iPod School

[Super Post] Obtendo o melhor do Windows 7 sem atualizar!

iPod SchooliPod School

Você, provavelmente ouviu muitos argumentos falando bem da nova versão do windows como: Boots mais rápidos, ferramentas mais poderosas e um visual agradável. Mas, você por algum motivo, não poder instalar o Windows 7, você pode conseguir os melhores aspectos do windows 7 somente usando o Vista ou o XP.

Boots mais velozes

Vamos dar um exemplo de um Acer Aspire, ele demora 2 minutos para dar boot no vista. No Windows 7 ele demora somente 43 segundos neste msm PC. Para conseguir isto, você primeiro deve ter no mínimo, 1GB de RAM, mas recomendo ter 2GB. Isso aumetará a velocidade do boot e também a perfomance geral.

Baixe o Startup Delayer aqui, ele vai ser úti para “atrasar” a iniciação de vários programas que normalmente abrem no seu windows como: MSN,Skype,Docks,Antivírus ou qualquer programa padrão.

Com ele, você pode configurar alguns programas para rodarem 10 ou 15 minutos depois do boot. Se seu sistema é velho, é bom você limpar o HD ou instalar a própia cópia do Windows (Você pode instalar logo o 7!).

Menos avisos de UAC(User account control) incômodos

Tire todos aqueles avisos incômodos de UAC, que geralmente quando você tenta abrir algum programa ou talvez arquivos e abre aquela mensagem que pode atrapalhar peguntando se você deixa ou não o programa acessar seu PC e etc, ele foi um dos problemas do Vista. Já no windows 7, esse problema foi eliminado devido a reclamações. Mais aí? Como elimina-lo no Vista?(Ou no XP) O vista usa a configuração de UAC 1.0, com isso você pode retirar essas mensagens ou obter outro tipo de configuração UAC.

Um dos exemplos é o Norton User Account control(Download aqui)  para você não receber essas informações UAC que você realmente não está nem aí para ler e simplesmente usar a opção nõ perguntar de novo, o que faz com que ele não lhe pertube mais em relação ao UAC. Existe também a alternativa do UAC Snooze (Download aqui) que permite você a desabilitar os Aviso UAC por um certo período de tempo, útil para que você possa fazer algo sem avisos a cada passo.

Perfomance mais veloz

Como já vimos, sabemos que o Windows 7 faz um boot mais veloz em relação ao vista, mais será que a sua perfomance em si, é melhor que a do Vista? Não nescessáriamente, alguns testes informaram o 7 acaba sendo um pouco mais devagar, outros ao contrário. A maioria dos testes deram o resultado que o 7 é mais rápido que o vista, mas isso vai depender um pouco da perfomance do seu PC. Modificando algumas configurações do vista, podemos fazer com que ele aumente sua perfomance.

10 Aspectos que ajudam em uma pior perfomance que pode ser desabilitados

SideBar

Sidebar; click to view full-size image.Um dos aspectos que diminuem bastante a perfomance do vista é a famosa Sidebar. Apesar de ser útil para ver o clima, hora, dia e outras funçoes que realmente quebram o galho, podemos dizer que esta sidebar reduz um grande pedaço desta perfomance. Para desativa-la, clique em qualquer lugar da sidebar e em “Fechar”. Para fazer com que ela não abra junto com o windows, vá nas propriedades da sidebar e desabilite a opção “Abrir a sidebar quando o windows iniciar”

Aero

Na minha opinião, um das maiores inovações do Vista foi o design agradável do Aero. Mas o Aero não é só aquele benefício todo de seu windows bonitinha e coisa tal. Sabemos que tudo que é bom tem um preço. A Microsoft investiu muito no novo tema Aero mais isso não deu muitos benefícios a perfomance do seu computador. Existem nova funçoes como navegar pelas janelas com o Flip-3D o que realmente é muito bonito, eu gostei do Aero. Como eu falei, ele tem um custo ele retira boa parte da perfomance do seu computador e para desativa-lo vá em: Personalizar – Cor e Aparência do Windows – Clique em Abrir uma caixa da Cor e Aparência do Windows e opte pelo Windows Vista Basic, isso desabilitará o Aero.

