iPod School

Tutorial: resolver problemas de bateria no iPhone

André BazagliaAndré Bazaglia

Scotty Loveless é um ex-funcionário da Apple que trabalhou na Genius Bar por dois anos. Segundo ele, a questão mais delicada e mais mais difícil de resolver sempre foi a durabilidade da bateria do iOS. Sempre foi extremamente difícil descobrir por qual motivo a bateria de alguém descarregava tão “magicamente”. Scotty, então, criou para si mesmo a meta de descobrir razões específicas que estão relacionadas à drenagem da bateria no iOS, e publicou um artigo-resultado de anos de pesquisas e evidências de centenas de atendimentos à pessoas que iam até a Genius Bar resolver problemas de bateria, testes em seus aparelhos pessoas e em aparelhos de amigos. A matéria abaixo é uma tradução com leves modificações, feitas inteiramente pelo iPod School, e você pode conferi-la logo abaixo.

. . .

“O guia definitivo para resolver problemas de bateria no iPhone”

O iOS 7.1 foi lançado recentemente e introduziu várias modificações no design e melhorias de performance. No entanto, alguns usuários estão reportando pior  durabilidade da bateria desde a atualização. Usuários reportarão que a bateria está pior depois de toda atualização do iOS. Sempre. Para a eternidade. Isso não é novidade.

Este não é mais um artigo daqueles “Desative todos os recursos úteis do iOS” que me incomodam. Meu objetivo é proporcionar passos simples e práticos que resolverão, definitivamente, seus problemas de bateria no iOS.

Apenas um fato rápido antes de começarmos – 99,9% das vezes não é o iOS que está causando a rápida drenagem da bateria. Eu garanto que se você restaurou seu iPhone há pouco tempo e ele não tem apps ou contas de e-mail configuradas, a bateria duraria por um bom tempo. Mas, ninguém usa seus aparelhos assim, e nem devem usar. Esperançosamente, com estes passos você será feliz com uma bateria que dura bastante enquanto continuará usando todos os apps e recursos do iOS que você ama.

Antes de mais nada, devemos testar se você tem, de fato, um problema na sua bateria.

Como depurar a drenagem de bateria no iOS

Há uma maneira rápida e fácil de testar a bateria interna do seu aparelho, se você fizer um pouco de conta. Siga o caminho Ajustes > Geral > Uso. Na seção “tempo desde a última recarga completa”, observe os valores “Uso” e “Em espera”. Eles mostram o tempo que o seu aparelho ficou em uso e em espera.

Seu tempo de uso é o que corresponde ao tempo que você de fato usou o aparelho, e o tempo em espera corresponde ao tempo que seu inteligente aparelho teve a capacidade de entrar em um estado de espera (mais econômico) entre as vezes que você o usou. O ponto-chave que geralmente não é explorado é olhar para o tempo de uso. Ele deve ser significativamente menor do que o seu tempo de espera, a não ser que você usou seu aparelho sem nenhuma pausa desde quando ele foi desconectado da tomada, Se este não é seu caso e seu tempo de uso é próximo do tempo de espera,  você tem um problema sério.

O teste que deve ser feito é: anote seu tempo de uso e seu tempo em espera. Aperte o botão superior (lock  button) para apagar a tela do seu aparelho e deixe-o assim por cinco minutos. Quando você ligá-lo novamente, ele já estará na mesma tela de uso que você deixou antes de bloqueá-lo. Anote, mais uma vez, as mudanças nos campos “uso” e “em espera”. Se o seu aparelho está entrando em modo de espera corretamente, o seu tempo de espera deve ter subido em 4 minutos e o seu tempo de uso por menos de 1 minuto. Se o seu tempo de uso excedeu 1 minuto, há algo a ser feito no seu aparelho que melhorará significativamente a durabilidade da bateria.

