ou em 8 a imagem…

          Segundo, só são usados 4 núcleos por vez! é uma estratégia de baixo consumo de bateria. Com um conjunto de 4 potente e outro mais fraco…

          terceiro, núcleo virou o novo GHz dos ignorantes… processamento não é uma coisa tão fundamental, nem tudo pode usar mais de 1 núcleo, tarefas interdependentes não podem. Por exemplo não posso somar 'a' com 'b' e depois o resultado 'ab' com outra coisa de forma paralela, somar 'ab' com outra coisa requer que a tarefa anterior seja finalizada. E geralmente tudo que se pode paralelizar não se limita a 2 ou 3 ou 4 núcleos… A coisa tem perna mais longa.

          quarto, a GPU do S4 é simplesmente superior, na verdade ela é um fator muito mais importante hoje em dia e a versão do S4 com Adreno 320 é surreal, enfim compare no gfxbench… O mais interessante é que é uma adreno 320, ou seja, não requer otimizações para paralelizar os programas…

          Como eu ja vi em outros lugares, hoje é uma questão de quem já se amarrou a um ecossistema… E não qual é melhor, o quadro já não é mais o mesmo que a 2 anos atrás, ecossistema é uma desculpa antiga que vem sendo desmentida por um numero grande de pessoas que usam os 2 ecossistemas ou já trocaram em ambos os lados… Simplesmente cada lado tem pontos forte e fracos…

      • Matheus Palombo

        Só para dar uma re-lembrada, o processador do s4 são na verdade dois quadcores que trabalham em serie fato que acaba por ter um resultado final bem diferente e inferior a um unico octacore. Mesmo assim não pode se negar o grande salto da Samsung/Google visto que cada vez mais a defasagem do software da google em relação ao da empresa de Cupertino é menor gerando assim a quebra antiga do paradigma de que o iphone não precisa de um superprocessador já que sua integração com seu software é muita boa.

    • José Roberto

      perfeito

    • Obrigado por enriquecer o post, amigo! Concordo plenamente com você em termos de posicionamento da indústria americana frente a arrancada dos tigres e novos tigres asiáticos. Quanto ao iOS 6, concordo plenamente também. Já até dei opiniões bastante críticas em relação ao sistema da Apple nas Podcasts. Agora esse aspecto de comprar porque é Apple ou não eu já fico reticente. Eu entendi o que você quis dizer. Se Apple vir a cair de posição, não mais sustentará essa realidade. Mas nós temos de convir que hoje em dia a Maçã sustenta um status de grife e que muitos compram seus produtos para ostentar o tão famoso símbolo. Vivemos isso em tantas outras instâncias: Porsche, BMW, Louis Vuitton, Prada, Rolex… Um abraço grande, cara.

    • Rodid

      É isso aí…O problema da apple é igual a sony…quer criar padrões e os cria ruins e te obriga a usa-los.

  • Faltou o teletransportador, não vou comprar!

    • HAHAHAHA. É verdade, cara. Meu sonho é ter um teletransportador. Mas acho que isso só vai ser suportado no iOS 30. Um abraço.

