Press "Enter" to skip to content

Tutorial completo: configurando e usando corretamente o Find My iPhone

Suponho que muitos de vocês já ouviram falar do serviço Find My iPhone. Desde o seu lançamento até o ano passado, o serviço era pago e fazia parte do MobileMe. Apenas os que pagavam 99 dólares por ano podiam usufruir deste recurso, que é muito interessante e muito útil. Posteriormente, o Find My iPhone tornou-se gratuito, ainda fazendo parte do MobileMe, e a partir de outubro deste ano, com a chegada do iCloud, o Find My iPhone foi reformulado. Se você nem faz ideia do que o serviço seja, posso simplificar sua funcionalidade em poquíssimas palavras: ele rastreia seu iPhone, iPod touch, iPad ou até mesmo um Mac que foi perdido quando este gadget se conecta à internet, mostrando a localização exata do aparelho num mapa.

O Find My iPhone é integrado ao Google Maps. Na imagem, borrei os nomes das ruas por privacidade.

Agora que já sabemos o conceito do Find My iPhone, vamos aprender a configurá-lo corretamente! Nunca sabemos quando precisaremos do serviço, são diversos casos de roubos ou perdas de aparelhos que ocorrem todos os dias, e vale a pena prevenir.

Configurando o Find My iPhone:

Para utilizar o serviço, a primeira coisa que você precisa é de uma conta do iCloud. Ter o iOS 5 instalado em seu aparelho é o unico requisito mínimo. No aplicativo Ajustes do seu aparelho que roda o iOS 5 (pode ser um iPhone, iPod touch ou iPad), vá no menu iCloud. Se você não possui uma conta do iCloud ainda, crie gratuitamente por lá mesmo.

Depois de ter sua conta criada, nas opções do serviço, certifique-se de que você ativou a opção “Buscar iPhone”, ou “Buscar iPod”, ou “Buscar iPad” (o nome da opção varia de acordo com o seu aparelho). No exemplo da imagem abaixo, essa opção está ativa:

Tendo sua conta do iCloud configurada com esta opção ativada, você já tem tudo configurado! Ao se logar no site http://icloud.com/find você verá um mapa que mostrará a localização do seu aparelho. O resultado será mais agradável em iPhones e iPads que possuem 3G, já que estes aparelhos possuem GPS integrado. iPods touch e iPads que possuem apenas conexão com Wi-Fi também podem ser localizado às vezes, mas não tão precisamente quando o iPhone e o iPad que possui conexão com Wi-Fi e 3G.

Para testar agora mesmo o serviço, e ver o mapa como eu mostrei na primeira imagem desta matéria, acesse o site http://icloud.com/find e logue com a mesma conta do iCloud que você usou para configurar o Find My iPhone no seu aparelho.

Além de rastrear, o que mais o serviço permite?

Além de exibir a localização do seu aparelho num mapa, você possui outras três opções interessantes que são exibidas quando você clica no círculo verde do mapa, que corresponde à localização do seu aparelho: enviar mensagens e sons para ele, definir uma senha para o aparelho remotamente ou ainda apagar todo conteúdo dele remotamente.

Em caso de roubo, realmente não recomendo que você bloqueie o aparelho remotamente com uma senha ou apague todo seu conteúdo, pois a primeira opção fará com que o ladrão não consiga mais utilizar seu aparelho a não ser que restaure-o, e a segunda apagará a conta do iCloud do seu aparelho, fazendo o Find My iPhone parar de funcionar.

Aplicativo Find My iPhone

É possível localizar seu aparelho através de qualquer outro gadget. Se você possui mais de um iDevice da Apple que rode o iOS, instale o aplicativo Find My iPhone nos dois, pois desta maneira, será possível localizar um gadget a partir do outro. Se você possui um iPhone e um iPad, poderá localizar o iPhone através do iPad e vê-lo num mapa em tempo real, e vice-versa.

Baixe o aplicativo oficial do Find My iPhone gratuitamente clicando aqui.

Em caso de roubo, você pode ser notificado quando seu aparelho for localizado automaticamente por e-mail!

Se seu querido gadget for roubado, saiba que não é necessário que você fique atualizando a página do serviço a todo instante até ter a sorte de conseguir localizar o aparelho exatamente no momento em que o ladrão conectou-se a uma rede 3G ou Wi-Fi, o serviço é bem mais inteligente do que isso! Quando você abre o site do iCloud em seu computador e ele não consegue localizar seu aparelho, uma opção de enviar e-mail ao localizar aparece e pode ser habilitada.

Tendo a opção de notificação por e-mail habilitada, o serviço de rastreamento ficará ativo até que o ladrão conecte-se a uma rede de internet com o seu aparelho. Quando isto acontecer, o Find My iPhone salvará a localização do ladrão e lhe enviará um e-mail automaticamente notificando que o aparelho já foi rastrado, e você poderá conferir o mapa se logando no site do iCloud, ou através do aplicativo oficial do Find My iPhone, como eu  já expliquei anteriormente.

A imagem acima mostra um exemplo de um e-mail que chega quando o gadget finalmente é localizado.

Conclusão geral:

Atualmente, internet é o que não nos falta. Há muitas redes Wi-Fi em residências e muitas redes públicas disponíveis também. Em caso de perda do aparelho, com a opção de notificação por e-mail habilitada como mostramos, você provavelmente poderá localizar seu querido gadget novamentem tendo em vista que é extremamente provável que, algum dia, a pessoa que tomou posse do seu aparelho conecte-se à internet a partir do seu aparelho.

O Find My iPhone já ajudou, inclusive mais de uma vez no Brasil, vários aparelhos perdidos serem recuperados, e inclusive já foi útil para ajudar a polícia brasileira também. Não perca tempo, configure agora mesmo este recurso em seu aparelho!