iPod School

Por que a TIM foi multada em 5 milhões de reais?

André BazagliaAndré Bazaglia
banda-1-13

Estamos perdidos. Não, não é só por vivermos dentro de um país abandonado pelos seus próprios políticos, mas por algo mais. As gigantes operadoras brasileiras, não satisfeitas em conquistar mercado de maneira honesta e correta, muito provavelmente usam, internamente, artifícios para lesarem seus consumidores. Num mundo onde o capitalismo é confundido com ausência de ética, a exemplificação de uma realidade incontestável foi consolidada pela TIM, condenada a pagar uma reparação por dano social em forma de multa.

Um processo acusava a operadora de origem italiana de abusar de um algoritmo – um sistema pré-programado –, que seria uma tentativa de derrubar, propositalmente, ligações de usuários do plano pré-pago da empresa, o Infinity Pré. Já que a cobrança de R$0,25 é feita para cada ligação realizada para outro número da TIM, forçar, quando a chamada cai, a religação por parte do usuário garante a cobrança de 25 centavos adicionais. Foi o caminho que a TIM encontrou para ganhar mais dinheiro a curto prazo de maneira fácil e eficaz, do ponto de vista de empresa.

O que impressiona é o valor da multa. Cinco milhões de reais. No mínimo, ridículo para o tamanho da TIM que, por consequência, gerou a péssima repercussão que ela causou a infringir várias leis dentro do Código de Defesa do Consumidor.

Qual é o seu posicionamento? A TIM foi injustiçada e julgada equivocadamente? Ou a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo foi correta? Compartilhe conosco; comente!

Com informações: Estadão.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • João Alves

    Parabéns pela matéria, eu acho muito triste a postura das grandes empresas hoje. não temos para onde correr, admito que sou cliente da tim há anos.

  • Acho correto a multa, isso ensina pra eles a utilizar o dinheiro em melhoria na comunicação que esta pessima.

    • Mike

      Na verdade isso ensina eles a não infringir leis.

  • Helton

    essa multa não faz cócegas na tim … deveria ser uns 500 milhões ou algo assim … o que eles ganham oferecendo um serviço de péssima qualidade NÃO chega perto do valor da multa , ou seja , vale a pena continuar com essa imoralidade e pagar uma multa pífia …

  • Tarcisio

    Ridículo o valor da multa perto do que a Tim faturou nos roubando!!!! Tinham que devolver dinheiro para nós em forma de Creditos em nosso saldo. Isso sim é algo perto de justiça social. Depois que a anatel obrigou a não cobrar as ligações refeitas em até 2,5 minutos para o mesmo numero, as ligações pararam de cair. Justiça incompetente!!!!!!

  • Christian

    lamentável!

  • Victor Hugo Rocha

    Muito pouco o valor da multa ! Ridículo

  • Adilio

    Nunca coloquei fé na TIM !!,
    A multa era pra ser na minha opinião
    1 Bilhão de Reais !!, soh pra eles parar de fazer propaganda enganosa !,.

  • Phortus

    Tinha q $&@"!?$!!! eles até as bolas!

  • JanjaBoy

    5 milhões? E troco para a pinga!!
    Não vai fazer diferença, procura saber quanto eles pagam só de veiculação na Globo.
    Agora, por quê o povo ainda usa essa porcaria?
    Tem portabilidade e é só trocar.

    • Alex

      Concordo plenamente, bur.. de quem usa a famosa e renomeada Timganei

  • Erick

    nossa essa materia não um pouco antiga?

  • Pingback: TIM é desonesta e abusa da ignorância dos usuários com promoção de navegação gratuita no app Waze | iPod School()