iPod School

Em clima de briga com o Instagram, Twitter anuncia filtros para fotos

André BazagliaAndré Bazaglia

Já é moda aplicar filtros em fotos, e parece que as grandes empresas estão dando bastante atenção a esses recursos, correspondendo à vontade geral do usuário. Se ontem foi a vez do Instagram ser atualizado com mudanças leves no design e a adição de um novo filtro, hoje é a vez do Twitter dar seus primeiros passos, possíveis graças a uma parceria consolidada com a Aviary, que inclusive tem seu aplicativo próprio para adição de filtros publicado e disponível gratuitamente na App Store.

É interessante ressaltar que, na semana passada, o Instagram mexeu um pouco na maneira como suas fotos compartilhadas são exibidas na timeline do Twitter. A diferença? O que é compartilhado, a partir de agora, é o link da imagem, e não a imagem. Se o usuário antes visualizava uma foto disponível a partir de um link do Instagram dentro do próprio Twitter, agora ele precisa clicar no link da imagem para visualizá-la, sendo forçado a sair do site do Twitter e acessar o do Instagram para tal. Na prática, isso aumenta os acessos ao site do Instagram – o que deve ser interessante para a empresa principalmente agora que todos seus usuários têm uma timeline na página de formato http://instagram.com/usuario. O clique no link é uma forma de divulgação do serviço do Instagram, e faz muito sentido. No entanto, é óbvio que a decisão do Instagram, empresa que pertence ao Facebook, desagradou o Twitter, e mais uma vez ilustra a crescente concorrência entre as duas maiores redes sociais do mundo. A partir disso, a interpretação da incorporação de efeitos ao upload de fotos no Twitter como um contra-ataque à mudança do compartilhamento de fotos do Instagram relatada nessa matéria é válida.

Mais ainda, aproveito para acrescentar a informação que, no mês de setembro, o Instagram ultrapassou o Twitter em número de usuários ativos por dispositivos móveis. É bom que o Twitter corra atrás do prejuízo: se por um lado o Facebook está mal nas ações, essa situação é oposta na popularidade do site.

A versão do aplicativo do Twitter para Android atualizada já encontra-se na Google Play, e a versão para iOS depende da aprovação da Apple, e estará disponível dentro dos próximos dias.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Rafael

    Não sabia disso ai, que agora tem que entrar no site do instagram para ver a foto, pra mim o instagram errou ai, muitas pessoas visualizavam as fotos no instagram pelo Twitter por causa da facilidade que era, eu mesmo não vou ver a maioria das fotos do Instagram que estão na minha Timeline tendo que entrar no site do Instagram!

  • Murilo

    A Atualização já está diponível para o IOS, acabei de atualizar.