iPod School

Steve Jobs: leia as mais famosas frases do grande mestre.

Vinicius CovreVinicius Covre

Com a saída de Steve Jobs de seu cargo de CEO da Apple, o assunto do momento não poderia ser outro. Foi no dia 24 desse mês que o mundo parou para os Apple fanboys, mas o fato é que Jobs não morreu (Graças a Deus!), simplesmente desceu de cargo, o que não deixa de ser triste. Creio eu que o gênio citado anteriormente está preparando os fanáticos pela Maçã para uma futura saída oficial, ou até sua morte :(. Esse poderia ser um dos motivos de sua descida de cargo na empresa.

 

Bom, vamos deixar esse pensamento negativo de lado! Uma das características de Steve Jobs é sua ousadia, e ele não tem medo de dizer o que quer. O pessoal do Gizmodo separou vários trechos ditos pelo atual COO da Apple, entre eles estão os ousados, que são os meus favoritos. A lista a seguir vai mostrar as melhores frases do mestre. Confira:

Sobre a Apple

“Nós nunca tivemos vergonha em roubar ótimas ideias.”
– Documentário da PBS “Triumph of the Nerds”, 1996

A frase acima cabe muito bem se referirmos ao Notification Center do iOS 5, já que o conceito estava presente anteriormente no Android. Eles até usaram a frase: “Yes, like Android!” na WWDC de apresentação do iOS 5, demonstrando a novidade do centro de notificações.

“Se eu estivesse comandando a Apple, eu iria explorar todo o valor do Macintosh – e me ocupar com a próxima grande coisa. A guerra de PCs acabou. Fim. A Microsoft já ganhou há muito tempo.”
– Fortune, 1996

“Os produtos são horríveis! Não há mais sexo neles!”
– BusinessWeek, 1997

“É muito difícil criar produtos usando grupos foco. Muitas vezes, as pessoas não sabem o que elas querem até que você mostre a elas.”
– BusinessWeek, 1998

“A participação de mercado da Apple é maior que o da BMW, ou da Mercedes, ou da Porsche no mercado automotivo. O que há de errado em ser a BMW ou a Mercedes?”
– Macworld, 2004

“E olha, como o patenteamos!”
– Macworld, 2007 (apresentação do iPhone)

Sobre Bill Gates

“Eu lhe desejo o melhor, desejo mesmo. Eu só acho que ele e a Microsoft são um pouco limitados. Ele seria um cara mais aberto se tivesse usado LSD por uma vez, ou feito um ashram [peregrinação espiritual] quando ele fosse mais novo.”
– New York Times, 1997

Sobre PCs

Playboy: Você está dizendo que as pessoas que fizeram o PC não têm esse tipo de orgulho do produto deles?

“Se eles tivessem, eles não teriam feito o PC.”
– Playboy, 1987

Sobre a vida

“Eu trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates.”
– Newsweek, 2001

“Minha vida sexual anda muito boa atualmente, Walt. E a sua?”
– AllThingsD D8, 2010 (falando com o famoso jornalista de tecnologia Walt Mossberg)

“Esse é o tipo de Porsche que dentistas dirigem.”
– do livro The Second Coming of Steve Jobs (Como dito a Kati Hafner da BusinessWeek, quando eles andavam pelo estacionamento da NeXT.)

Sobre Design

“O único problema com a Microsoft é que eles não têm bom gosto. Eles absolutamente não têm bom gosto. E eu não digo isso de uma forma pequena, eu quero dizer de uma forma grande, no sentido de que eles não pensam em ideias originais, e não colocam muita cultura nos produtos deles.”
– Documentário da PBS “Triumph of the Nerds”, 1996

“No vocabulário da maioria das pessoas, design significa aparência. É decoração de interiores. É o tecido de cortinas, do sofá. Mas para mim, nada poderia estar tão longe do significado de design. Design é a alma fundamental de uma criação humana, que acaba se expressando em camadas externas sucessivas do produto ou serviço.

“Quando você é um carpinteiro fazendo uma bela cômoda, você não vai usar um pedaço de madeira compensada atrás, mesmo que ela fique voltada para a parede e ninguém a veja. Você sabe que ela está lá, então você vai usar um belo pedaço de madeira atrás. Para você dormir bem à noite, a estética, a qualidade, tem que ser aplicada completamente.”
– Playboy, 1987

Conselhos e Reflexões

“Vocês fazem alguns dos melhores produtos do mundo – mas vocês também fazem muito lixo. Livrem-se do lixo.”
– Para a Nike, como dito a Mark Parker, no livro The Innovation Secrets of Steve Jobs

“Você quer passar o resto da sua vida vendendo água com açúcar ou você quer uma chance de mudar o mundo?”
– Como dito a John Sculley, que se tornou CEO da Apple e expulsou Jobs da empresa, no livro Odyssey: Pepsi to Apple

“Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. Não fique preso pelo dogma – que é viver pelos resultados do que outras pessoas pensam. Não deixe o ruído da opinião dos outros afogar a sua voz interior. E o mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário.”
– Discurso de iniciação em Stanford, 2005

“Ser o homem mais rico do cemitério não me importa… Ir para a cama à noite dizendo que fizemos algo maravilhoso… isso é o que importa para mim.”
– Wall Street Journal, 1993

“Quero deixar uma marca no universo.”

A última frase é um pedido dos leitores, realmente estava faltando.

“One more thing”

E Steve Jobs realmente deixou uma marca no universo (pelo menos no universo da tecnologia e informática), como diz a última frase da lista. Eu realmente desejo muito ver mais frases como essas saindo pela boca do co-fundador da Apple.