Assistência Remota

A assistência remota em geral é muito útil para quem quer oferecer suporte para pessoas que estejam distantes. O Windows contém nativamente essa ferramenta, alguns de vocês podem conhecer outras ferramentas de acesso remoto como o Team Viewer e o LogMenIn que também está disponível para iPhone. Como eu disse, existem outros programas de Acesso Remoto que podem servir de alternativa ao do Windows e dependendo de sua opinião pode acha-los até melhores que a função nativa do Windows. Para se livrar dela, clique em Iniciar, o botão direito do mouse em Computador e selecione Propriedades. Clique emConfigurações Remotas. Desmarque a opção Permitir conexões a Assistência Remota para este computador.

Internet Printing Client

Alguma vez você imprimiu documentos pela internet? Eu nunca fiz uma façanha desta.O Vista contém ferramentas de internet que muitas pessoas não conhecem e que eu julgo inúteis ou seja, não servem para absolutamente nada. Abra o “Programs and Features” do painel de controle e clique em Turn Windows features ligado ou desligado link à esquerda, você terá a caixa diálogo Windows Features.Expanda a seção Serviços de Impressão e desmarque Internet Printing Client.

Windows Meeting Space

Meeting Space; click to view full-size image.É simplesmente uma ferramenta P2P que deixa você trocar arquivo com outra pessoa. Realmente é “utilizável” mas eu acho que não é rotineiro usar isto, como um navegador de internet ou o MSN, raramente você irá usa-lo. Por este motivo eu desativei o meu Windows Meeting Space para melhores resultados. Basta desmarcar o Windows Meeting Space, enquanto você está no Recursos do Windows caixa de diálogo. Se você não está na caixa diálogo Windows Features, o mesmo processo do Internet Printing Client.

Extras do Windows Ultimate

Não irei falar muito sobre os extras do Windows Ultimate porque não é uma forma geral do vista, essas funções só se colocam no ultimate. O Windows Vista Ultimate conta com variados Add-Ons que realmente não são úteis. Se você usa outro Windows sem ser o Ultimate não vai notar a mínima diferença nos recursos Extras. Os extras incluem um jogo de poker, alguns aprimoramentos BitLocker e EFS que quase ninguém usa, vários sistemas de som, e uma ferramenta ímpar chamado Windows DreamScene que permite que você perca preciosos recursos do sistema através da utilização de vídeo como papel de parede. Você pode ativar o Windows Ultimate Extras off no painel de controle do Windows, clicando em  Windows Features ligado ou desligado para abrir a caixa diálogo Windows Features, e seguida, desmarcando Windows Ultimate Extras.

Configurações de um PC Tablet

Essas configurações de PC Tablet são muito boas e úteis para quem aderir um Tablet. Mas para quem usa um Desktop ou um Notebook qualquer é totalmente inútil a ativação destes recursos para a Tablet. Para desativar, repita o processo para ir na caixa Windows Features e basta desmarcar Tablet PC Optional Components.

Ready Boost

Se você não está usando esse recurso do Vista – que supostamente acelera Vista cache de memória para uma unidade flash – ele vai reaomente retardar a perfomance do seu computador (E se você estiver usando ReadyBoost, provavelmente é ainda um obstáculo em seu PC.) Você tem de desativar o ReadyBoost já que você não o usa. Para isso, clique em Iniciar, digite serviços, e pressione Enter. Localizar e  dê um clique duplo ReadyBoost. No no menu suspenso, selecione Desativado e clique em OK.

Arquivos Offline

Se você trabalha com arquivos armazenados em um servidor em algum lugar, e você não pode depender de o servidor estar sempre disponível, Vista Business e Ultimate do recurso Arquivos Offline facilita sua vida copiando os arquivos para o disco rígido e mantê-los sincronizados.
Evidentemente, esse tipo de coisa não é para todos, que é provavelmente porque a Microsoft não incluir arquivos off-line nas edições Home do Windows Vista. Mas se você tem Business ou Ultimate e ainda não precisa de arquivos off-line, desligue-o clicando em Iniciar, serviços de digitação, e pressione Enter. Encontre e dê um duplo clique com o botão Arquivos Offline. No menu, selecione Desativado e clique em OK.