Caso contrário, você não tem problemas de bateria, e isso é ótimo! Você nem mesmo precisa seguir as etapas listadas no artigo. Mas caso conheça pessoas que não tenham a mesma sorte, envie esta matéria elas. 😉

Etapa 1: desative serviços de localização e atualizações de fundo do Facebook

A primeira etapa é bem simples, mas ao mesmo tempo muito efetiva em

Testes foram feitos com o aplicativo “Instruments” do Xcode, desenvolvido pela própria Apple. Basicamente, o que o aplicativo faz é oferecer um monitor de atividades para o iPhone, permitindo que desenvolvedores (ou nerds) vejam todos os processos que estão rodando e quanto memória e energia eles estão usando. Tudo em tempo real.

Durante este teste, o Facebook se mostrou no topo da lista mesmo quando não era usado. Ao desativar as duas opções listadas acima, a durabilidade de bateria aumentou consideravelmente. O mesmo comportamento foi confirmado a partir do momento que ele foi reproduzido em vários iPhones. Portanto, cuidado com o Facebook.

Etapa 2: desative as atualizações de fundo para apps que você não se importa

O “Background App Refresh” é um dos incríveis recursos adicionados no iOS 7, mas você certamente não precisa dele para todo app que o suporta. Siga o caminho “Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano”. A tela que você verá é mais uma das peças-chave para otimizar o uso da bateria. Se existem apps que você gosta que sejam atualizados, não desmarque-os na lista.

Etapa 3: Pare de fechar seus apps na tela de multitasking

O iOS 7 tornou super eficaz o fechamento de apps: tudo o que você deve fazer é pressionar duas vezes o botão de início e deslizar o app para cima para fechá-lo por completo.

O que muitas dizem é que constantemente fechar os apps desta maneira ajuda na durabilidade da bateria, por que isso previne que eles fiquem rodando de fundo.

Errado.

Sim, de fato isso fecha o app por completo, mas o que você não sabe é que isso deixa sua bateria pior ainda. E contaremos o porquê.

Ao fechar um app, você tira-o da RAM do iPhone. Enquanto você pensa que é exatamente o que você deseja fazer, não é. Se você abrir o aplicativo de novo da próxima vez que você precisar dele, seu aparelho terá que carregá-lo todo para a memória de novo. Este processo de carregar e descarregar da memória toda hora acabam exigindo mais do seu aparelho do que se ele simplesmente fosse deixado intacto na memória uma única vez. Adicionalmente, o iOS fecha aplicativos automaticamente assim que o sistema vê a necessidade de ter mais memória livre. Então, o que você faz é na verdade o que o sistema já faz por você. Você deve ser o usuário do seu sistema, não o próprio sistema. Deixe que o iOS trabalhe para você.

A verdade é que mesmo os aplicativos exibidos na sua tela de multitasking não estão rodando de fundo. O iOS os congela e recupera do ponto salvo da última vez que você o fechou. A não ser que você tenha habilitado o “Background App Refresh”, eus aplicativos não têm permissão para rodar de fundo a não ser que eles reproduzem música, usam serviços de localização, gravam áudio ou fazem coisas similares: ligações VOIP como Skype, ou chamadas, como o Viber. E sempre que isto acontece, um ícone é adicionado na barra do relógio, próximo ao ícone da bateria, para mostrar que o app está rodando de fundo.

Etapa 4: Desative “push” dos e-mails temporariamente

Se as etapas de números 1 à 3 não resolveram seu problema, tente desativar o push por e-mail temporariamente e veja se alterar as opções de “push” nos e-mails ajuda. O recurso permite que seu aparelho receba notificações instantâneas sempre que você recebe um e-mail. Isto é ótimo para você saber exatamente quando todo novo e-mail chega, mas traz impactos negativos para sua bateria se configurado incorretamente.

Dentro do aplicativo Ajustes, no menu e-mail, altere as opções de “Push”. Há a possibilidade de desativar o “Push” com o ícone da chave geral ou desativá-lo manualmente para cada conta de e-mail. Escolha a opção que for mais conveniente, e que lhe trouxer melhor resultados (combinado velocidade no recebimento de e-mails com boa duração da bateria).

