Press "Enter" to skip to content

Twitter, qual o melhor aplicativo para você?

Se você, assim como eu, não consegue ficar longe dos tweets alheios e não quer perder tempo usando o Safari.app para acessar sua conta, você pode usar um app que permita fazer isso sem constantes logins e dimensões inadequadas para a tela do seu iDevice.

Existem vários aplicativos para Twitter na App Store e o nosso leitor, Guido Andrade (@guidoandradecp), nos enviou um texto próprio com a idéia: Qual é o melhor app para twitter?
Nesse caso, não seria qual é o melhor app, mas sim qual é o app que melhor lhe atende em suas necessidades como twitteiro.

Em vista disso, faremos o review de quatro apps de Twitter. sendo eles Twitter, Tweetbot, TweetDeck, TwitBird e o Echofon, que vale a pena ter em seu iPhone, iPad e iPod touch.

Twitter:

o Twitter app, aplicativo oficial do Twitter, perde de seus concorrentes em relação a velocidade, mas tem lá seus pontos fortes, como interface gráfica elegante e fácil utilização, notificações push para menções e mensagens diretas (DM’s). Outro diferencial é organizar suas DM’s como uma conversa SMS do iPhone, em balões, o que ajuda na leitura das mesmas. Com ele, podemos utilizar a rede social tanto na horizontal como na vertical, o que pode ajudar no conforto e praticidade na hora de digitar seus tweets. Outra vantagem do Twitter app é o fato dele ser gratuito na App Store.

 

 

 

Tweetbot:

O Tweetbot ganhou destaque recentemente, estando até no Top Apps da App Store americana, mesmo sendo um pouco difícil de se acostumar. A grande diferença dele é trazer um visual mecânico para o Twitter, com sons e imagens que nos remetem a um robô funcionando. Em questões de funcionalidade, o Tweetbot nos permite múltiplos toques, como dois toques para abrir o tweet, três para realizar uma ação selecionada, como traduzir o tweet, e vários outros. Agora ele deixa a calhar na utilização, não permitindo o usuário visualiza-lo na horizontal e tendo um sistema push não funcional, mesmo estando ativado. Não tem um sistema de DM’s muito útil, mas a visualização de menções é bastante interessante. O Tweetbot é, infelizmente, pago, custa U$1,99.

 

Echofon:

O Echofon é o que ganha no quesito velocidade, é para aquele usuário que quer as coisas rápidas, com seu visual mais simples e fácil utilização, lembra o Twitter app, porém mais simplificado. Quanto as DM’s, utiliza o mesmo visual de balões no Twitter app, comparando-se muito ao seu concorrente. A efetiva vantagem do Echofon é mesmo a velocidade e a possibilidade de mostrar os autores dos Retweets, enquanto de pontos fracos temos vários: Ele apenas entra em sentido horizontal apenas quando é nessesário o uso do teclado e tem a péssima característica de trazer na sua versão grátis aqueles irritantes anúncios. As notificações push funcionam para menções e DM’s. O Echofon pode ser encontrado na versão free e na versão Pro, custando U$4,99.

 

 

TweetDeck:

O ponto do TweetDeck é a organização. Ele permite adicionar, mover e configurar colunas, que podem conter sua timeline, suas menscões, DM’s e até adicionar uma coluna com suas buscas, favoritos, tweets de um usuário especifico entre outros, também podendo configurar o tempo de atualização de cada coluna. No meu iPhone 4 não pareceu ser compatível com a tela Retina, como todos os outros são, mas pode ser um problema a parte. A orientação é falha, é necessário tocar em um botão para virar o teclado no sentido horizontal. A vantagem é a organização e o fato de ser gratuito, deixando a calhar na aparência, DM’s e no sistema push, que mesmo ativado não funciona.

 

 

Conclusão:

 

  • Você procura um app rápido, sem muitos detalhes? Seu app é o Echofon! [Store]
  • Você procura um visual estiloso e com sons divertidos, que permita várias ações multi-toques? Seu app é o Tweetbot! [Store]
  • Você procura organização e fácil visualização de paginas especificas? Seu app é o TweetDeck! [Store]
  • Você procura uma mescla de todos os apps, tanto visual, como funcional? Seu app é o Twitter! [Store]