iPod School

Teste de desempenho: iPhone 4 vs iPad

Alex CazarotiAlex Cazaroti

Diversos sites realizaram testes de performance entre o iPhone 4 e o iPad. Nesses testes observou-se que iPad era mais rápido que o iPhone 4, embora ambos possuam o mesmo processador A4. Na época a comparação não era muito justa, pois o iPad estava com o iOS 3.2 e o iPhone 4 com o iOS 4.0. Hoje ambos possuem a mesma versão do iOS 4.2, e portanto resolvi fazer alguns testes (benchmark) usando o Geekbench 2, o Sunspider JavaScript e o V8 Benchmark. O resultado você confere logo abaixo:

Geekbench 2
Quanto maior, mais rápido
Sunspider JavaScript
Quanto menor, mais rápido
V8 Benchmark
Quanto maior, mais rápido

Como se pode ver, o iPad venceu o iPhone 4 nos testes feitos pelo Geekbench 2 e V8 Benchmark, e perdeu por uma quantia insignificante no Sunspider JavaScript. Com isso conclui-se que o o clock do processador do iPhone é inferior a 1Ghz [contrariando um post aqui do blog 🙁 ]. Além disso o fato do iPad ter apenas 256MB de memória RAM não influencia no desempenho geral. A única desvantagem é que não é possível deixar muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo, ou por exemplo o Safari, que se tiver muitas páginas abertas, ao usar outro aplicativo e voltar a usá-lo, as páginas são carregadas novamente.

Para confirmar tal “teoria” resolvi testar a rapidez ao abrir aplicativos, testando games como Plants Vs Zombies, Infinity Blade, Angry Birds, e mais uma vez o iPad saiu vencedor. Ao comparar o carregamento de páginas da internet, o iPad ganhou novamente. Confesso que fiquei um pouco desapontado, pois esperava/acreditava que iPhone 4 possuía um processador de 1Ghz, visto que a maioria dos concorrentes possuem essa velocidade por padrão. Será que a Apple vai aumentar a velocidade do processador do iPad 2? Acho que apenas dobrar a quantidade de memória RAM é mais do que suficiente, não acham?

Ex-autor do iPod School