iPod School

Steve Wozniak: “O iPhone 6 chegou atrasado há 3 anos”

André BazagliaAndré Bazaglia

141110164148-steve-wozniak

O Steve Wozniak fez um dos comentários mais inteligentes do universo cibernético nesta última semana. O co-fundador da Apple afirmou: “A Apple poderia conquistar uma parcela muito maior do mercado se lançasse o iPhone com tela maior há três anos”. É… verdade! A tela maior não era algo tecnologicamente impossível há alguns anos, tanto que outras empresas já ofereciam, em 2011, smartphones com telas maiores. Um hardware melhor também não era inviável: o iPhone 4s chegou com processador dual core com clock máximo de 1GHz, 512 MB de RAM, armazenamento de até 64GB e bateria de 1420 mAh. O iPhone 6 tem um processador dual-core com clock máximo de 1.4GHz, 1GB de RAM, armazenamento de até 128GB, bateria de 1810 mAh para o 6 e 2915 mAh para o 6 Plus. Note que, apesar de uma notável diferença de hardware decorrente das maiores necessidades ao longo dos últimos três anos, não houve nada de revolucionário neste quesito. As inovações foram: tela maior, Touch ID, um recurso ou outro na câmera, além do sistema operacional, que é o coração do celular. Poderíamos ter visto isso nos últimos 3 anos. Não existiam barreiras tecnológicas que impedissem a inovação da Apple.

A entrevista completa foi publicada na CNN, portal jornalístico dos Estados Unidos.

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • André, vc ja pegou o galaxy note 4? Quando o ipodschool e itouchbr foram fundados eu era um fanático pelos produtos da apple, hoje tenho um ipad 4 e um macmini e dois iphones, mas todos obsoletos, uso um pouco mais o macmini para produção de musica, a dois anos atras comprei o note 2 e não troco mais. A conversa que o android não é bom ficou no passado, o kitkat é fantastico e o lollipop é espetacular, tenta usar pra vc ver

    • Paulo,

      Tenho um S4. Usei a ROM original, usei a CyanogenMod e passei até pela ROM do Android puro (Google Play Edition). Minha experiência com o Android foi péssima. Travamentos frequentes. Não só no sistema, mas também com grandes aplicativos: o SwiftKey congela no mínimo 5 vezes por semana, o WhatsApp corrompe os chats eventualmente, e o Viber quase sempre trava numa tela preta. Isso que são aplicativos grandes e conceituados. Não sei se a culpa é dos desenvolvedores ou do sistema operacional. Mas acredito que sejam dos dois. Enfim, o sistema ainda se mostra muito instável, principalmente quando comparado ao iOS.

      Um forte abraço,
      André.

      • Discordo Andre, como disse não se pode comparar um s4 com um iphone 5s, o s4 se compara com o iphone 4/4s que ja não fluem tão bem com o ios8

        • iPhone 4 é de 2010, o 4S de 2011, e o S4 de 2013. Conheço o S4 desde um pouco depois do lançamento dele, e, na minha curta experiencia, travou em pequenas tarefas. Verdade que o 4S já não flui bem com o novo iOS, mas, o S4, de 2013, mesmo como android de fabrica, trava.

          Seria justo comparar 5S com samsung S4, já que são dois smartphones de 2013, mas o 5S se sai melhor rodando o sistema. Como você disse, se compara o S4 com o iphone 4S… por isso que eu acho que a Samsung que está atrás.

      • Rodid

        Deveria ter mandado seu aparelho para a assistência….meu s4 roda liso e instalo tudo nele…o iphone sim que travava muito e sinto dizer que o sistema fechado do iphone só prejudica os usuários.

