Press "Enter" to skip to content

[Tutorial] Usando o TinyUmbrella para fazer downgrade, salvar os arquivos SHSH e sair do modo de recuperação

Para quem não sabe, o TinyUmbrella é um programa disponível tanto para o Mac quanto para o Windows que permite fazer o downgrade de firmaware, salvar os arquivos SHSH do seu aparelho no computador e também colocar e retirar seu iGadget do modo de recuperação. Se você não conhece essa ferramenta, leia o tutorial abaixo e tire proveito de todos os seus recursos.

Como salvar os arquivos SHSH

Primeiramente, abra o TinyUmbrella e conecte seu aparelho ao computador. Após seu aparelho ser reconhecido, basta clicar na opção “Save SHSH”, e então todos os arquivos SHSH em uma pasta pré-definida. Com isso você mantém um backup desses arquivos e pode fazer o downgrade para a versão alguma versão antiga do iOS.

Após isso você pode ver todos arquivos SHSH disponíveis para o seu aparelho e para qual versão do iOS  você pode fazer o downgrade.

Como fazer o downgrade

Se você atualizou seu aparelho, porém deseja retornar para uma versão antiga do iOS, poderá realizar o downgrade desde que tenha os arquivos SHS salvo da versão que queira voltar. Caso já tenha salvo, basta clicar na opção “Start TSS Server” para que o iTunes se comunique com o servidor do Cydia ao fazer a verificação da firmaware. Após isso, basta abrir o iTunes, segurar a tecla SHIFT (Windows) ou OPTION (Mac), clicar em restaurar e selecionar a firmware e aguardar o processo.

Sair/Entrar em modo de recuperação

O modo de recuperação basicamente serve para restaurar seu aparelho as configurações de fábrica, especialmente se você estiver tendo problemas e bugs com alguma versão do iOS. Entrar nesse modo pode ser complicado para alguns, assim como sair dele também. Por isso, caso esteja em alguma dessas situações, pode usar as opções “Enter Recovery” ou “Exit Recovery” para solucionar seu problema. Se você estiver com aquele problema de loop do modo de recuperação (em que seu aparelho não sai de jeito nenhum desse modo), coloque-o em modo DFU e use a opção “Fix Recovery”.