Avisos UAC

Como eu já havia falado você pode retirar os avisos UAC aqui só vou complementar que eles também pioram sua performance.

Recursos

Como sabemos, o Windows 7 vem com um material muito bom, com novos recursos que realmente fazem falta. Felizmente podemos adicionar alguns desses recursos ao Vista ou ao XP.

Gravação de ISO

ISO é um arquivo de imagem muito utilizado em quase todos os CDs de instalação e de jogos. No windows 7 nós temos a opção de gravar ISOs quando inserimos no PC um cd em branco, o que torna mais fácil a gravação de imagens, principalmente se você for instalar um novo OS que é nescessário que você grave em um CD. Concerteza, alguem que está usando o XP o o Vista vai prescisar alguma hora gravar uma imagem ISO.

Mais para isso é nescessária a instalação de algum programa de gravação. Você pode optar pelas seguintes alternativas de programas pra gravar ISOs: O Próprio NERO(Download aqui) ISO Recorder (Download aqui) ou o ImageBurn(Download aqui)

Paint renovado

O Paint é uma ferramenta simples, prática, mais também não é aquele Photoshop da vida. As vezes o Paint pode ser uma ferramenta bem útil como no entretenimento (Bonequinho palitex) como também pequenos recortes de imagem e etc. Aquele velho paint sempre com as mesma cara foi totalmente renovado no Windows 7, com novas funções e também com um novo visual.

No XP e no Vista você pode ter edições como no Paint com somente programas online, que realmente quebram o galho.

Você pode optar por estes três a seguir:

Pixrl Editor: O Pixrl Editor, parece bastante com photoshop vai lhe ajudar bastante com pequenas tarefas, pode acessa-lo aqui

Sumo Paint: Esse é espetacular, parece que é realmente um Photoshop, você pode se registrar e fazer imagens para os outros votarem, realmente é bem divertido. Você também pode somente baixar o programa para usá-lo no seu PC quando estiver offline.

GIMP: É totalmente freeware muito bom, ao contrário dos outros, não é online. Ele pode ser baixado aqui

Calculadora

Dos novos recursos do Windows 7, um dos que eu mais gostei foi a grande diferença da calculadora. Realmente a calculadora foi totalmente re-feita. Ela conta com um novo design que eu achei bastante agradável, agora, também é possível ter outros tipos de calculadora além da padrão, como a calculadora Científica,Programador e de Estatística. Você pode fazer o download desta calculadora aqui.

Visual

Bom, o Windows Vista(Não é o caso do XP) contém um visual bem bonito, mas, para quem prefere o visual do 7 pode coloca-lo no seu PC fácilmente. Para o XP existe um tema que pode ser baixado aqui. Mas, para o vista você pode baixar logo aqui

Conclusão

Aqui mostrei, que vários recursos do Windows 7 pode ser colocados no Vista e no XP. Dando mais conforto e paciência a quem quer atualizar o seu PC. Mas, apesar de todos estes recursos podendo serem colocados fora do 7, eu ainda recomendo que você coloque uma cópia do 7 no seu PC.

Tomara que tenham gostado!

Até a próxima!

Perfil usado para mensagens do blog ou posts publicitários.

  • … Nada de super Oo Windows!? Super não sei onde…

  • Lucas Guimarães

    Muito bom o post, vai ajudar bastante

  • Dico42

    Muito bom o post ! Bem que você me disse que ia ficar gigante hehe…

  • Lucas Moreira

    Assim, sabe me dizer porque meu PC só lê 3,25GB de RAM? Sendo que tenho 4 ?

    • victor

      lucas é porque seu windows é 32 bits ai vc tem q ter um de 64 bit u meu tb era assim ai eu desinstalei e instalei de 64 bit.

  • Galera, estou com dois problemas! Eu tinha 4 partições num HD de 320GB com o Windows Vista, formatei para o 7 e agora só reconhecem 3 partições! E alguém sabe uma ativação pra ele? Não consegui ativá-lo e ele vai expirar em 10 dias!

  • victor

    o windows 7 embaralhou todo o meu computador tirou todos os jogos instalados nele so me deu prejuizo ate o provedor eles tiraram agora vou ter que pagar tudo de novo para um tecnico ajeitar que, saco em vez de ajudar so atrapalha