iPod School

SSD: um grande upgrade no desempenho de Mac’s e PC’s

iPod SchooliPod School

ssd

Desde quando o primeiro disco rígido foi produzido pela IBM, em 1956, muita coisa mudou. A tecnologia evolui, e apesar de HDD’s terem, de lá pra cá, se tornado mais rápidos e terem sua capacidade de armazenamento multiplicada milhares de vezes, é fato claro que algumas limitações de hardware nunca poderão ser contornadas. Por exemplo: o disco rígido (HDD) sempre terá a necessidade de mover o leitor até a trilha que contém as informações que deseja-se ler. A tecnologia está com os dias contados, e seu substituto já existe. A solução recente que revolucionou a maneira como armazenamos dados no computador é o SSD (solid-state drive); tomamos-o como tendência de hardware que será responsável pela extinção do disco rígido.

[zilla_alert style=”white”] Atenção: O MacBook Air é o único computador da Apple que já usa, de fábrica, a tecnologia do SSD. Outros modelos de MacBook ou Macs desktop não possuem a mesma tecnologia. [/zilla_alert]

Apesar do usuário sempre buscar, popularmente, upgrades de RAM e processador, a resposta pode nem sempre estar aí. O upgrade de um HDD comum para um SSD, além de ser uma opção potencialmente mais barata e com melhor custo-benefício em alguns casos, pode trazer melhorias extremamente notáveis para o desempenho de qualquer computador.

O vídeo abaixo tenta ilustrar um pouco a situação. Os dois MacBooks Pro 13″ são os modelos de entrada dos anos de 2011 e 2012, e possuem configurações parecidas: a mesmíssima quantidade de RAM, e uma diferença de capacidade de processamento pequena. Para efeitos de testes, podemos considerar os dois hardwares iguais, dando no máximo (!) dois (2) segundos de vantagem para o modelo de 2012. Realizamos o seguinte teste na gravação: removemos o HD do MacBook Pro à direita e instalamos no mesmo um SSD de 120GB, modelo OCZ Vertex 3 Series, disponível no site da Terabyteshop [clique aqui para acessar a página do produto].

Vantagens do SSD:

Comprar:

Os testes e análise feitas nesta matéria foram possíveis graças à nossa parceria com a Terabyteshop. O produto em questão, OCZ Vertex 3 Series VTX3-25SAT3-120G, pode ser parcelado em até 10x na Terabyteshop, ou comprado à vista com 12% de desconto. Compre o SSD da Vertex (que apresentou ótimo resultado em meus testes), ou qualquer outro modelo de sua preferência clicando aqui.

[Artigo em parceria com a Terabyteshop]

Mac

Perfil usado para mensagens do blog ou posts publicitários.

  • Gustavo Romito

    Troquei o drive de CD e coloquei um ssd no lugar e fiz fusion drive no meu macbook pro 15'… Bichinho ta voando!!!

  • Daniel

    Eu tenho um iMac 27" de 2010, e li alguns relatos de que instalar SSD nele pode deixar os ventiladores rodando a 100% o tempo todo, isso é verdade?

    • Dificilmente. O SSD esquenta muuuito menos que o HD comum – o SSD praticamente não esquenta. Não sei como os ventiladores do iMac funcionam, mas o mais óbvio é que eles trabalhem menos ainda com o SSD instalado. 😉

    • Scarparo

      Eu mandei instalar um OCZ Vertex 3 de 240GB no meu iMac 27, fui na iPlace em Brasília e me cobraram 70 reais (eles são autorizados, ou seja, não interfere na tua garantia).
      O funcionamento é normal, o único contratempo que tive é que o cabo usado no iMac é especial, com o cabo sata e o de energia conjugados. Esse cabo eu não achei no Brasil, e na iPlace, eles só podem solicitar se for uma instalação de um SSD vendido pela Apple. A solução foi comprar um splitter para o cabo de energia e conectar um cabo sata comum no conector sobrando da placa do iMac (são 3 conectores: o do HD, o do drive optico, e um sobrando). A gambiarra é necessária, pois você não consegue conectar o cabo de energia e o sata no conector que ele fornece, pois sao muito proximos, o cabo é "grudado".
      Quanto ao desempenho só posso dizer uma coisa: Sensacional! O melhor upgrade que você pode fazer… eu deixei meu sistema e meus aplicativos no SSD, e o Mac tá voando… inicia muito rapido, e abir programas se tornou uma tarefa instantânea!

