iPod School

Tweetbot 2.0: melhorando o que já era bom

André BazagliaAndré Bazaglia

Melhorar algo que já é bom? Foi isto que a Tapbots fez com seu popular cliente do Twitter para o iOS, o famoso Tweetbot. Desde seu lançamento, o Tweetbot sempre recebeu resenhas positivas na App Store, e como a loja virtual da Apple destaca positivamente os aplicativos bem avaliados, não demorou muito até que o app se popularizasse, tornando-se, na opinião de muitos, o melhor aplicativo para uso do Twitter no iOS.

Mas qual é motivo desta matéria? Agora, o Tweetbot chegou à versão 2.0, e analisarei algumas mudanças que o aplicativo recebeu. A versão 2.0 foi lançada tanto para iPhone quanto para iPad, e analisarei aqui a versão para iPhone – mas se você possui apenas um iPad, não se preocupe, as funções são comuns entre os dois aparelhos.

20120209-095701.jpg

O que mudou da versão 1 para a 2.0?

Novo visual na navegação das DM’s:

No menu do Tweetbot, é possível navegar entre a timeline, replys, DM’s, favoritos, busca, listas, etc. Neste menu, a tela que aparece quando clicamos no ícone das mensagens privadas (DMs) foi completamente reformulada! Esta foi, sem dúvidas, a maior mudança que tivemos. A seguir, você confere as imagens do “antes” e do “depois”.

Antes:

20120209-103042.jpg

Depois:

20120209-103054.jpg

Visual bem mais agradável na navegação de mensagens privadas, não é mesmo?

Auto-refresh (timeline, mentions e DM’s)

Antes, para que os novos tweets fossem exibidos em sua tela, você era forçado a deslizar o conteúdo da tela para cima. Isto ainda é possível, porém, um recurso novo que foi implementado atualiza todo o conteúdo a cada 5 minutos.

Correções de bugs:

Não sei se o problema era só com uma parcela específica de usuários ou se era um problema geral, mas às vezes, ao deslizar o conteúdo para baixo/cima, com o objetivo de atualizar manualmente a lista dos tweets, a barra travava.

Além destes congelamentos não acontecerem mais a partir de agora, conforme você vai subindo a lista dos tweets, o Tweetbot agora exibe uma barra no topo de sua tela, que atualiza o número de tweets não lidos em tempo real.

Corpo do tweet:

No conteúdo do tweet, foram três mudanças marcantes. A primeira, é que agora os links nos tweets são coloridos. Em segundo, as menções feitas para outros usuários com o arroba (@) aparecem em negrito. E por último, algo que gostei muito:

20120209-103528.jpg

Sim… Isso mesmo! Quando o link de alguma imagem é postado em um tweet, agora temos uma miniatura da imagem ao lado do tweet, como você pode observar na imagem acima.

Conclusão:

Com exceção da reformulação total da aba de DM’s, tivemos várias “pequenas” mudanças que, quando somadas, criam uma experiência bem mais agradável ao usuário do Tweetbot.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Yuri da Silva

    Eu uso e na minha opinião é o melhor cliente para twitter, só acho que poderia ter um pouco mais de qualidade nas fotos enviadas por ele. André como você fez para aparecer sua foto ao de 'Mentions'?

    • Yuri da Silva

      *André como você fez para aparecer sua foto ao lado de 'Mentions'?

  • Rafael Dragone

    Ja usei o Tweetbot por um tempo, agora to usando o Echofon, to gostando muito, ele é bem rápido, tem todas as funções necessárias, enfim, não vejo o porque trocar de aplicativo já que estou tão bem com o Echofon.

  • Com certeza, é o melhor aplicativo para se usar o Twitter pelo iPhone/iPod Touch.

  • Bruno Gall

    Melhor app existente. Valeu qualquer centavo.