iPod School

[Super Review] Google Wave

ivzbivzb

Anunciado em Maio desse ano, o Google Wave causou uma perturbação significante no mundo virtual. Com uma proposta revolucionária – e inteiramente alcançável -, o GWave entrega um sistema de interação em tempo real bem mais personalizável do que as formas atuais.

Edição de texto completamente customizável, inserção de imagens, arquivos (.pdf, .doc, .txt, …), vídeos, gadgets e até os chamados robôs são algumas das propostas que estão a um clique de distância.

Como se trata de uma plataforma aberta a desenvolvedores (open source), as possibilidades de extensão dos seus serviços são enormes.

Imagem divulgada mostra futura interação Orkut – Google Wave

Imagine integrar todos os seus sistemas de comunicação numa só página – email, Twitter, Orkut, além da proposta mais intrigante: as chamadas Waves. Você cria uma e decide com quem vai interagir na mesma – basta arrastar os contatos desejados até a barra superior dela. De início é um pouco difícil entender a proposta central do serviço, mas isto é essencial para que você possa usá-lo com eficácia. Veja estes vídeos (1 e 2).

Para ter uma visão mais ampla do seu painel, segure Control e role o scroll do mouse para trás.

Este é o seu painel principal. Na barra lateral esquerda estão os seus contatos e o menu principal das Waves. No meio estão as ondas que você está incluso. Para abrir uma delas basta clicar em cima da mesma que ela irá abrir e ocupar o espaço anteriormente vazio do lado direito do seu painel. Para criar uma nova e fazer o que quiser (adicionar gadgets, robôs ou iniciar uma discussão) clique em “New Wave”.

Vamos dizer que, por exemplo, você está pensando em fazer uma festa na sua casa e quer saber quem vai poder ir e o que cada um vai levar. Crie uma Wave e arraste as pessoas que você quer convidar para a mesma.

Cada contato coloca o que vai trazer e clica embaixo dizendo se vai poder ir.

Agora digamos que ninguém sabe onde a sua casa fica. É só você adicionar o robô “Dr. Maps”, arrastá-lo pra a Wave em questão, digitar o endereço e o mapa vai aparecer embaixo indicando o local.

Digamos ainda que você quer que as pessoas saibam se vai chover na hora da festa. É só você adicionar o gadget “Accu Weather” embaixo – e por aí vai. As possibilidades são realmente infinitas. Você pode ainda “voltar no tempo” e ver como era a sua Wave antes de todo mundo começar a alterá-la, além de poder ver quem fez tais mudanças.

Dica: pra adicionar um vídeo na sua Wave faça  seguinte: escreva o nome do vídeo (ou o que você quiser), selecione o que você escreveu, clique em LINK e adicione o endereço do vídeo no Youtube. Quando você fizer isto vai aparecer uma lâmpada ao lado. Clique nela, e depois na opção “Embed vídeo”.

Já existe um add-on para o Firefox que avisa quando você recebe alguma atualização. Instale-o aqui.

Você personaliza o seu painel principal, decidindo quais extensões vai colocar nele. Existem dois tipos de extensões: robôs e gadgets.

Robôs

Um robô você adiciona como se fosse um contato, no + do lado de “Manage Contacts”. Pra usá-lo numa Wave basta arrastá-lo para a mesma, como já foi dito anteriormente. Veja abaixo uma lista dos robôs mais legais que estão disponíveis até agora.

Conversação:

Jogos:

Integração:

Tradução:

Outros:

Para a lista completa, clique aqui.

Gadgets

Já um gadget você adiciona clicando no quebra-cabeça verde na barra de opções da Onda e insere o endereço. Veja os mais legais:

Úteis:

Jogos:

Dica: Pegue as seguintes Waves (é só clicar em cima):

Vale ressaltar que, por enquanto, todo o mecanismo do Google Wave está em inglês – então você precisa ter pelo menos uma noção da língua pra usá-lo. Outro ponto importante é que ele funciona melhor no navegador Chrome. Você pode fazer o download deste aqui.

Como ainda se trata de uma plataforma restrita – você precisa ser convidado para poder entrar – as opções de comunicação, por enquanto, são um pouco limitadas.  É uma versão beta, então bugs e lentidões ocasionais já são esperadas. As extensões ainda são poucas – e precisam melhorar. Nada fora do normal pra uma plataforma com apenas seis meses de vida.

É o início de uma nova forma de comunicação – mais prática, mais interativa, mais completa. Até o mundo corporativo comemorou a sua chegada. Agora só falta aprimorá-la. Se a mania vai pegar? É pagar pra ver.

Atualização:

O iPodSchool tem 5 convites para sortear! Para participar da promoção, basta responder:

Em que país o Google Wave foi desenvolvido? Quais os nomes dos dois líderes da equipe líder do projeto?

Envie a resposta para o email [email protected] até amanhã (06/11/2009) à noite (21:oo hrs). Todas as respostas corretas vão participar de um sorteio, que vai definir os cinco ganhadores.  O resultado será anunciado Sábado.

Até mais!