  • JPGO

    Amigos,
    Pergunta para os mais exaltados:
    Quanto vocês ganham para ficar brigando sobre qual smartphone é melhor???
    Vamos crescer, para isso existe concorrência, os usuários de uma marca deveriam ficar feliz com os lançamentos e novidades de outras marcas, isso faz com que exista uma "guerra" tecnológica e um produto final cada vez melhor.
    É claro que não existe mais "revolução", temos que nos conformar com a "evolução".
    Hoje a Samsung lançou o novo Galaxy S4, ótimo, amanhã a Apple lança o novo iPhone, ótimo também.
    Isso faz com que uma corra atrás do prejuízo e fica a expectativa do próximo lançamento.
    Vcs acham mesmo que o iPhone estaria no patamar de hoje se não existisse nenhum concorrente?
    O mesmo se diz para a Samsung, existiria mesmo o Galaxy S4 se não existisse o iPhone?
    Pensem antes de ficar batendo boca se um tem isso e o outro tem aquilo, ninguém ganha nada com essas discussões, as empresas já possuem seus advogados para defendê-las (e ganhando muito bem para isso).
    Não entendo como uma pessoa pode pagar para defender algo, ou seja, o cara compra um celular, paga caro por ele (caso do Brasil), veste uma bandeira e sai gritando querendo convencer todo mundo que o aparelho recém comprado é o melhor… na realidade entendo sim, é a necessidade do exibicionismo.
    Em 2011 ví nesse mesmo site uma discussão ferrenha quando colocaram um review sobre o Galaxy S2, aquilo tinha sido o início de tudo, teve um estúpido de um usuário (tive que ser bonzinho no adjetivo) que soltou a seguinte pérola: "o Galaxy S2 pode até ser melhor, mas quero ver qual chama mais atenção no meio de uma multidão se eu levantar o meu iPhone 4".
    Depois de ler isso, o que pensar da mente do tal cidadão???
    Pessoal, eu fico na expectativa tanto dos lançamentos da Apple quanto da Samsung, um geek de verdade não escolhe marcas, escolhe sim novidades tecnológicas.
    Fica a dica!

  • William

    Caros Amigos,
    Sou frequentador assíduo do Blog Ipod School e um admirador muito grande de novas tecnologias.
    Acho esta "briga saudável" entre a Apple e a Samsung para todos os consumidores de uma forma boa e de outra ruim. Explico o motivo.
    Ruim, pois com esta batalha, os produtos lançados passam a ter um tempo de vida muito curto, tendo seu valor de mercado muito desvalorizado. Talvez, quem tenha residência em outro país ou que frequentemente viaja para o exterior não tenha tanta dificuldade assim, mais no Brasil, onde pagamos impostos abusivos sobre estes produtos, a desvalorização rápida prejudica e muito os consumidores.
    Boa, pois com essa disputa, nós consumidores temos a ganhar muito em novos recursos e tecnologias dos celulares.
    Sempre tive Iphone, desde a primeira versão (trazida dos EUA) até o 4S. Após o lançamento do Iphone 5, resolvi comprar o Samsung Galaxy SIII, devido a minha insatisfação com as poucas mudanças realizadas no aparelho.
    Venho aqui pelo simples motivo de dar as minhas impressões entre as diferenças fundamentais entre os dois aparelhos que, na minha visão, são excelentes. Meus pais, compraram o Iphone 5 e tive a oportunidade de identificar as diferenças:

    Apple – Iphone 5 (pontos POSITIVOS)

    – Surpreende muito com a qualidade de seu design, que é muito bem trabalhado e com material de alta qualidade;
    – Interface muito didática do IOS para novos usuários de Smartphones, com facilidade de localização de funcionalidades;
    – Padronização para seus desenvolvedores de aplicativos, em certo ponto muito bom, pois possibilita a localização de botoes em aplicativos.
    – Suporte e manutenção com agilidade caso haja necessidade, havendo sem discussões a troca do aparelho.

    Apple – Iphone 5 (pontos NEGATIVOS)
    – Restringe demais ao usuário utilizar todos os benefícios de um smarthphone, por exemplo, troca de dados via bluetooth. (apesar de haver aplicativos no mercado)
    – Apesar de no Brasil, não existir ainda a tecnologia 4G consolidada e trabalharmos sempre com padronizações de frequências diferentes dos países europeus e da America do Norte, acredito que cada aparelho deveria se adequar a tecnologia local justificando até, o preço alto pago pelo aparelho.
    – Recursos de Vóz e a tecnologia SIRI que não possui idioma brasileiro. Isso eu acho um absurdo. Acredito que o Brasil é um país onde a comercialização de aparelhos da Apple são enormes e eles não dão atenção ao mercado brasileiro para tal.

