iPod School

Suporte a múltiplos usuários no iOS 8. Que tal?

André BazagliaAndré Bazaglia

Os designers Tim Nikischin e Marc Philip Haesen desenvolveram um conceito em vídeo do suporte ao login de múltiplos usuários no iPad. A ideia parte do princípio que o iPad é, em muitas situações, divido por uma familia inteira. Isso inviabiliza o uso de alguns recursos do aparelho, como a sincronização de emails, login em aplicativos de terceiros (como redes sociais) para o recebimento de notificações, personalização do papel de parede e a adição de favoritos ao navegador. A solução mais simples para o problema partiu do recurso que existe há muito tempo em sistemas operacionais para computadores (e até em consoles de videogames atuais). Confira o vídeo abaixo.

Apesar do estilo de design explorado no vídeo não se aproximar — pelo menos na minha opinião — do padrão de design da Apple, a ideia é [no vídeo] bem explorada e ele foi muito bem feito. No entanto, a proposta é apenas conceitual, e não devemos esperar por ela na chegada do iOS 8 no evento da próxima segunda, que será coberto no blog ao vivo. Lembre-se que, desta vez, os rumores referentes ao iOS 8 se resumem a nada. A Apple conseguiu guardar suas novidades até a última hora, o que nos deixa ainda mais ansiosos para a apresentação que será liderada por Tim Cook, CEO da Apple.

Por serem aparelhos ultraportáteis, os iPads têm capacidade de armazenamento bastante limitada. Apesar do seu modelo com as melhores configurações (e maior preço) acompanhar um armazenamento em flash de 128GB, a maioria dos usuários optam por uma das versões do tablet mais em conta (16GB, 32GB ou 64GB). Somando isso ao fato do usuário menos ligado à tecnologia não ter uma ideia exata e bem definida do que ocupa espaço no sistema, e desperceber que múltiplas contas consomem espaço em excesso, o problema se acentuaria ainda mais. Recursos adicionais no iOS sempre são muitíssimos bem-vindos, mas a introdução de muito deles a ponto do hardware não acompanhar pode ser prejudicial à experiência do usuário e ao ecossistema do sistema inteiro. Enquanto o hardware limitar o software, e não o contrário, por mim está tudo bem.

via iClarified.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Deco_Rio

    Bela matéria.

  • iAce

    Toda vez que pego o iPad que compartilho com minha família eu penso nessa ideia, de multi-usuários… E uma pena que não terá isso..

    No Surface Pro 3 é possível múltiplos usuários?

  • bryanuhlig

    Apesar de ter costume de compartilhar muito o meu iPad , eu curti muito o conceito do video.

    • bryanuhlig

      * Apesar de NÃO ter constume