iPod School

TIM é desonesta e abusa da ignorância dos usuários com promoção de navegação gratuita no app Waze

André BazagliaAndré Bazaglia

waze

A TIM, uma das quatro gigantes operadoras que atuam Brasil, anunciou uma promoção que aparenta ser interessante: até o dia 09/07/2014 (data que pode ser posteriormente prorrogada), usuários do “Waze”, um aplicativo de navegação por GPS gratuito que aponta as melhores rotas para os usuários, de acordo com a velocidade média dos outros usuários da rede em tempo real – uma verdadeira maneira de se livrar do trânsito – , terá sua navegação pela rede de dados (3G, EDGE e 4G) disponibilizada gratuitamente. A promessa parece ser tentadora, mas é abusiva ao ter a proposta de arrancar dinheiro de clientes com base na ignorância dos mesmos.

No caso de usuários de planos pós-pago, a franquia de uso no Waze de fato é economizada, mas ao ativar a rede de dados móvel para utilizar o Waze, o usuário automaticamente está sujeito a receber notificações no iMessage, WhatsApp e outros aplicativos, ter seus apps atualizados em segundo plano, receber e-mails e quaisquer outros tipo de conteúdo que sejam transferidos via internet. Apenas uma estratégia da TIM para aumentar o consumo de dados de seus usuários de forma indireta, nada de muito grave até então. Mas no caso de clientes pré-pago, o abuso é triste: ao simplesmente ligar a rede de dados EDGE/3G/4G, uma conexão do iPhone com os servidores da Apple é estabelecida. Neste caso, há um consumo (por mais que seja mínimo) de rede de dados. E nestes planos, o cliente é pago por DIA DE USO, não por quantidade de dados consumidos (o cliente só paga no dia que usa, e tem o direito de usar a rede o dia inteiro). Ou seja, por mais que o usuário pretenda usar apenas o Waze, ele continuará pagando o valor integral pelo dia de uso pela comunicação criada com a internet realizada por outros serviços do sistema.

Portanto, é importante que o leitor do iPS não se iluda. Apesar de não testarmos o uso da rede de dados com a promoção, há pontos provam que ela NÃO é vantajosa para clientes, e sim mais uma das desonestas jogadas da TIM, que tem seu histórico manchado por ser uma operadora de práticas imorais. Usuários enganados, quando perceberem que foram lesados e continuam pagando pelo uso da rede de dados, ligarão para a TIM na busca por esclarecimentos. Eles receberão como resposta: “TIMganei”.

. . .

Atualização #1 às 15:05: O espaço criado no blog para discussão proporciona a oportunidade da elaboração de diferentes opiniões. O Everton possui uma opinião divergente, e que não deixa de ser válida.

“Vou levantar apenas dois pontos, para não polemizar demais o assunto, quais são eles:

1. O uso de rede de dados móveis, já é utilizado diariamente quase por 100% dos usuários do iPhone, pois se não utilizam da internet acredito que o nosso idolatrado fica um tanto que “sem utilidade” tendo em vista a quantidade imensa de apps que utilizam da internet, então utilizar o Waze não iria interferir em nada em seu uso habitual, oq eu de fato trás é um benefício sim, pois estes dados que serão trafegados pelo Waze não serão contabilizados para a realização da “queda” de velocidade na conexão, o que ao meu ver já é um ganho para o cliente.

2. Por mais que você afirme que os usuários de iPhone ao ativar a rede móvel, ativam consequentemente um monte de aplicações que utilizam da internet, nós sabemos muito bem que TODOS, sem exceção podem ser configurados para NÃO acessarem automaticamente a rede a não ser que seja solicitado manualmente pelo usuário (me corrija se estiver errado) então deixando apenas o Waze trafegando os dados.

Confesso que, este ultimo ponto é um tanto “folclórico” pois não conhece ninguém que tenha um iPhone que não utilize a internet pelo menos 1x ao dia pela rede móvel, mas… respeito seu ponto de vista.

Resumindo, ACREDITO na proposta da TIM assim como acredito que os usuários irão aprovar essa parceria.”

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Germano

    Realmente triste. Pra gente parece óbvio, mas a maioria das pessoas vão ser enganadas mesmo… :/

  • André, eu sigo seu blog de longa data, nunca escrevi nada, sei que devo desculpas, pois admiro muito o conteúdo do mesmo, por trazer muitas informações importantes e úteis a todos nós usuários, então antes de mais nada, MEUS PARABÉNS!!!

    Mas neste artigo preciso dizer que vc está sendo no mínimo sensacionalista, não estou defendendo operadoras, até porque não trabalho em nenhuma (sic) mas sim pelo conteúdo por vc veiculo neste artigo. Até entendo o seu ponto de vista mas acredito que a ideia vai muito além disso, é de proporcionar ao usuário um ganho a mais em sua navegação que já não é barata e nem tem uma qualidade razoável, principalmente para os usuários do plano pré-pago, então visando alcançar um número maior de usuários ela (a TIM) fez uma parceria que ao meu ver é totalmente benéfica, tanto para os usuários de iPhones quanto para as demais.

