iPod School

Thunderbolt: seria este o futuro das portas USB?

André BazagliaAndré Bazaglia

O termo Thunderbolt foi apresentado para nós inicialmente no dia do lançamento da última geração do MacBook Pro. Foi uma grande evolução, de acordo com a Apple. E como já era de se esperar, a nova linha de iMacs lançada hoje já conta com o Thunderbolt. São duas portas disponíveis no novo computador desktop da Apple.

Sendo bem direto, a pergunta que quero responder por meio desta matéria é: até onde vai a tecnologia do Thunderbolt?

A imagem ao lado representa uma porta do Thunderbolt. O raio desenhado no cabo representa perfeitamente uma característica da porta: velocidade. Acredito que o Thunderbolt não veio apenas para complementar o USB ou concorrer com ele, acredito que ele veio para acabar de vez com o USB.

Calma, calma… Quando digo “acabar com o USB”, não estou sendo tão radical quanto você imagina. Seu teclado e seu mouse que usam USB continuarão a utilizar a porta. Em minha opinião, as portas USB’s não sumirão dos computadores tão cedo. A questão é que pen drives, discos rígidos externos e qualquer outro tipo de dispositivo de armazenamento usarão o Thunderbolt. Isso inclui os iPhones, iPods e iPads! Aposto que, num futuro não muito distante, a Apple acabará com os cabos USBs em seus gadgets. A sincronização dos gadgets com o iTunes pelo Thunderbolt seria extremamente mais rápida. Não vejo mais sentido no uso do USB para transferência de grande quantidade de dados com a existência do Thunderbolt.

O gráfico abaixo foi retirado do site da Apple.

“A tecnologia de E/S Thunderbolt oferece dois canais no mesmo conector, com taxa de transferência de 10 Gbps em ambas as direções. O resultado disso? Taxas de transferência de dados incrivelmente rápidas, chegando a até 20 Gbps. Por isso a tecnologia Thunderbolt é tão rápida e flexível. Você consegue transferir dados até 20 vezes mais rapidamente do que com USB 2.0 e até 12 vezes mais rapidamente do que com uma FireWire 800. É largura de banda mais do que suficiente para encadear vários dispositivos em alta velocidade e sem necessidade de um hub ou switch. Por exemplo, você consegue conectar vários discos externos de alto desempenho, um dispositivo de captura de vídeo e até mesmo um monitor Mini DisplayPort a uma única cadeia Thunderbolt, mantendo a mesma taxa alta de transferência”. São nessas palavras que a Apple analisa o gráfico acima. Realmente, impressionante, não é?

Se você ainda não se convenceu que o Thunderbolt será a nova onda do futuro, sugiro que leia esta página do site da Apple (link). A página é totalmente em português, e explica de maneira clara e completa como funciona o Thunderbolt.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Juliano Dantas

    Pois é, comprei meu Macbook Pro faz 2 meses e até hoje nunca usei a Thunderbolt, nem sei com o que testar [meus amigos nem se quer tem computador com essa "entrada", muitos menos drive externo pra testar :/ ].

    Daqui 1 mes vou testar… pra saida DVI.[ligar meu Macbook Pro na TV, hehe]. Queria testar pra um hd externo, mas…

  • junior

    quanto deve custar um cabo do thunderbolt ? porque tenho um Macbook e semana que vem um iMac 2011

    • Roger souza

      custa 170,00 reais um cabo de 2m tunderbolt em qualquer rede de loja da apple, e nao compre similar que nao presta e dura muito poucoe nao tem a garantia de um ano da apple.

  • Alexandre Telles

    Não acho que a proxima geraçao de gadgets venha com thunderbolt… A nao ser quando oc pcs puderem utiliza-los tbm… Ow na caixa venha um cabo dock/thunderbolt e um cabo dock/usb pros pcs… =/ | Off: meu ipod e de um amigo meu recentemente tem apresentado problemas com a memoria ram… O meu ipod as vezes chega a 14mb livres, e nao fazendo nada no maaaximo 50mb livre (todo limpo a multitask)… Quando era normal ficar 50mb livre com algumas coisas abertas e 70 ow 120 mb livres… =/ andei reparando no meu tbm que o sinal de wifi anda muito instavel e sensivel… Por exemplo agora… Estou com a mao perto do meu ipod e o sinal está em 2 barrinhas… Se eu seguro ele na mao fica 1 barrinha de wifi…

    • Juliano Dantas

      Tem jailbreak? Se sim, instalou customizações em excesso? Comigo ocorre isso se eu instalar em excesso.. agora só uso SBSettings e Activator no meu iPod 3G e poucas coisas, nada de "frescura" [temas, etc].

      • Alexandre Telles

        tenho, não instalei nada em excesso por falta de tempo… só os tweaks necessarios… winterboard, sbsettings, folderenhancer e etc… mesmo com tempo não haveria muita coisa para instalar… depois do 4.0 o jailbreak não se tornou tão necessario… apesar de ser adepto assumido dele… e sempre usei e sempre usarei… uso desde meu ipt 3g… e uso *no aparelho citado* no meu ipt 4g… 4g = fw 4.3.1… o do meu amigo com problema tbm eh um 4g com 4.3.1.. o 3g da minha irmã continua no 4.1 e não apresenta problemas… e esqueci de comentar tambem que mesmo em safe mode (que disabilita tweaks, temas e etc) ele continua com pouca memoria livre… até menos do que ele normal com as extensoes… ele fica com 25mb

        • Juliano Dantas

          Seu amigo tem Installous no iPode dele? Se tiver, ele deleta os downloads dos apps? E quanto ao sinal WiFi do seu, acho isso meio extranho, porque já usei iTouch 4G e não senti nada de alteraão no sinal. Já tentou atualizar pro 4.3.2 e fazer o jail denovo? Aqui meu iPod 3g ficava lerdo até lançarem esse 4.3.1 …

          • Alexandre Telles

            Naao… O problema meu e do meu amigo eh de ram, nao de capacidade de armazenamento… Soh reparei Recentemente a sensibilidade do wifi… Minha irmã nao tem tido esse problema. No final de semana eu restauro … Acho que soh nao faço downgrade pq sentiria saudade dos gestos da multitarefa

  • Juliano Dantas

    Alguém saberia me dizer se pela porta Thunderbolt, ligando pelo MiniDisplay Adaptador DVI numa TV, a qualidade seria melhor que o padrão dos MPB 2010 pra trás, ou é o mesmo? Tem alguma diferença nos "dual display?"

  • Luã

    Mas se os gadgets vierem com esses cabos ia ser muito ruim para quem não tem essa entrada no pc…

  • JunioRock

    esse thunderbolt vai se padronizar, foi a própria Apple que padronizou o cabo USB.

  • TiãoGavi&atil

    Só uma perguntinha?? Eu tenho o pro com a tal porta e onde tem o raio do cabo pra comprar?? Porque em nenhuma loja, site Apple tem, lançam o negocio e não tem é fogo!

  • Pingback: Patente da Apple mostra planos de implementação do Thunderbolt em iGadgets | iPod School()