iPod School

Steve Jobs faria hoje 60 anos

André MacêdoAndré Macêdo

Estamos entrando no quarto ano que não temos a companhia do criador da empresa da maçã mordida. Steve Jobs, grande inventor e empresário, nasceu há 60 anos atrás em 24 de fevereiro de 1955 em Palo Alto, Califórnia, vindo a falecer no dia 5 de outubro de 2011 de um câncer pancreático cujo qual vinha lutando desde 2004.

Homem de grande importância para o mercado tecnológico e de aspirações filosóficas orientais, Steve Jobs estaria hoje dando entrada na sua aposentadoria, caso fosse brasileiro. Brincadeiras à parte, ainda temos muito de seus dedos nos últimos lançamentos da Apple. Talvez o design do iPhone 6 e do iOS 7/8 não tenham sido uma escolha pessoal sua, mas é notório que sem jobs a coisa teria andando muito diferente.

Jobs não só tinha bom gosto por designs bonitos, mas era um marketeiro e apresentador nato, o que tornava cada uma de suas apresentações da Apple um evento aguardado por todos. E em particular, sempre me vem a memória duas grandes apresentações.

A primeira delas claro, do primeiro iPhone chamado de 2g ou classic, lançado em 2007:

Perceba no vídeo acima como ele mantêm a atenção do público, fazendo com que até seu avô (nada contra os avôs, o meu fala comigo por whatsapp mais que meu pai) entenda o que é um iPhone e principalmente, queira comprar um.

Veja também uma apresentação de um outro grande produto, o Macbook Air, lançado em 2008:

 

Há muito o que falar sobre Steve Jobs, mas muito também já foi dito e visto. Tinha uma cabeça visionária, era muito rígido com seus empregados e lutou por muito tempo contra o câncer. Sua vida como empresário visionário pode ser vista num documentário na Netflix que não passa de uma hora, The Way Steve Jobs Has Changed the World (Steve Jobs: como ele mudou o mundo). E seu filme recente, Jobs, lançado em 2013 com Ashton Kutcher fazendo seu papel, mostrando a época em que ele estava abrindo uma empresa – adivinha qual – na garagem de sua casa. Se quiser assistir algo mais víntage, você tem o filme Piratas do Vale do Silício, com a famosa briga entre Apple e Microsoft… Ou seja, opções não faltam. Compre um saco de pipoca, desligue o celular, não coloque os pés na poltrona da frente e curta o filme, que a cessão já vai começar!

Captura de Tela 2015-02-24 às 18.31.26

 

E você caro leitor, já viu algum filme ou documentário? Indica algum outro filme ou livro? Qual grande apresentação dele lhe é marcante? Compartilhe conosco!

Analista

  • Rui Hall Ferreira Junior

    Saudades de vc kara.