Etapa 5: Desative notificações para aplicativos que lhe incomodam

Você baixou um app simples e bobo? Como por exemplo… um jogo de uma fazenda virtual? E o desenvolvedor teve a cara de pau de configurar seu app para lhe enviar notificações desnecessariamente toda hora? Saiba que, toda vez que você recebe uma notificação dessas, seu iPhone sai do modo de espera por alguns segundos para acender a tela e aguardar a sua possível interação com a notificação que acabou de chegar.

As notificações não causam o consumo de bateria alto por padrão, então, por favor, não desligue todas elas. No entanto, se toda mensagem nova acorda seu aparelho de 5 à 10 segundos, e você recebe 50 notificações em um dia e nunca interage com elas, são de 4 à 8 minutos adicionados ao seu tempo de uso.

Desative apenas o que é desnecessário. Além de ser melhor para a bateria (mesmo que pouco), será melhor para a sua experiência de uso do iOS.

Etapa 6: Desative a porcentagem da bateria

Sim, você leu certo.

Desative o indicador de porcentagem da bateria e pare de se preocupar com ela. Você pode encontrar esta opção em Ajustes > Geral > Uso. Nela, a opção “Porcentagem de Bateria” é exibida em forma de uma chave. Desative-a.

Isto pode lhe incomodar nos primeiros dias, principalmente se você está habituado a ligar a tela do seu celular toda hora para checar o nível da bateria. Mas você irá se acostumar.

Etapa 7: Vá para uma Apple Retail Store

Agora que o Brasil tem sua própria loja da Apple Store física, cariocas (ou visitantes da cidade maravilhosa) podem agendar um atendimento na Genius Bar. A Apple lançou um novo recurso de “Testes completos de bateria”, que permite que técnicos em iOS vejam logs específicos do uso da bateria em seu aparelho. Leva apenas alguns minutos para rodar, e os relatos de funcionários da Apple é que tudo funciona muito bem. O detalhe é que só funciona do iPhone 5 para cima (aparelhos mais novos).

Há a rara possibilidade do problema da sua bateria ser físicos, e os técnicos da Apple Store poderão trocá-la para você de graça se seu aparelho estiver na garantia – ou por um preço bastante em conta caso contrário.

Etapa 8: Ative o Modo Avião em locais com pouca cobertura de rede

Quando o iPhone percebe que você está num local com pouco sinal de celular, ele aumenta a força das antenas para garantir que você continua com conectividade o suficiente para pelo menos receber ligações (prioritariamente) e manter uma conexão com a rede de dados ativa.

Isto destruirá a durabilidade de sua bateria se você está constantemente em um lugar com apenas uma barra de sinal (ou em um local sem serviço). O inconveniente é que isto pode acontecer em mais lugares que você espera – em qualquer prédio com metais na parede, de alumínio ou de paredes com concreto denso e pesado.

Nessas situações, ative o Modo Avião. Ele lhe ajudará a economizar bateria. Algo interessante sobre o Modo Avião que você talvez não salve é que você pode ligar o Wi-Fi de volta depois de ativar o Modo Avião. Só toque no ícone da Wi-Fi na Central de Controle (Control Center).

Conclusão

O autor original desta matéria garante que, após o seguimento dos passos à risca, o usuário tirará proveito máximo da bateria no iPhone, iPod touch ou iPad.

Se o seu aparelho continua com a bateria sem durar um único dia, experimente entrar em contato com a Apple. Eles poderão lhe orientar – e trocarão seu aparelho gratuitamente caso ele ainda esteja coberto pela garantia.

No entanto, há algo óbvio que não pode ser ignorado: a razão para o seu aparelho não aguentar nem um dia de bateria pode ser pelo fato de você usá-lo intensamente. Isto não é uma falha do iOS, e você também não é o culpado. São limitações de hardware que não podemos contornar por completo. Ainda assim, um carregador com suporte à carros, uma case externa carregadora ou um carregador universal externo podem lhe ajudar bastante.

[Artigo baseado no post do Scotty].

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Valci Leal

    Parabéns pela matéria , fiz em um iphone 5 e o resultado foi além do esperado . show ….

