Press "Enter" to skip to content

Tweetbot 2.0: melhorando o que já era bom

Melhorar algo que já é bom? Foi isto que a Tapbots fez com seu popular cliente do Twitter para o iOS, o famoso Tweetbot. Desde seu lançamento, o Tweetbot sempre recebeu resenhas positivas na App Store, e como a loja virtual da Apple destaca positivamente os aplicativos bem avaliados, não demorou muito até que o app se popularizasse, tornando-se, na opinião de muitos, o melhor aplicativo para uso do Twitter no iOS.

Mas qual é motivo desta matéria? Agora, o Tweetbot chegou à versão 2.0, e analisarei algumas mudanças que o aplicativo recebeu. A versão 2.0 foi lançada tanto para iPhone quanto para iPad, e analisarei aqui a versão para iPhone – mas se você possui apenas um iPad, não se preocupe, as funções são comuns entre os dois aparelhos.

20120209-095701.jpg

O que mudou da versão 1 para a 2.0?

Novo visual na navegação das DM’s:

No menu do Tweetbot, é possível navegar entre a timeline, replys, DM’s, favoritos, busca, listas, etc. Neste menu, a tela que aparece quando clicamos no ícone das mensagens privadas (DMs) foi completamente reformulada! Esta foi, sem dúvidas, a maior mudança que tivemos. A seguir, você confere as imagens do “antes” e do “depois”.

Antes:

20120209-103042.jpg

Depois:

20120209-103054.jpg

Visual bem mais agradável na navegação de mensagens privadas, não é mesmo?

Auto-refresh (timeline, mentions e DM’s)

Antes, para que os novos tweets fossem exibidos em sua tela, você era forçado a deslizar o conteúdo da tela para cima. Isto ainda é possível, porém, um recurso novo que foi implementado atualiza todo o conteúdo a cada 5 minutos.

Correções de bugs:

Não sei se o problema era só com uma parcela específica de usuários ou se era um problema geral, mas às vezes, ao deslizar o conteúdo para baixo/cima, com o objetivo de atualizar manualmente a lista dos tweets, a barra travava.

Além destes congelamentos não acontecerem mais a partir de agora, conforme você vai subindo a lista dos tweets, o Tweetbot agora exibe uma barra no topo de sua tela, que atualiza o número de tweets não lidos em tempo real.

Corpo do tweet:

No conteúdo do tweet, foram três mudanças marcantes. A primeira, é que agora os links nos tweets são coloridos. Em segundo, as menções feitas para outros usuários com o arroba (@) aparecem em negrito. E por último, algo que gostei muito:

20120209-103528.jpg

Sim… Isso mesmo! Quando o link de alguma imagem é postado em um tweet, agora temos uma miniatura da imagem ao lado do tweet, como você pode observar na imagem acima.

Conclusão:

Com exceção da reformulação total da aba de DM’s, tivemos várias “pequenas” mudanças que, quando somadas, criam uma experiência bem mais agradável ao usuário do Tweetbot.