Press "Enter" to skip to content

Tutorial: jailbreak no iOS 8.0 – 8.1 pelo Pangu

Atualização em 31/10: O Pangu foi atualizado e ficou muito mais prático. Não há mais a necessidade de instalar o Cydia manualmente. O próprio Pangu faz isso. A nova versão do programa agora faz tudo o que você precisa em um único clique. Leia aqui.

O Pangu, software popular por realizar o jailbreak no iOS, foi atualizado e suporta, agora, as versões 8.0, 8.0.1 e 8.1 do iOS. A compatibilidade também é garantida com os mais novos lançamentos da Apple, são eles os iPhones 6 e 6 Plus e os iPads Air 2 e mini 3.

Compatibilidade:

  • iPod touch;
  • iPhone 4s;
  • iPhone 5/5c/5s;
  • iPhone 6/6 Plus;
  • iPad mini/mini 2/mini 3;
  • iPad/iPad Air/iPad Air 2;

Como você pode observar, o software é compatível com todos (!) aparelhos que rodam o iOS 8 ou suas subversões (8.1, por exemplo).

Backup:

Um backup é quase que indispensável antes do jailbreak. Caso algo dê errado no processo, você restaura seu iOS, puxa seus dados do backup e não perde nada. Assim você se mantém seguro. Há, basicamente, duas maneiras de você realizar um backup.

Primeira maneira: Em Ajustes > iCloud > Armazenamento e Backup, toque no botão Efetuar Backup Agora.

Segunda maneira: Sincronize seu iOS com o iTunes. Antes da sincronização, um backup é realizado.

Tutorial:

1) No seu iOS, vá em “Ajustes” > “iCloud”. Desative o “Buscar meu iPhone” temporariamente — você o reativará depois do processo, não se preocupe, okay?

3) No seu iOS, ainda dentro do app “Ajustes”, vá em “Geral” > Bloqueio por Código. Desative sua senha, caso você tenha definido uma. Novamente, não se preocupe: você reativará sua senha depois do processo, caso seja sua preferência.

4) Verifique que o iTunes esteja instalado em seu computador. Isto é essencial para que todos os drivers do seu iPhone estejam devidamente instalados.

5) Faça o download da última versão do Pangu para Windows através do seu site oficial (link). Salve o arquivo baixado em uma pasta de sua preferência. Ele pesa 33.1MB — relativamente leve para um software universal e compatível com todos os aparelhos que rodam o iOS 8.

6) Execute o Pangu como administrador (botão direito > executar como administrador). O programa estará todo em chinês – e cheio de interrogações nos caracteres que não podem ser lidos pelo seu Windows. Não se preocupe. Isto é normal.

pangu2_ui

7) Desmarque a caixinha “??????,??PP??” marcada por padrão acima do botão azul. Você deseja apenas fazer o jailbreak, não instalar o conteúdo patrocinado do mercado chinês junto com ele. Feito isso, aperta o botão azul para iniciar o processo.

8) Aguarde a barra carregar – seu jailbreak está sendo realizado.

pangu-2

9) No final do processo, um ícone novo surgirá na tela inicial do seu iOS, o Pangu. Toque nele uma vez e aguarde que seu aparelho conclua o processo.

Instalando o Cydia

– Não sabe o que é o Cydia? Leia a sessão “O que é o Cydia?” no nosso Guia para iniciantes [link].

Por enquanto, a instalação do Cydia deve ser feita manualmente, já que o pacote ainda não foi integrado ao Pangu. Após ter realizado o jailbreak, siga as etapas abaixo.

Etapa 1: A este momento, seu jailbreak já deve ter sido realizado, seguindo as etapas anteriores deste tutorial.

Etapa 2: Instale o OpenSSH no seu aparelho usando o aplicativo do Pangu.

Etapa 3: Baixe e instale o CyberDuck SFTP client em seu computador.

Etapa 4: Descubra o endereço IP do seu aparelho, conectado à mesma rede Wi-Fi do seu computador. Esta informação pode ser obtida em Ajustes → Wi-Fi → ‘i‘.

Etapa 5: Abra o CyberDuck e conecte-se ao endereço IP do seu aparelho.

Etapa 6: Baixe os arquivos do Cydia, e coloque-os em seu aparelho pelo CyberDuck.

Etapa 7: Enquanto o CyberDuck estiver aberto, vá em Go → Send Command e cole o comando abaixo, pressionando o botão Send logo em seguida.

dpkg --install cydia-lproj_1.1.12_iphoneos-arm.deb cydia_1.1.13_iphoneos-arm.deb

Step 8: Clique em Go → Send Command novamente, digite “restart” e aperte Send. Isto reiniciará seu aparelho. O Cydia surgirá nele log em seguida.

64241_817020351682486_3814201823483604073_n

O Cydia é exibido na imagem acima, compartilhada pelo Bruno Ferreira no nosso grupo do Facebook. São cinco abas de navegação em sua parte inferior: Cydia é a principal, que inclui informações gerais sobre os apps. Sources lhe permite adicionar fontes de conteúdo personalizado. Changes lista mudanças, como alertas de novos pacotes e atualizações para seus pacotes instalados. Installed lista os pacotes instalados por você. Search, por fim, permite que você navegue pelos pacotes disponíveis — esta é a grande mágica do jailbreak!

Dúvidas gerais.

O jailbreak faz perder a garantia?

Não. Uma restauração via iTunes remove todos os rastros do jailbreak. Torna-se inviável até para a Apple identificar, após uma restauração completa feita pelo iTunes,

O jailbreak pode danificar definitivamente o aparelho?

Na maioria das vezes não. As mudanças são todas aplicadas via software. Uma restauração pelo iTunes corrige qualquer falha. Se algo muito específico danificar alguma parte do seu software mais interna, seu aparelho pode ser danificado permanentemente. No entanto, os métodos de jailbreak mais novos são seguros e a prova de falhas – você provavelmente não escutará nenhuma história de alguém que teve seu aparelho danificado por causa de jailbreak nos últimos anos. No máximo, algo que ocorreu em 2010/2011, com um método mais antigo.

O jailbreak é reversível?

Sim. Uma restauração pelo iTunes reverte o processo. Atente-se apenas a fazer um backup antes de restaurar, já que seus dados são perdidos na restauração.

O jailbreak deixa o iOS mais lento?

Não. Os pacotes que você instala a partir do jailbreak podem, no entanto, influenciar na performance do seu aparelho. Atente-se para não exagerar no número de aplicativos/tweaks instalados pelo Cydia. Como eles se tratam, na maioria das vezes, de complementações no sistema, muitas rodando ao mesmo tempo exigem processamento e memória adicional.

Posso atualizar o iOS depois de fazer jailbreak?

Não. Se desejar rodar a versão mais recente do iOS, restaure seu aparelho para a versão mais nova – isto fará que você perca seu jailbreak, contudo.