  • Eu já tinha feito alguns desses teste no meu iPhone 5 !!, e o resultado em relação com a bateria e muito boa !!
    Ótima matéria André !

  • Só uma correção, na introdução do texto tem escrito "teste em seus aparelhos pessoas" não seria "aparelhos pessoais"?
    Muito bom texto, vou experimentar o tutorial!

    • Seria, Rômulo! Matéria devidamente editada e corrigida. Forte abraço!

  • tiago

    Minha bateria ta durando média de 4 a 6 horas de uso iPhone 4 será que isso é normal já tenho a uns 2 anos o iPhone.

    • Mr JackPot

      Não, você possui um iPhone nunca antes visto! É melhor você levá-lo para análise, de preferencia com a NASA…. suspeito um caso de ET's

  • Essas dicas no meu iPhone 4s não fizeram efeito nenhum! Não consigo chegar a 5 horas de uso só usando o wifi em casa.

  • Acabei de realizar os procedimentos no Iphone 4s. Espero que de certo! obrigada pelas dices!

  • Pessoal, o meu iPhone é o 5 e com ele acontece um problema um pouco diferente: após carregá-lo completamente, eu começo a utilizá-lo e sem muito esforço a bateria sai de 100% para 80%. Mais um pouco (umas 2h de stand by ou 15 lendo e-mail) e ela vai para 40%. Normalmente quando chega em 20% ele desliga.

    Quando isso acontece, eu coloco para carregar e ao religar, a bateria mostra 40% mais ou menos e em poucos minutos vai para 70%, por exemplo. Muito louco.

    Pergunta: será que se eu formatá-lo, pode voltar a funcionar direito? Alguém arrisca a dizer que é problema de hardware?

    Tks.

    • Kellen

      O meu tambem é um iphone 5, tem 1 ano e 7 meses q tenho ele. E o problema é o mesmo. A bateria depois de carregada, dura em torno de 1 hora e meia usando e umas 4 horas em stand by. Fiz todas as etapas acima e nao resolveu o problema. Ele carrega rapido, muitas vezes Quando coloco p/ carregar a bateria ja aparece com 15% ou as vez 25 %, e Quando esta em Uso a bateria cai rapido de 70% pra 40%.
      O que podemos fazer ?

      • Kellen, eu restaurei o iPhone e parece que melhorou um pouco. A questão de começar a carregar e a porcentagem aumentar rápido, parece que resolveu. Mas quanto à duração da bateria, continua ruim.
        Alguém tem mais alguma ideia sobre o que fazer antes de partir para uma autorizada?

  • Eu fiz até a etapa 6, e quase a 7 pois conversei com o suporte apple pelo chat, e o tempo de Uso e de espera são rigorosamente os mesmos após várias horas de utilização.
    Tentei inclusive fechar todos os aplicativos, desliguei bluetooth, push, etc…
    Não sei o que pode estar consumindo a bateria em standy by.

  • Joicy Mayara

    De ontem pra hoje meu celular esta descarregando tipo 3% por minuto ou mais. Quando o coloco pra carregar e mexo em algo, a carga dele começa a diminuir mesmo carregando. Isso aconteceu depois de um único dia que eu tava mexendo nele enquanto carregava e aproposito o meu iphone é o 4s . O que Devo fazer ?? obrigada deste ja .

    • Fernando K

      Tenho mesmo problema com meu iPhone mesmo modelo que o seu , resolvi comprando um boost case mas a bateria tanto do 4 4s e 5 não dura lá essas coisas não. Já tive Android e durava 2x mais que meu iPhone

    • Fernando K

      Atualizou Teu iPhone para iOS 9?

      • Samuel Hollinger

        Olá! Eu sei que é um tempo bem longe pra responder, mas eu também possuo um 4s, ele não mostra a real porcentagem do aparelho, isso começou logo após atualizar para o iOS 9.3.3, e essa bateria é nova, hoje (26/07) completa um mês com ela. O que eu fiz foi baixar o aplicativo “Battery Life” lá ele mostra a real porcentagem da bateria