    Vou levantar apenas dois pontos, para não polemizar demais o assunto, quais são eles:

    1. O uso de rede de dados móveis, já é utilizado diariamente quase por 100% dos usuários do iPhone, pois se não utilizam da internet acredito que o nosso idolatrado fica um tanto que "sem utilidade" tendo em vista a quantidade imensa de apps que utilizam da internet, então utilizar o Waze não iria interferir em nada em seu uso habitual, oq eu de fato trás é um benefício sim, pois estes dados que serão trafegados pelo Waze não serão contabilizados para a realização da "queda" de velocidade na conexão, o que ao meu ver já é um ganho para o cliente.

    2. Por mais que você afirme que os usuários de iPhone ao ativar a rede móvel, ativam consequentemente um monte de aplicações que utilizam da internet, nós sabemos muito bem que TODOS, sem exceção podem ser configurados para NÃO acessarem automaticamente a rede a não ser que seja solicitado manualmente pelo usuário (me corrija se estiver errado) então deixando apenas o Waze trafegando os dados.

    Confesso que, este ultimo ponto é um tanto "folclórico" pois não conhece ninguém que tenha um iPhone que não utilize a internet pelo menos 1x ao dia pela rede móvel, mas… respeito seu ponto de vista.

    Resumindo, ACREDITO na proposta da TIM assim como acredito que os usuários irão aprovar essa parceria.

    Abraços!!!

    • Everton,

      Comentário super válido! Inclusive já incluí sua opinião no post. A ideia de um blog é gerar este tipo de retorno mesmo. Agradeço muitíssimo!

      Respondendo ao seu comentário: devemos nos lembrar que estamos dentro de um blog de tecnologia, e nosso entendimento dela vai muito além do que outros usuários podem compreender. Na verdade, o número de usuários de iPhone que utilizam a internet todos os dias é um pouco baixo (brasileiro tenta economizar em tudo, e geralmente só usa a internet quando é de extrema necessidade).

      O grande problema que vi foi no caso do pré-pago. Tenho certeza que usuários do pré-pago que lerem a promoção acabarão não a compreendendo por completo. E a TIM fez questão de anunciar que o plano também vale pro pré-pago, quando ela não vale. E é nisso que entra o ponto "2" explorado por você: as pessoas não sabem e nem vão desativar todos os apps para não acessarem a rede.

      Grande abraço,
      André.

      • Ok André, valeu! E vamos acompanhar para ver o que o público do blog pensa a respeito. E obrigado por adicionar minha opinião dentro do post, fiquei surpreso confesso.

        Abs
        EVERTON Monteiro

  • Discordo completamente do que escreveu. O consumo do waze é muito grande e quando a operadoras diz que ele não será contabilizado eu vejo como uma boa notícia e não acho que eles estejam enganando ninguém.

  • Carlos

    É só a pessoa aprender a usar o aparelho e desativar iMessage, contatos, email, etc, pelo 3G. Lá há uma opção para isso. A claro fornece conexão com o facebook gratuitamente, e apenas desativei o que citei acima e NUNCA foi descontado nada do meu plano (eu já tenho outro plano de dados em outro Iphone pela TIM e uso o da claro muito raramente). Acho que antes de sentar o cacete nas operadoras deveria atentar aos detalhes para evitar a desinformação.

    • Verdade. É só a pessoa aprender que ela tem que desativar tudo o que o consome dados. Pra quem não sabe, fica a dica neste post. Mesmo assim, o público do blog é mínimo quando comparado ao número de clientes da TIM, e muitos deles se sentirão enganados, tenho certeza.

  • RODRIGO

    BEM, EU SOU UM USUÁRIO DE IPHONE DESDE 2007, E EU SO USO O 3G OU 4G EM EXTREMA NECESSIDADE…

  • O que a TIM tem a ver com isso?

    Você pelo menos não vai ser capado com sua conexão pelo uso de banda. Achei bem boa a promoção.

  • No caso do Infinity, a franquia é ilimitada, Neto. Eles só reduzem a velocidade. No caso do Beta, a franquia é também ilimitada, e ainda sem a redução da velocidade.

  • Anderson Andre

    O tim beta é bem legal para um plano 3g

  • a TIM esta correndo atras da oi que lançou um aplicativo GPS que parece muito bom pelo os reviews eu ja baixei agora é testar pois ele usa navegação off então naum necessita de internet.
    https://itunes.apple.com/br/app/oi-mapas/id647190

  • bryanuhlig

    A quem disse que não conhece ninguem que use internet no iphone eu digo , eu não uso. Todos lugares que vou Escola, Trabalho , Padarias e Restaurantes disponibilizam WIFI logo quando não estou não uso.