iPod School

Tutorial para iniciantes – Como fechar processos dos aplicativos no iOS

Marcelo PawlowskiMarcelo Pawlowski

Com evolução dos sistemas operacionais móveis, os smartphones se transformaram em computadores superportáteis. Apesar de presos à uma tela de tamanho limitado, a capacidade de rodar vários processos/aplicativos simultaneamente existe nos principais sistemas operacionais, como iOS e Android.

No dia-a-dia abrimos diversos aplicativos que, enquanto abertos, ficam ocupando “espaço” na memória RAM do aparelho. Muita gente sequer sabe que tem como fechar esses aplicativos, fazendo com que o celular fique notavelmente mais lento e gaste mais bateria. Aplicativos abertos continuam com com seus processos executados, e visíveis na tela de “multitasking” do iOS. O sistema operacional tem alguns artifícios para driblar problemas de falta de memória e gerenciá-la da maneira mais apropriada possível. Os tais aplicativos abertos são definidos pelo sistema como “ativos”, que continuam sendo executados, ou às vezes congelados na RAM, ou às vezes, ainda, tem seu estado gravado em forma temporária no disco para pós-exeução – é o que chamamos de “swap”.

Mas… Como podemos fechar os aplicativos de maneira definitiva? O nome real dessa operação é “encerrar o processo do aplicativo”. Para fazer isso:

1. Aperte duas vezes o botão home do seu iDevice.

botão-home-do-iPad-iPhone-iPod-touch

2. Os aplicativos aparecerão flutuando. Arraste para cima de modo que ele suma dessa janela de “flutuação”.

FecharP-2

Vale lembrar que você pode fechar até três aplicativos de uma vez, basta colocar um dedo em cima de cada um e jogar para cima.

Observação: Como a janela com a grade de aplicativos (home) é a base do sistema, não é possível fechá-la usando esse método.