Press "Enter" to skip to content

Tutorial de jailbreak do iOS 6 até o 6.1.5 (iPhones 3GS e 4, iPods 3g e 4g)

Desde os primeiros dias do lançamento do iOS 6, o jailbreak tethered da tal versão do sistema da Apple para os aparelhos que possuem o chip de processador A4 é possível – até aí, não há nenhuma novidade para quem sempre acompanha o este blog (iPS). O grande problema do jailbreak tethered é que ele faz com que a inicialização do sistema operacional do iPhone, iPod touch ou iPad só seja possível a partir de um computador. Exemplificando: uma vez desligado, somente o Redsn0w pode dar boot no aparelho. Não há nenhum prejuízo nos seus arquivos ou dados pessoas, mas o simples fato de apenas o computador poder dar boot é visto como um incômodo pela maior parte dos usuários.

No tutorial de hoje, mostrarei como é possível tornar o jailbreak do iOS 6 semitethered, e não tethered. Mas qual a diferença?

Untethered: É o jailbreak perfeito. Você pode desligar/ligar/reiniciar seu aparelho livremente sem a necessidade de realizar nenhum processo especial a cada inicialização. O gadget funciona sem absolutamente nenhum incômodo para o usuário. A última versão do iOS compatível com o jailbreak untetehred é a 5.1.1.

Semitethered: é o meio-termo entre os dois jailbreaks. Mesmo sem a ajuda de um computador, o sistema operacional inicializará normalmente. No entanto, apenas quando o boot é feito pelo Redsn0w as funções instaladas através do jailbreak funcionam. Em um iPhone, por exemplo, você poderá ligar, enviar mensagens e usar todos os aplicativos instalados através da App Store normalmente, mas os pacotes instalados através do Cydia só serão visíveis se o boot do aparelho é feito pelo Redsn0w de um computador.

Tethered: o pior jailbreak. Desligou? O aparelho só ligará com a ajuda especial do Redsn0w – um programa para computador.

Vamos começar, então? Tutorial de jailbreak semitethered do iOS 6:

PARTE 1 – realizando o jailbreak:

1. Baixe a última versão do Redsn0w correspondente ao seu sistema operacional:

2. Conecte seu iPhone 3GS ou iPhone 4 no computador pelo cabo USB. Se o iTunes abrir automaticamente- feche-o. Em seguida, abra o arquivo executável do Redsn0w.

3. A versão do programa é idêntica para os dois sistemas operacionais: Windows e Mac OS X. Na tela inicial, clique em “Extras” > “Select IPSW”. Baixe o .ipsw correspondente ao iOS 6.0 do seu aparelho [link]. Mesmo que você rode uma versão mais nova, como a 6.1.3, baixe a 6.0, okay? Agora volte para a tela principal clique no botão “Jailbreak”:

4. Desligue seu iPhone (mas não desconecte-o do computador, okay?) e, então, clique em Next novamente. Na próxima tela do programa, você verá uma contagem regressiva. O Redsn0w está pedindo que você coloque seu aparelho no modo DFU. Faça o seguinte:

  • Pressione o botão de ligá-lo e mantenha-o pressionado por 3 segundos;
  • Sem soltar o botão de ligá-lo, comece a pressionar também o home button (botão quadrado). Matenha essa combinação por 10 segundos;
  • Solte apenas o botão de cima, mas continue com o dedo em cima do home button. Depois de aproximadamente 15 segundos, o Redsn0w detectará seu iPhone/iPod/iPad e fará todo o trabalho de forma automática.

5. Se a tela da contagem regressiva sumir e uma lista com alguns quadrados que você pode marcar aparecer, é sinal que deu tudo certo. Caso contrário, o programa exibirá um pop-up pedindo que você tente fazer a combinação de botões novamente. Não se preocupe: você saberá se você fez certo ou não, o programa lhe avisa. Tendo sucesso, na próxima tela marque apenas a primeira opção: “Install Cydia”. Clique em Next:

6. Apenas espere até que a barra azul de progresso seja preenchida por completo. Assim que o processo acabar, a barra sumirá e a mensagem “Done!” aparecerá em seu lugar.

7. Feche o Redsn0w e abra-o novamente. Mas desta vez, não clique em “Jailbreak”, mas sim em Extras:

Dentro do menu Extras, selecione a opção “Just boot”. Um contador para você colocar o aparelho em DFU será exibido – sim, um contador parecido com aquele que você viu antes quando fez o jailbreak pela primeira vez. Toda vez que você reiniciar seu aparelho, para que todas as ferramentas que você instalou através do Cydia tornem-se funcional, você terá que repetir esta etapa 7.

 PARTE 2 – tornando o jailbreak semitethered:

Passo 1: Abra o Cydia em seu iPhone recém-jailbroken.

Passo 2: Adicione a URL http://thebigboss.org/semitether nos repositórios do Cydia.

Passo 3: Na barra de busca, procure pelo Semitether, instale-o e dê o reboot!

As limitações do ‘Semitether’ são as mesmas apresentadas nos primeiros parágrafos desta matéria. Você ainda precisará repetir a etapa 7 do tutorial sempre que quiser todos os pacotes que você instalou através do jailbreak funcionando, no entanto, se em alguma ocasião específica você estiver sem o seu computador, você não será impossibilitado de ligar o iPhone e usar as funções básicas dele.

Extra: Downgrade do iOS 6 para o iOS 5:

Se for do seu interesse, clique aqui e saiba como o downgrade do iOS 6 para o iOS 5 é possível.