Press "Enter" to skip to content

Super tutorial: a lockscreen dos seus sonhos…

Nós já havíamos anunciado aqui um conceito de uma lockscreen, ou até mesmo uma homescreen, melhorada para o iPhone e iPod touch. Pois é, o criador deste conceito ainda está “parado”, por isto neste artigo eu irei ensiná-los a deixar sua lockscreen parecida com esta de outra maneira, com instruções bem detalhadas, além de explicações básicas sobre a customização.

Depois de feito todos os passos, sua lockscreen ficará parecida com esta:

iphone_home_build_preview

É muito interessante ter um calendário, aplicativo de temperatura, e-mails, ligações perdidas, aniversários, compromissos e diversas outras informações em sua lockscreen. Aqui seguem imagens do meu resultado, com todas customizações aplicadas, ou melhor, quase todas, pois ainda adicionei o Twitter:

O resultado ficaria melhor ainda no iPhone, mas como ainda não tenho um, tive que usar apenas no iPod touch. Então, vamos logo ao tutorial, basta seguir as etapas abaixo:

Instalação básica:

1- Entre no Cydia e procure por seis (6) aplicativos: Winterboard, OpenSSH, LockInfo, LockScreen Clock Hide e Lockscreen Dim Delay. O LockInfo é pago, e funciona por tempo limitado, por isso você deverá adicionar o o repositório repo.beyouriphone.com ao seu Cydia para obtê-lo de forma gratuita. Quanto aos outros, você pode instalá-los normalmente.

2- Agora está basicamente tudo pronto, você deverá entrar primeiramente no aplicativo Ajustes de seu aparelho. Depois disto, você perceberá que existem três novas abas nele. Entre na aba ClockHide e ative a opção Enable. Entre na aba Dim Delay e escolha o tempo de duração da sua lockscreen até ela apagar.

3- Agora, entre na aba do LockInfo, ela é a mais importante, verifique se apenas a opção Lockscreen está ativada, ou ative também a Homescreen se você quiser, pois se ela estiver ativada a tal lista com informações úteis também aparecerá na homescreen.

4- Baixe os arquivos: Gruppled LockInfo.theme, Gruppled Art.themeTea Lockbackground.theme clicando aqui.

5- Extraia todos eles e copie os arquivos com a exensão .theme para a pasta Library/Themes de seu aparelho usando qualquer aplicativo de conexão SSH.

6- Abra o WinterBoard e ative os temas marcados na imagem abaixo, é importante também que você deixe-os na mesma ordem: (o Tea LockBackground é opicional, ele é um wallpaper)

Feito isto, estará tudo funcionando perfeitamente, mas nós ainda queremos customizar um pouco, não é mesmo? Escolher quais plugins a tela mostrará, a ordem deles, as cidades as quais as temperaturas devem aparecer. Então, para começar, você apenas precisará ter um editor de texto, pode ser o Editor de Texto padrão do Mac ou até mesmo o Bloco de Notas do Windows, ou um próprio do cliente de SSH que você usa.

Customização:

7- Abra novamente a conexão SSH com seu aparelho, e acesse o seguinte caminho: “Library/Themes/GruppledLockinfo.theme/Bundles/com.asman.LockInfo” e edite o arquivo config.js, com o editor de textos do seu sistema operacional ou do cliente de conexão SSH, que no caso eu acho mais fácil.

Aqui segue a imagem do arquivo aberto em um editor, que mostra apenas parte do texto dele:

As linhas em rosa, que mostram as palavras Clock, Weather, e outras, são as mais importantes, pois elas definem os plugin que irão aparecer em sua lockscreen e a ordem deles. Para desativar um plugin, você deve colocar duas barras (//) na frente de seu nome, no caso o SMS está desativado, e o relógio (Clock) vem desativado por padrão, mas você pode ativá-lo removendo as duas barras na frente do nome dele.

As outras opções desta imagem você pode deixar padrões, pois não pretendo entrar em muitos detalhes para vocês não se confundirem.

8- Agora vamos definir as cidades que devem aparecer na lockscreen na aba dos temas. Abaixo segue uma imagem de outra parte do arquivo config.js, o mesmo usado na etapa anterior, que por sinal é bem longo, cheio de linhas:

Nesta imagem a parte mais importante para customização são os primeiros números em rosa (novamente!). Eles definem as cidades que devem aparecer, e você pode substítuí-los por nome, como por exemplo Rio de Janeiro, São Paulo, ou com o nome de qualquer outra cidade. Para ter mais de uma cidade, você deverá fazer algo do tipo assim:

var locales = [
“Rio de Janeiro”,
“São Paulo”,
];

9- Bom, demoramos mas chegamos, depois disto já estará tudo pronto, mas ainda há um pequeno problema: a lockscreen fica desconfigurada quando uma música está tocando. Isto é opicional, mas se quiser resolver, abra o Cydia e instale o aplicativo NoAA.

Finalmente, depois de tudo isto, está tudo pronto, agora é só aproveitar sua nova lockscreen. Lembro também que este tema não foi criado por mim, apenas criei um tutorial para sua instalação, a publicação oficial dele foi neste fórum pelo usuário glupper.