      • karina

        Mesmo com travamentos vi em alguns posts vc continua usando o android, interessante

  • A questão é que vivemos o capitalismo e neste sistema, as novidades são lançadas como conta-gostas, de um modo que a cada avanço, tenha maior aproveito nas vendas, gerando assim maior lucro… Se eles lançassem tudo de uma vez, pode ter certeza que não estariam hoje com a receita que estão. Steve era visionário e pensava bem nisso…

  • Pedro Henrique

    Concordo com o André , nao entendo porque o aparelho android pode ser o ultimo que foi lançado , basta vc lotar a memoria dele que começa os tratamentos ( nao acontecem no ios )
    E no android o whatsapp vive dando problema , o android ainda nao pode ser comparado ao ios , o iphone é feito para o ios e o ios feito para o iphone , a apple nao depende de outra empresa para colocar sistema no aparelho dela , por essas e outras o ios leva vantagem , o ios só nao bate o android no Brasil pelo preço que nao é acessível igual a android que vc encontra ate de 200 reais

    • Esse é o grande problema do android Pedro, um teleporcaria de 200 reais usa um sistema com o nome android, discordo do comentario do Andre, como eu disse tenho 2 iphones e ipad, o iphone 4s com ios8 ficou uma porcaria, o ios ja não flui mais, isso devido os avanços do software sobre o hardware, como disse não adianta comprar um s4 e querer comparar com um iphone 5s, agora pega um note 3 ou 4 e compara, não sou fan da samsung mais gosto muito do android 4.4.4 no meu note, acho rapido com recursos ilimitados e para o meu dia dia corporativo é perfeito

      • Victor

        Cara, não concordo com vc… Não se pode comparar o s4 com o iPhone 4s de forma alguma! o S4 é o modelo da Samsung lançado em 2013, enquanto iPhone 4s foi lançado em 2011!! O S4 deveria ser comparado com iPhone 5S de 2013 também, ou no mínimo com o iPhone 5 que foi lançado alguns meses antes no final de 2012. É aquela velha questão, a linha Galaxy realmente tem um hardware invejável pra qualquer usuário de iPhone, mas a questão é que o iPhone nao precisa disso, pq com um hardware que é metade da linha galaxy, ele ja consegue fazer mais que o dobro.

      • Rodid

        Se o 4s ficou ruim com o ios 8 então volta ele pro 7…

  • Pedro Henrique

    Travamentos*

  • Paulo tado

    Quando se tem uma unidade fechada, ou seja, quando o hardware e o software sao feitos exclusivamente um para o outro, minimiza-se os erros de sistema. A apple sempre fez isso, o que e louvavel do ponto de vista tecnologico. No caso android, temos uma OS generica que funciona em qualquer aparelho capacitado, mesmo que so atenda aos requisitos minimos, o que faz julgamentos erroneos. O merito do android e simplesmente a popularizacao do smartphone. Como ocorreu com o linux nos computadores.

    • Paulo eu concordo com vc, mas trabalhar com sistema fechado é muito enjoativo, sempre fui adepto ao jailbreak justamente por abrir as possibilidades de modificação, mas isso tem um preço, constantes travamentos, o iphone não trava tanto quanto o android por isso, quem usa android quer modificações, instala tudo quanto é tranqueira e isso aumenta o risco de travamentos, mas para os usuários avançados, o kitkat com um smatphone de peso tipo o s5 ou mesmo o note e o m8 são simplesmente fantasticos, estou louco pela chagada do android L, que alem de bonito é muito estável e fluido.

      • Marcos

        Paulo me tire uma duvida. Também tenho um 5S meu iPad mini é meu mac. Mais estou com vontade de comprar um Note 4 Para usar no trabalho. Recentemente vi um vídeo de Review do note 4 lá de fora, quando o cara do vídeo abriu vários apps na tela ele travou, congelou mesmo o cara ficou até sem graça no vídeo. Isso procede? Já travou com você?

        • paulohacker

          Não trava, é um quad 2.7 com 3gb de ram e um dos melhores videos

  • Esse só ganha a vida contrariando a Apple, assim está sempre na mídia e ganha uns trocados fazendo "palestrinhas" mundo a fora. É o famoso "gênio de um só invento" 😉

  • patrik

    pura verdade

  • Pingback: Steve Wozniak: "Com certeza o Brasil será um dos líderes em tecnologia nos próximos anos" | iPod School()