iPod School

Susan Kare, referência no design, diz que os ícones do iOS 7 estão no caminho certo

André BazagliaAndré Bazaglia

ios-7-press

Minha impressão pessoal continua sendo a mesma desde quando instalei o iOS 7, no mesmo dia da keynote da WWDC 2013, até hoje: a proposta visual da Apple é ótima. A equipe liderada por Jony Ive fez um trabalho maravilhoso. Eles têm uma visão de design muito além do que nossos olhos — e nossas humildes opiniões — podem ver e sentir. No entanto, me arrisco a dizer que, pelo menos na minha experiência com o sistema, sinto que alguns elementos visuais parecem “soltos” na tela e não conversam entre si. As telas de introdução ao sistema operacional [link] são bons exemplos de algo que não gostei. Os botões de voltar, em menus, também não me agradaram muito. Sobre os ícones da tela inicial, eles parecem ser muito mais agradáveis quando visualizados a partir da tela do próprio iPhone do que pela tela do computador em screenshots. A fluidez do sistema e o papel de parede que se mexe de acordo com o giroscópio certamente são fatores chaves que colaboram para uma boa experiência dentro da tela inicial.

A Susan Kare, uma das designers de ícones mais famosas, deixa sua opinião sobre a proposta dos ícones da Apole introduzidos no primeiro beta do iOS 7. Ela já trabalhou para a Apple, desenvolvendo ícones do primeiro Macintosh, a interface do antigo Macpaint e criando algumas fontes.

Sempre é bom ouvir a opinião de uma referência no assunto:

“No geral, é um bom direcionamento — sou fã de símbolos simples e significativos que preenchem um bom espaço, como no “Música” e o “Tempo”. Isso é melhor — mais icônico, menos ilustrativo.”

Note que nada impede que a Apple melhore mais anda seu sistema. Afinal, o iOS 7 foi (provavelmente) lançado tão às pressas que sua versão compilada para os iPads nem foi disponibilizada para desenvolvedores ainda.

Enviado via iPhone

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • pelo menos eles precisam dar um jeito de deixar esse ios mais harmônico com iphone preto!

    • Bruno

      Não acho que a harmonia do sistema deve combinar com a cor do iPhone (?). Na verdade, acho que os ícones tinham que ter cores mais agradáveis de maneira geral mesmo, rsrs. Ainda assim, melhor que antes. Queríamos algo novo e ganhamos algo novo!

    • PHD

      É só usar um wallpaper escuro, cinza por exemplo. Vi na web um screen de um iPhone com fundo em b/w em um iPhone preto. Muito legal mesmo. Os ícones até pareciam bem mais bonitos.