    Samsung Galaxy SIII e alguns recursos inovadores do Galaxy SIV (pontos POSITIVOS)

    – Possibilita a mobilidade de seus aplicativos, criando os famosos "widgets". Na minha visão muito útil para determinados aplicativos não precisarem ser abertos para utilização;
    – Central de notificações com recursos básicos do aparelho, como desabilitar e habilitar funções de maneira rápida;
    – Mais prático na transferência de arquivos para o aparelho (sem restrição de extensões e formatos);
    – Sistemas de Voz, semelhante ao SIRI, já em Português.
    – Troca de Arquivos via Bluetooth;
    – Sensores de visão facilitando o usuário na utilização e economia de consumo de bateria.
    – Multifunção, ou seja, possibilidade de utilizar dois aplicativos ao mesmo tempo, como Facebook e navegação na Internet com tela dividida.

    Samsung Galaxy SIII e alguns recursos inovadores do Galaxy SIV (pontos NEGATIVOS)
    – Acabamento externo muito mal feito, com peças de plástico que descascam já com pouco tempo de uso.
    – Suporte e manutenção precários, sempre utilizando o conceito de "mau uso do usuário" para justificar problemas do aparelho para que não haja troca e consertos;
    – Uma certa vulnerabilidade do Sistema Operacional Android para vírus devido a não haver muitas padronizações de seus aplicativos e tecnologias adotadas.

    Meus amigos, me desculpem por ser um pouco extenso, mais queria deixar esta discussão a todos, para saberem que todos os aparelhos possuem seus pontos positivos e negativos que com certeza, podem ser descordados, mais quem tem a ganhar somos todos nós consumidores, complementando o comentário do nosso amigo JPGO feito acima.

    Abraços,

    William.

    • Melhor comentário de toda a matéria. Obrigado pelo feedback, William! 😉

    • Rodid

      Conversa fiada, tenho um S3 e o acabamento dele é perfeito, pois não arranha facilmente como o iphone 5. Tive um S2 que deu problema no Wifi, a Samsung reparou na hora (placa defeituosa) e em 2 dias me devolveram o aparelho. iphone também tem virus e o maior deles se chama IOS.

      • Dante

        Rodid… percebi que o seu prazer é entrar nos sites destinados aos produtos apple e ficar menosprezando os produtos… reparou que só vc se exalta nos comentários? nao basta falarmos que o S4 ta melhor que o iPhone e q isto é bom de certa forma já que faz a apple se mexer mais ainda…. nao adianta falar isto, vc vem logo em seguida e fala q o S3 é perfeito… cara desculpa, mas se ele fosse perfeito a samsung nao faria o S4… ninguem, nenhuma EMPRESA CAPTALISTA faria algo perfeito, pois se o fizesse nao teria mais mercado, nao venderia mais e tempo depois iria falir….

        resumindo…. Um dia é da caça outro do caçador… a Samsung sempre foi o caçador e a apple a caça…. chegou o dia em que o caçador pegou a caça… agora a duvida é… ele vai jantar a caça ou ela vai conseguir fugir? …..

        • Rodid

          Vc deve estar confundindo as coisas….Acho tanto o S2, S3 e S4 agora muito bons assim como qualquer outro aparelho que me agrade…Eu sempre falo a verdade e ironizo o travado, obsoleto sem graça mundo da Apple…A politica da Apple sempre foi de dominar seus clientes como se fossem bobos, com puro marketing e bonitos comerciais. Já tive um 3GS que apagou com 3 meses e a apple não quis reparar na garantia, dessa forma me dou o direito de falar o que penso dela, pois foi uma péssima empresa pra mim. Agora se vc não gosta paciencia, OK?

  • Alex

    Eu quero que eles continuem brigando bastante (aplle e samsung). Quem sai ganhando é a gente. Enquanto a aplle não tinha concorrente de peso, ela entregava no mercado o que bem entendesse, guardando atualizações bobas para serem lançadas no 3GS e no 4s… Eles brigam e a gente ganha…