Press "Enter" to skip to content

Tutorial: Instalando o Windows 7 no Mac pelo Boot Camp

Existem várias maneiras de instalar o Windows em seu Mac, algumas delas gratuitas (BootCamp e VirtualBox). Junte-se a isso outra boa novidade: antes do lançamento da nova versão de seu sistema operacional, o Windows 7, a Microsoft liberou uma versão de teste, de graça, na internet. Isso significa que você pode ter o Windows rodando no seu Mac sem ter de pagar por isso.

Na verdade, “Release Candidate 1” ou apenas “RC1” é o apelido da versão quase final, aquele que é a “candidata” a ser a versão do software que vai para as prateleiras. Por isso, a Microsoft colocou uma data para ela parar de funcionar, que será no dia 1 de junho de 2010; mas a partir de março de 2010, o sistema vai se desligar automaticamente a cada duas horas de utilização. Mesmo assim, é um bom tempo para testar e executar programas que não são de uso cotidiano.

1- Download do Windows 7

Para fazer o download gratuito e ter uma cópia genuína do Windows 7 Release Candidate 1, será necessário acessar o site da Microsoft (www.microsoft.com/windows/windows-7/download.aspx). Diferentemente do Mac OS, essa versão do sistema operacional não está disponível em nosso idioma. Antes de baixar o software, será necessário fazer um registro.

OSB: Você também pode obter a final do Windows 7 ilegalmente nos sites de Torrents, a versão final se chama “Windows 7 RTM”.

2- Instalação via BootCamp

Apesar de a Apple oficialmente ainda não suportar o Windows 7, é possível instalar o novo sistema da Microsoft usando o Assistente do BootCamp, já que o Windows 7 funciona com os drivers do Windows Vista que são incluídos na versão atual do BootCamp. Lembre-se de que os drivers para o hardware do Mac estão incluídos no DVD de instalação do Leopard (se o seu Mac já veio com o 10.5 pré-instalado, estão dentro dos discos cinzas na caixinha Everething Else).

Abra o Assistente do BootCamp, (/Aplicativos/Utilitários). Se você ainda não instalou o Windows em seu Mac, escolha a opção Criar ou remover uma partição do Windows e siga as instruções da tela. Se você já instalou o Windows em seu Mac, escolha Iniciar o instalador do Windows.

Quando o Mac reiniciar, pressione qualquer tecla para o Windows rodar diretamente do DVD e aguarde alguns instantes. Escolha as opções de idioma (inglês ou espanhol), moeda e layout de teclado (use o padrão US-International para acentuar com o teclado americano). Clique em Next.

Aguarde o instalador carregar as informações necessárias e aperte o botão Install Now. Clique na caixa na parte inferior para aceitar o termo de licença do Windows 7. Selecione em qual partição você deseja instalar o Windows (cuidado para escolher a partição correta e não apagar o Mac OS!).

Como em todo processo de instalação de um sistema operacional, você terá de esperar até que o instalador copie todos os arquivos necessários. Pode sair da frente do Mac por alguns momentos, tomar um café, descansar, sem problema algum. O instalador, quando finalizar a cópia, reiniciará seu Mac.

Faça os ajustes iniciais do Windows, escolhendo um nome de usuário, um nome para seu Mac rodando Windows, e siga as instruções para definir uma senha, se o Windows 7 deve baixar as atualizações automaticamente, data e hora e, finalmente, qual o tipo de rede em que seu Mac está inserido.

Pronto! O Windows 7 está pronto para ser usado e destrinchado! Não se esqueça de pegar os DVDs de instalação do Mac OS X 10.5 (Leopard) para instalar os drivers oficiais. Assim, você poderá usar, sem problemas, a câmera iSight, microfone interno, placa de vídeo, AirPort (rede sem fio), Bluetooth etc.

Caso o driver de som não funcione, você deverá baixar o mais atualizado clicando aqui. (selecione a opção “High Definition Audio Codecs Software”)

Espero que tenha ajudado!

Até a próxima.

[tutorial modificado da revista Mac+]