Via Gizmodo

Vinicius Covre de Assis, ganhou seu primeiro produto da Apple em 2008, foi um iPod touch 1G de 8GB; a partir daí começa sua historia como Apple Maníaco. Sempre foi fanático por informática, e depois que assistiu o filme "Piratas do Vale do Silício" se apaixonou, mais ainda, pelo trabalho de Steve Jobs. Atualmente tem 17 anos e possui um iPhone 3GS, um iPod nano 6G (utilizado com um iWatchz) e um MacBook Pro.

  • Dilia

    Mais um post sobre esse cara!!!!

    • Sobre esse cara não, sobre um gênio que está passando por um problema de saúde grave, e nós, futuros empreendedores, ou programadores, ou designers, whatever, temos risco de perder um grandioso ídolo. Steven Paul Jobs não era só um CEO, ele era um ídolo, um gênio, uma pessoa que sabia de grandes coisas, e ainda mais, o cara que revolucionou o mundo da tecnologia. A morte dele é o fim para mim, como um fã dele — amo design, amo programação, e isto é um dos principais assuntos que me dizem que a Apple é melhor empresa na minha teoria.

      • Hilal Khaled

        Era não, ainda é !!

  • iMark

    Post sensacional!! Parabéns Vinicius .

    Abraços

    • Vinicius Covre

      Valeu iMark!

      Um grande abraço amigo! 😀

  • Henrique Sasaki

    Muitas pessoas sentem com tristeza a saída de Steve Jobs como CEO, porém a pesar de eu gostar muito dos produtos fabricados pela Apple, não conheço ele pessoalmente para poder avaliar de forma justa sua pessoa. Não nego que ele certamente fará falta como presidente e que para muitos ele é um exemplo a ser seguido, mas prefiro não acreditar na imagem que a mídia criou dele. Afinal entender uma pessoa não é algo fácil, quantos já não foram surpreendidos por pessoas que juravam conhecer.

  • João Paulo

    Vocês estão parecendo um bando de " viúvas" chorosas! O Jobs nem morreu e já estão escrevendo suas homenagens póstumas. Não tem outro assunto pra publicar aqui? Teremos que ler um tópico de cada bloguer do site falando sobre sua " admiração" pelo Jobs? Acordem! Essa notícia já é velha. Outros sites já publicaram novas notícias e vocês ainda estão nessa rasgação de seda. Pergunta: nós, os leitores de vocês, merecemos isso? Somos obrigados mesmo a ler essa puxação de saco? Juro que se eu ler mais tópico sobre esse chororô da saída do Steve Jobs não volto mais aqui. Vou excluir do meus favoritos.

  • João Paulo

    Vocês estão parecendo um bando de " viúvas" chorosas! O Jobs nem morreu e já estão escrevendo suas homenagens póstumas. Não tem outro assunto pra publicar aqui? Teremos que ler um tópico de cada bloguer do site falando sobre sua " admiração" pelo Jobs? Acordem! Essa notícia já é velha. Outros sites já publicaram novas notícias e vocês ainda estão nessa rasgação de seda. Pergunta: nós, os leitores de vocês, merecemos isso? Somos obrigados mesmo a ler essa puxação de saco? Juro que se eu ler mais tópico sobre esse chororô da saída do Steve Jobs não volto mais aqui.

    • Não, não são obrigados a ver "essa puxação de saco". Se você não gostou da matéria, legal, não leia, leia uma mais antiga ou uma mais recente (quando disponível). Simplesmente não clique no título dela para ser redirecionado aqui se você não se interessou pela matéria.

    • Se você quiser ler algo em blogs de Apple, creio que você só vai ler sobre isto. Digo o mesmo o que o André disse ;).

  • gomes

    Galera meu tio ta com um iphone q aparece a tela pra conectar no itunes, masi quando vai restaurar ele da erro 1015 e não restaura ou seja mantem a tela de conectr ao itunes

    OBS: ele não tem o tal de SHSH salvo

    Desculpa sei q não é o poste certo mais pode ser q alguem ajude.

  • afonso

    faltou uma "One more thing…"

    • Esta é épica que talvez não veremos :(. Meu coração vai na mão quando ele fala "One more thing".

  • Ricardo

    Meio off topic mas

    Eu estava economizando dinheiro desde o começo do ano pra comprar um Mac, agora com a noticia de que Jobs saiu da Apple fiquei meio com dúvida. Sempre quis um Mac pois é seguro, tem interface bonita e etc. mas agora estou com medo de que com a saida do Jobs a Apple modifique o sistema e deixe-o mais vulneravel a ataque de virus e mude a interface, sei la, devo ainda comprar um? Pretendo comprar um iMac de 21,5 (mais barato)

    Anyway, boa lista, mas faltou o One More Thing aí :

    • Vinicius Covre

      Com certeza você deve comprar um, sem dúvida!

      Steve Jobs "saiu", mas a qualidade dos produtos não. Aliás, o iMac foi feito enquanto Jobs estava no comando.

      Abraço Ricardo!

      • Luiz

        Ele não saiu, só desceu de cargo! E Ricardo, pode comprar, vai ser a melhor aquisição da sua vida!

        • Vinicius Covre

          Sim, ele só desceu de cargo, por isso as aspas 😉

  • Chuck

    Poxa Vida, Fiquei Transtornado com essa notícia… Sinceramente!

  • Vinicius Covre

    Adicionei o "One more thing"

    Abraços!

  • Rafael

    O Steve Jobs já bolou o iPhone 5, 6 e o iPad 3, 4 certeza, já deve estar quase tudo bolado, então as idéias e os produtos dele predominarão por um bom tempo ainda, pelo menos é o que eu acho!

    • Tenho certeza disso… a sombra do efeito Jobs vai reinar na Apple por alguns bons anos, penso eu.