iPod School

Tweak: Nuntius acrescenta repostas rápidas ao WhatsApp

Sthefani LeiteSthefani Leite

Se você é daqueles que, assim como eu, gostou das novidades do iOS 8, talvez tenha aprovado o recurso Resposta Rápida para o iMessage. A novidade é legal, mas restrita a um serviço. Seria melhor ainda se pudéssemos expandi-la a outro serviço de troca de mensagens instantâneas bastante utilizado: hoje em dia o WhatsApp é o serviço de mensagem mais utilizado do mundo. Os usuários do WhatsApp enviam em média de 30 bilhões de mensagens instantâneas por dia.

Mesmo com o alto uso do app diariamente, a equipe de desenvolvimento demora um pouco para fazer atualizações fundamentais para se adaptar ao S.O. É fácil recordar a demora significativa da atualização do app para o iOS 7 — a interface que conhecemos hoje, que se comunica visualmente com as versões 7 e 8 do iOS, demorou alguns para ser lançada, contando a partir da versão pública do iOS 7.

A mudança em questão nesta matéria, a implementação do recurso de mensagem rápida, não é tão grande e trabalhosa como a adaptação para um S.O novo. É algo simples que a Apple possibilita, porém é algo que os usuários do iOS 8 estão sentindo muita falta no WhatsApp.

Para os jailbreaks, contudo, já existe uma solução para a demora da equipe do WhatsApp em implementar a Resposta Rápida no app. Hoje vamos falar do Tweak Nuntius, que possibilita utilizar o recurso Reposta Rápida no WhatsApp. Este tweak foi lançado há pouco tempo, porém está ganhando muitos adeptos. É simples, mas faz o básico com excelência: o usuário tem como responder rapidamente suas mensagens do WhatsApp com qualquer app aberto.

Por se tratar de um tweak em fase beta, ele ainda não funciona na tela bloqueada, assim como o recurso Resposta Rápida de outros apps funciona. Ainda assim, vale a pena testar, e vamos aguardar a atualização do WhatsApp tornando essa recurso nativo do app.

É interessante ressaltar, por fim, que apesar de notificações interativas serem possibilitadas por API à apps de terceiros, não é possível chamar o teclado. Isso é uma limitação da Apple. A solução do tweak seria, portanto, mais eficiente do que uma possível implementação oficial do app, pelo menos enquanto a Apple não adiciona mais possibilidades em sua API.

O Nuntius ainda não está disponível em nenhuma repo nativo por se tratar de uma versão beta. Para testá-lo, adicione: http://sharedroutine.com/repo e baixe-o gratuitamente, diretamente da repo do criador do tweak.

  • André Kbção £¬¬£

    Não está funcionando no meio Ip 6 Plus na versão atual de software.

  • ACRJ22

    iPhone 5S funcionando de boa!! =D

  • Luiz Guilherme

    Estou rodando whatsapp no iPad 4 e funcionou de boas 🙂

  • Jack Anao_Tequila

    Desculpe minha inocencia, mas poderia me exlicar melhor a questao dessa api? A apple so liberou para o imessage e o calendario? Porque vejo apps atualizando essa resposta rapida ( facebook message, viber ), porém nao adianta de nada, é o mesmo que clicar na mensagem.

    • Jack,

      Exato. A Apple não liberou esses métodos por API pública aos desenvolvedores. 🙁

  • André Kbção £¬¬£

    Melhorou, agora está em ordem.