Press "Enter" to skip to content

[Tutorial] como fazer o downgrade do iOS 5.1.1 para o firmware 5.0.1

Com o lançamento do iOS 5.1.1 por parte da Apple, alguns usuários que possuiam o jailbreak untethered, atualizaram o firmware de seu iDevice por engano e com isto perderam o jailbreak que tinham. No blog, alguns leitores pediram, então vou atender. Segue logo mais abaixo, o tutorial de como fazer o downgrade de firmware.

Mas antes, peço a sua atenção para alguns detalhes importantes: você deve ter salvo anteriormente o arquivo SHSH blobs e APTicket do seu iDispositivo. Se porventura você não salvou, então infelizmente este tutorial não servirá para você.

iDevices passíveis de downgrade: iPod touch 4G/3G, iPhone 4/3GS e iPad 1 | iGadgets não suportados: iPhone 4S, iPad 2 e o  novo iPad.

Requisitos: Baixe a versão mais recente do programa Redsn0w, clique aqui para Windows ou aqui para Mac. Caso não dê certo, utilize o software Sn0wbreeze, mas neste caso somente para desktop Windows.

Clique aqui para baixar o firmware que você deseja, no caso pode ser o iOS 5.0.1 onde é possível fazer o jailbreak untethered.

Dê preferência, utilize Desktops (computador de mesa) para seguir este tutorial.

Tutorial:

  • Abra o software Redsn0w e conecte o seu iDevice via USB;
  • Dê um clique em Extras e na tela seguinte clique na aba SHSH blobs.
  • Agora selecione o firmware que você deseja fazer o downgrade.
  • Abra o arquivo .plist nele devem conter os arquivos SHSH blobs e o APTicket e os mesmos devem estar armazenados localmente. Se você salvou com sucesso estes arquivos no Cydia, esta opção estará acinzentada  e vai estar disponível quando o seu iDevice estiver no modo DFU.
  • Coloque o seu iGadget no modo DFU, dê um clique na aba Cydia, caso você não tenha especificado os arquivos localmente para a etapa anterior e salve.
  • Agora na tela principal, vá para Extras> Pwned DFU, depois siga as instruções da tela.
  • Altere o endereço do servidor para a Apple com o Cydia, dentro do arquivo host do seu computador. Em PCs Windows vá para Windows> System 32> drivers> etc. No Mac vá para diretório etc.
  • Abra o arquivo hosts com o editor de texto e faça uma pequena alteração na última linha, altere para 74.208.105.171 gs.apple.com conforme está na figura abaixo:
  • Agora abra o iTunes, aperte e mantenha pressionado a tecla Shift do Windows e ou ALT para Mac, dê um clique na opção Restaurar e selecione o arquivo IPSW que você escolheu anteriormente.

Existe também um tutorial específico para Mac, só que no caso está em inglês, caso seja do seu interesse clique aqui.

Por fim segue um lembrete importante: só utilize este tutorial se você tem experiência com a prática do jailbreak e downgrade de firmware. Digo isto porque o seu iDevice vai perder a garantia por estar utilizando uma técnica que não é aprovada pela Apple. Portanto, faça por sua própria conta e risco, o blog iPod School não se responsabiliza por eventuais danos causados ao seu iGadget. Esteja ciente.

Via: iSpazio