Press "Enter" to skip to content

Tweak iCleaner Pro: como liberar mais espaço no iPhone?

Usuários de iPhones, iPods touch e iPads com pouca capacidade de armazenamento podem usufruir de um tweak extremamente útil. A partir do iPhone 6, a versão de 32GB do iPhone foi descontinuada — e a Apple manteve modelos de 16GB, 64GB e 128GB. No Brasil, um dos modelos mais populares — por ser mais acessível em terras tupiniquins, onde vende-se o iPhone mais caro do mundo — é o de 16GB, que conta com uma capacidade de armazenamento bastante restrita em meio a um universo de conteúdo digital cada vez mais espaçoso. 16GB funcionam bem para quem

Lutar contra aplicativos que, mesmo sendo aparentemente leves, abusam de arquivos temporários e caches sem limpá-los é uma tarefa um pouco desconfortável para quem economiza cada megabyte de espaço. Note algo curioso: após algumas semanas de uso de aplicativos bastante populares como Facebook e Instagram, compare o tamanho do app declarado na App Store com o tamanho que ele ocupa em seu aparelho. Remover e reinstalar os apps é um caminho para liberar espaço. Mas há soluções melhores para quem tem jailbreak. Apresentarei uma delas.

O iCleaner Pro nasce com a proposta de resolver o consumo excessivo de espaço exposto acima. Clique nas imagens da galeria para ampliá-las.

Alguns recursos do iCleaner Pro que merecem destaque:

  • Anexos em mensagens: o iCleaner remove arquivos enviados e recebidos por iMessage ou SMS. Há três modos de ativar este recurso: o “smart” apenas apaga arquivos que não estão linkados a nenhuma mensagem, enquanto o “on” deleta todos os anexos (neste caso, os anexos das mensagens aparecerão com um ícone em branco).
  • Safari: remove cookies, histórico e cache para limpar a memória e preservar sua privacidade. É um atalho para algo que o próprio iOS é capaz de fazer nativamente.
  • Aplicativos: remove caches de apps desnecessários, cookies, arquivos temporários e outros tipo de dados indesejados. Além disso, aplicativos populares recebem um roteiro de limpeza específico, mais otimizado e que retorna em uma limpeza mais eficiente.
  • Atualizações OTA: remove, opcionalmente, arquivos de atualização do iOS. Isto é extremamente útil para todos os usuários do tweak. Afinal, quem tem o tweak tem jailbreak, e quem tem jailbreak não pode atualizar via OTA.
  • Cydia: remove cache e arquivos temporários do Cydia.
  • Repositórios do Cydia: Remove repositórios do Cydia. Útil em situações em que os repositórios não estão funcionando/atualizando corretamente, na existência de uma repo quebrada.
  • Dependências inutilizadas: roda o comando “apt-get autoremove” para remover dependências de pacotes que não estão mais instalados. Certamente você já reparou que quando você instala um novo tweak, algumas dependências vem junto. E quando você remove o tweak, as dependências não são removidas por padrão. O iCleaner remove tais dependências inúteis. Adicionamente, são removidos arquivos muitas vezes deixados por pacotes removidos e entradas inúteis do arquivo “/var/lib/dpkg/status”.
  • Arquivos de logs: remove arquivos de log e crash. Estes arquivos geralmente são completamente inúteis ao usuário final e podem ser removidos com segurança.
  • Arquivos de cache: realiza um scan e remove arquivos do sistema e bancos de dados. Alguns dos dados removidos são recriados após um respring. É útil para limpar arquivos de cache antigos.
  • Arquivos temporários: remove arquivos temporários do seu iOS. Estes arquivos teoricamente deveriam ser apagados automaticamente pelo próprio sistema (e muitas vezes são), mas o iCleaner se certifica que tudo está sendo devidamente apagado para não sobrar nenhum arquivo temporário irrelevante.
  • Limpeza por extensão: Um recurso um pouco mais avançado: uma limpeza com base de extensões de arquivos. Por padrão, o iCleaner procura por arquivos nas pastas log e temp e todas as suas subpastas.
  • Limpeza customizada de arquivos e pastas: com este recurso avançado, o usuário pode adicionar qualquer arquivo ou pasta customizada para a limpeza.

Há duas variações do iCleaner disponíveis: a versão clássica (iCleaner) e a versão Pro (iCleaner Pro). Ambas são gratuitas. A diferença é que a Pro conta com mais recursos. Enquanto a versão normal está disponível em um dos repositórios padrões do Cydia, a versão Pro requer a adição de uma repo customizada: exile90software.com/cydia

E você, o que achou? Compartilhe suas opiniões com a gente nos comentários. 😉