iPod School

Testes afirmam que o Firefox é o navegador mais vulnerável do mundo

André BazagliaAndré Bazaglia

A história do Firefox ser considerado o navegador mais vulnerável do ano passado, 2008, se repitiu novamente este ano. Um estudo realizado pela Cenzic mostra que o navegador da Mozilla é acentuadamente mais vulnerável à ataques de web do que os seus rivais. Aproximadamente 55% dos 3.100 exploits usados pelos pesquisadores atacaram o Firefox.

Para quem não sabe, um exploit é um pequeno código escrito pelos hackers de plantão para explorar alguma falha em sistemas operacionais ou em seus componentes, como os browsers.

No Internet Explorer, que é o navegador mais criticado pelos usuários, apenas 15% dos exploits funcionaram. Já o Safari, da Apple, também não saiu tão bem, já que ele teve um percentual de 35% de exploits que afetavam a sua plataforma. O Opera que saiu como o grande vencedor, pois apenas 6% dos exploits o afetaram. O navegador da Google não foi testado, portanto não podemos afirmar se ele supera o Opera ou não.

http://3.bp.blogspot.com/_UoAHUECnNe8/RxwiIX-_JDI/AAAAAAAACFw/ADcVbVTDj2s/s400/Opera+9.24.8816+MultiLang+Portable.jpg

Sobre a versão móvel do Safari, navegador disponível em iPhones e iPods touch, foi constatado que o mesmo é afetado diretamente e negativamente nos 35% de exploits que causam algum dano.

De todos os tipos de ataque, as injeções de SQL, com 25%, são as mais comuns. Em segundo vem o cross-site scripting (vulnerabilidade encontrada normalmente em aplicações web), seguido de phishing e rogue web servers.

Até mais.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Tudo mentira mesmo… Eu sei disso. :p

    • Sério? Por que acha que os organizadores da pesquisa mentiram, fiquei curioso! :p

    • O que pode acontecer é, por exemplo, o número de ataques preparados para o Internet Explorer serem em um número maior, pois ele é mais utilizado dos navegadores (eu acho), entendeu?

      Abraços, até mais.

  • Izak

    o internet explorer eu acho realmente mto ruim, mas naum sabia q o safari q tanto gosto era pior em relãçao a os "exploits"..
    otimo post..:)
    @HumJr
    kara naum fala porcaria mew..vc acha q colocou ai so por colocar nem deu uma peskisada a respeito….errrrrrrrr
    os kara daki sao profissionais..xD
    naum vi nenhum post aki q estivesse realmente errado com informaçoes erradas

    vcs ae do iPod School sao mto fera

    • hehe, valeu, realmente os estudos foram realizados pela Cenzic, que deve estar certa, inclusive já li em algumas fontes internacionais esta notícia.

      Abraços.

    • Não estou falando por ofender o post do School… O site aqui é perfeito, eu amo mas o que eu quis dizer ao meu post é que essas pesquisas são mentiras. Não tem nada de mais vulnerável. Só para assustar… E olha, usoo o Firefox por 4 anos e NADA DE PROBLEMAS! 😉

      • Sim, nós entendemos, claro, obrigado pelo elogio! Realmente a pesquisa por ser falsa, mas acredito que não, pelo que o blog da Mozilla diz: http://blog.mozilla.com/security/2009/03/06/bewar

        Também uso o Firefox e nunca tive problemas!
        Abraços amigo, até mais

        • Aff, agora que vi isso… Mas nunca deu problemas aqui mesmo… Quem sabe, no futuro… =/

  • Continuarei usando o Firefox… 😀

  • Po no site do mozilla, algo assim. ( desculpe a ignorância ) eles dizem ser o mais seguro, algo do gênero. Mas eu adoro e sou a favor do firefox em qualquer situação. Não acredito que esteja de fato errado, mas mesmo gosto muito das extensões e da ''interface'' desde navegador. lucas… faço de suas palavras as minhas.

  • pauloexgame

    Que navegador que não foi testado?

    • Crow

      O Chrome criado pelo Google, que outro navegador o Google criou? 😐

    • Google Chrome

  • Google Chrome 🙂

  • Sinceramente…
    Eu uso o Firefox a mais de 2 anos e NUNCA me deu dor de cabeça! Axo que esse risco so corre os usuários inexperientes, ou que não possuem cuidados necessários acessando sites estranhos, dentre outros "vacilos".

    Firefox ruelz 😉

    Abraços

  • Michel

    Sempre usei o Firefox e nunca tive problemas, apesar de gostar mais do Safari que às vezes me incomoda pois não consegue abrr alguns sites, por exemplo, o Appullous. Nunca consigo abrir o Appulous no Safari para Windows.