Press "Enter" to skip to content

Tutorial: Como fazer Jailbreak no iOS 4.0 GM com o Redsn0w 0.9.5 beta

Atualização: agora temos um link de downloads do iOS GM no final do post. 😉

O que é um iPod ou um iPhone sem jailbreak? E mais, o que é o jailbreak?

Jailbreak é um processo onde realizamos modificações em nosso iDevices (iPod touch e iPhone) para podermos utilizar códigos não autorizadas pela Apple, ou seja instalar novas coisas. Com isso, podemos fazer personalizações e adicionar novas funções que a Apple demorará muito para implementar ou nunca irá.

Como já foi dito aqui no site, segunda-feira, dia 21 de junho, hoje, foi liberada a versão final do novo iOS 4.0 que trouxe ótimas mudanças e novidades como Multitasking, Folders (pastas) e imagem de fundo na home screen, mas para termos o novo iOS e com jailbreak, precisaremos esperar até alguém lançar algum programa novo feito para a versão final, o que significa esperar no mínimo um ou dois longos dias.

Com esse tutorial eu ensinarei como realizar o jailbreak no novo iOS 4.0 e a ativar o multitasking, a opção de por imagem do fundo na home screen e um pouco mais. Para os mais apressados, no final do post tem um guia rápido, que é recomendado apenas para aqueles que já conhecem o processo.

Esse tutorial foi realizado com Redsn0w 0.9.5 beta em um iOS 4.0 GM e não sei ainda se funciona com a versão final que foi liberada hoje. Portanto, se não quiser correr o risco, espere mais alguns dias. 🙂

Atenção: esse tutorial foi feito em um Windows mas é igual quando realizado em um Mac.

O que você precisará:

  • Um iPhone 3G ou um iPod Touch 2G (não MC)
  • iOS 4.0 respectivo ao aparelho
  • iTunes 9.2
  • redsn0w 0.9.5 beta

1ª Etapa: Atualize seu iDevice

Para fazer o jailbreak no iOS 4.0 você precisa já estar com o iOS 4.0 rodando em seu aparelho e para isso basta seguir esse simples passos:

1- Abra o iTunes, conecte o seu iPod ou iPhone ao computador e espere ser reconhecido pelo iTunes.

2- Faça um backup e certifique-se de que tem todos os jogos, músicas, fotos, etc. salvos no PC/Mac.

3- Segure a tecla shift e clique em restaurar (no lugar do shift segura alt se estiver em um Mac).  Logo em seguida vai aparecer uma janela de onde você deve abrir o arquivo do iOS.

4- Depois de escolher o arquivo, aceite a restauração.

5- Espere e espere e espere até que a restauração e atualização seja concluída (aparecerá uma imagem na tela do computador dizendo isso).

6- Depois que a restauração e atualização terminar, se você quiser, pode “restaurar” as informações de um backup. Nesse caso, restaurar seria por as informações que estavam no backup

2ª Etapa: Faça o jailbreak

Agora que seu gadget já esta atualizado, o próximo passo é o jailbreak, o processo onde você se libertará das imposições da Apple.
1- Abra o redsn0w.

2- Clique no botão “Browse” e selecione o mesmo arquivo que você selecionou no começo, no iTunes.

3- Se você estiver fazendo o jailbreak num iPod Touch, você terá que identificar se é ou não um modelo começado com MC, pois nem todos os modelos são suportados no momento. Depois clique em next.

4- Agora o programa irá preparar o jailbreak. Na tela seguinte, você deverá escolher as opções que você deseja:

1ª – “Install Cydia”, instalará o Cydia e é obrigatória nessa primeira vez.

2ª- “Verbose boot” aparecerá uma lista de todos os processo realizados enquanto o aparelho liga ao invés de uma imagem.

3ª e 4ª – “Custom boot logo” e “Custom recovery logo” te permitem mudar a imagem que aparece enquanto o aparelho esta ligando e quando está naquela tela onde aparece o símbolo do iTunes e o cabo USB.

5ª – A quarta opção, que acredito que apareça apenas com o iPod Touch 2G e iPhone 3G, é a opção de ativar o multitasking.

6ª- Essa opção ativa o wallpaper na sua home screen (imagem de fundo na tela onde estão os aplicativos).

7ª- Essa última opção te permite colocar a porcentagem de bateria restante ao lado no ícone da bateria.

5- Depois de já ter escolhido as opções que você quiser, vai começar realmente o jailbreak. Ao clicar em “next”, aparecerá na tela instruções para você conectar seu aparelho ao computador e desligá-lo.

6- Agora vem um dos passos mais importantes do processo: colocar seu aparelho em DFU. Quando você clicar em “next” outra vez, aparecerão as instruções.

1-  segure o botão power por 3 segundos

2- sem soltar o botão power, segure o botão home por 10 segundos mesmo se a tela apagar

3- agora solte o botão power e continue segurando o botão home

7- Se você tiver feito tudo corretamente, seu aparelho estará em DFU mode e o jailbreak já terá começado, você perceberá isso porque algumas aparecerão escritas na tela do computador e depois aparecerão outras na tela do seu iPod ou iPhone. Se a tela ficar branca alguma vez, não se assuste, pois é normal.

8- Agora basta esperar que seu iPod ou iPhone reinicie e pronto, você estará com o jailbreak feito e o cydia instalado.

O cydia, logo depois do jailbreak ainda não está pronto para ser utilizado, portanto abra-o e espere ele fazer o que precisa fazer. Depois ele fechará sozinho. Abra-o de novo e faça as atualizações que pedirem. Caso perguntar se você que uma atualização completa ou apenas daquilo que é importante, escolha a completa pois atualizará outras coisas que também são importantes.

Guia Rápido

O processo de jailbreak do iOS 4.0 é o mesmo como sempre foi nas outras versões.

1- Atualize seu iDevice no iTunes segurando shift (alt se for num Mac) e clique em restaurar. Escolha o arquivo do iOS e clique em abrir.

2- Depois de atualizar o seu iPod ou iPhone, abra o redsn0w, selecione o mesmo arquivo que foi utilizado no iTunes e siga os passos que aparecerão no programa.

3- Depois de já ter realizado o jailbreak, abra o cydia pela primeira vez e espere. Abra de novo e faça a atualização que pedirem, de preferência a completa.

4- Agora pronto, adicione as sources de sua preferência e instale o que quiser.

Espero que tenham gostado desse tutorial sobre o jailbreak do iOS 4.0. Se tiver qualquer dúvida ou problema mande um comentário e responderemos o mais rápido possível.

Links para download:

Atenção: esses links são para o download da versão GM (gold master) do iOS 4.0, portanto ainda tem o Game Center.

iPhone 3G – clique aqui.

iPod Touch 2G – clique aqui.