iPod School

Tim Cook: “Sou gay. Eu me orgulho de ser gay”

André BazagliaAndré Bazaglia

20141020_TimCook_003_darker.jpg

Tim Cook já tinha título de celebridade gay mais poderosa nos Estados Unidos, concebido pela conceituada revista “Out”. Nada oficial, contudo. E a matéria gerou divisão de opiniões. Aliás, o mais perto de “oficial” que tínhamos era uma resposta padrão da Siri, assistente de voz do iOS. A resposta à pergunta “O Tim Cook é gay?” era algo do tipo “Prefiro não responder isso”. Nunca havia, apesar da curiosa atribuição ao CEO da Apple, qualquer posicionamento oficial dele sobre sua orientação sexual. Agora há.

Em matéria publicada no Bloomberg BusinessWeek pelo próprio Tim, o presidente da Apple explica que, em sua vida profissional, ele tentou manter um nível básico de privacidade. A ideia é que ele não seja o centro das atenções por este traço da sua personalidade — o centro de tudo deve ser a Apple.

Há anos, Cook se diz ser bastante aberto sobre sua posição sexual com seus companheiros de empresa. Vários funcionários da Apple sabem que ele é gay, e isso não o faz sentir diferença no tratamento que recebe dos outros. Ele atribui isso ao fato de trabalhar em uma empresa que ama criatividade e inovação, aceitando diferenças. Ainda segundo Tim, nem todo mundo tem a mesma sorte que ele.

Apesar de eu nunca negar minha sexualidade, eu nunca anunciei isso em público, até agora. Então deixe-me ser claro: Eu me orgulho de ser gay, e eu considero ser gay um dos maiores presentes que Deus me deu.

A atitude de Tim foi corajosa e exemplar. Esperamos que o conhecimento público que o CEO da Apple é gay mude a visão de pessoas preconceituosas que respeitam a empresa. E que o posicionamento de um dos homens mais influentes do mundo guie as pessoas com a mesma orientação sexual ao mesmo caminho. Afinal, respeito e liberdade podem — e devem — coexistir. Parabéns, Tim!

A matéria completa, da autoria do próprio Tim Cook, encontra-se neste link.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.