Press "Enter" to skip to content

Um pouco sobre o “Overclocking” em PCs e iPhones

Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência mais alta do que a especificada pelo fabricante. Apesar de haver diferentes razões pelas quais o overclock é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware. O overclocking pode resultar em superaquecimento do processador, instabilidade no sistema e às vezes pode danificar o hardware, se realizado de maneira imprópria.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fc/Overclock.jpg

O Overclocking é muito conhecidos por ser praticados em processadores, para obter maior desempenho em diversas aplicações, geralmente aumenta-se o clock do CPU alterando o seu FSB (Front Side Bus) juntamente com seu fator de multiplicação. Esses dois valores é que são responsáveis pelo valor final de processamento.

Mas overclock não trata apenas de aumento em Mhz ou em multiplicação, nos processadores também podem ser alteradas suas diferenças de potencial para aumento de carga ou sua diminuição (underclock).

O overclock pode ser efetuado através de software, por uso de um programa sobre um sistema operacional, BIOS ou via mudança física no hardware (solda ou jumper).

Isso pode ter certas conseqüências, das quais se destacam a diminuição da vida útil do hardware e o aumento de temperatura do dispositivo. Podendo até provocar a fusão dos componentes do computador. Esse aumento da temperatura é solucionado com o resfriamento do hardware. Pela instalação de ventoinhas maiores ou com maior airflow, ou entao o uso do watercooling.

Conseguindo um melhor resfriamento dos componentes, consegue-se assim explorar todo o seu potencial com um menor risco de dano.

Vantagens:

  • O utilizador pode, em muitos casos, adquirir ou possuir um equipamento lento, com componentes mais baratos e fazer nele um overclock que poderá dar um ganho extra em desempenho, tornando seu equipamento com desempenho aproximado, igual ou até melhor que um mais caro.
  • Maior desempenho em jogos, codificação, edição de vídeos e um adicional ganho em velocidade nas tarefas, sem nenhuma despesa adicional. No entanto, aumentará o gasto de energia. Particularmente, para entusiastas que regularmente atualizam seus hardwares, overclocking pode aumentar o tempo que um upgrade é necessário.

Desvantagens:

  • Muitas das desvantagens de overclocking podem ser a aliviadas ou bastante reduzidas por overclockers hábeis. Porém, durante o processo, usuários novatos podem cometer erros que poderiam ser evitados, desde um sistema instável e apresentando erros, a componentes danificados.
  • O overclocking pode danificar seriamente uma peça de hadware, e até torná-la inutilizável quando é usado incorretamente.

Overclocking no iPhone 3G:

Existem alguns métodos de usar o overclocking no iPhone, vamos mostrar aqui um deles:

O método acima funciona da seguinte maneira:

• Você substitui este pelo original na pasta:
/System/Library/SystemConfiguration/Powe rManagement.bundle/com.apple.SystemPower ProfileDefaults.plist

•  Depois de substituir, é só reiniciar o iPhone que seu processador aumentará de 400 MHz para 500 MHz.

Aviso importante:

O tutorial acima só serve para mostrar que existe o “overclocking” no iPhone, porém ele não é recomendável por aumentar o desgaste de hadware do aparelho!

Abraços!

[fonte]