    • Adolfo

      Baixa um programa na net ele controla isso! Instalei o meu essa semana

  • Tertu

    Olá…
    Gostaria de saber se posso instalar um SSD de 120gb no meu MacBook White? Ele é de 2009. E queria saber também se posso retirar o driver de cd/dvd, por o SSD e deixar o HD antigo para fins de armazenamento.

    • Existe uma peça que adapta essa funcionalidade, como o Gustavo comentou ali em cima. Assim ficamos com a velocidade do SSD para o sistema e a capacidade de armazenamento para arquivos que usamos menos; o resultado é fantástico! Só não sei se a do MacBook Pro serve pro seu. O ideal é dar uma olhada no Google!

  • jrobertojunior

    Eu não sabia que um SSD mudava tao drasticamente o desempenho, agora quero comprar um pra mim! Vlw pela matéria, iPS!

  • Emerson

    Coloquei um SSD no meu MacBook Pro é sensacional, realmente inicia muito rápido.

  • Helio Marques

    Os Macbooks Retina já vêm com SSD, não?

    • Sim, verdade! Vou até adicionar essa informação no post.

  • Joao Sousa

    Galera SSD é muito caro e não compensa! Tenho um pro de 2008 coloquei esse disco: Seagate Momentus XT, que é um hibrido com SSD e HDD, a velociade igual a de um SSD, tem de 500 a 750GB e um preço muito bomm.. da uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=D0C-8x0n55Q

    • É, mas o SSD do vídeo tem velocidade de read e write de 300mb/s, e os novos tem velocidade entre 500 e 550mb/s. Além disso, você podia ter aproveitado seu HDD antigo e colocado no lugar do drive do DVD. Acho que compensa ainda mais…

  • Sérgio Moreira

    Não entendo muito de informática; tenho um notebook com Hd de 500gb + 1 externo de 1 terabyte e memória ram de 8gb! Sou fotógrafo e tenho milhares de fotografias arquivadas. Mesmo com o hardware acima citado o computador anda lento, sobretudo para iniciar…Minha pergunta é: Em que o SSD poderia dar uma "turbinada" nele, em que percentual? O SSD é ao mesmo tempo substituto do HD e da memória Ram, ou eu teria que continuar com a memória Ram já existente nele? Obrigado desde já.

  • Scarparo

    Eu mandei instalar um OCZ Vertex 3 de 240GB no meu iMac 27, fui na iPlace em Brasília e me cobraram 70 reais (eles são autorizados, ou seja, não interfere na tua garantia).
    O funcionamento é normal, o único contratempo que tive é que o cabo usado no iMac é especial, com o cabo sata e o de energia conjugados. Esse cabo eu não achei no Brasil, e na iPlace, eles só podem solicitar se for uma instalação de um SSD vendido pela Apple. A solução foi comprar um splitter para o cabo de energia e conectar um cabo sata comum no conector sobrando da placa do iMac (são 3 conectores: o do HD, o do drive optico, e um sobrando). A gambiarra é necessária, pois você não consegue conectar i cabo de energia e o sata no conector que ele fornece, pois sao muito proximos, o cabo é "grudado".
    Quanto ao desempenho só posso dizer uma coisa: Sensasional! O melhor upgrade que você pode fazer… eu deixei meu sistema e meus aplicativos no SSD, e o Mac tá voando… inicia muito rapido, e abir programas se tornou uma tarefa instantânea!

  • Marcus Andrade

    Comprei um notebook espetacular da Dell e mandei trocar o hd por SSD. Eu ja sabia que o Hd tinh alguns problemas mas quando troquei pro SSD o resultado foi espantoso, meu boot demora 12 segundos.

    Core i7 8 núcleos, 8 gb de memória, Windows 7 Ultimate e agora um Extreme SSD da SanDisk de 240 GB.

  • Marcus Andrade

    SSD apenas substitui o HD do computador. Nao tendo relação com a memórias ou drive de DVD. O que ele faz é executar as arefas que seriam do HD com mais rapidez afinal ele não faz uma leitura mecânica e sim elétrica dos dados. Também sou fotógrafo e no caso do amigo acima seria utilizar o externo pra armazenar as fotos e somente por no interno(SSD) as fotos que esteja trabalhando no momento. no meu caso o Photoshop abre instantaneamente depois que pus o SSD. Se demorar, não passa de 1 segundo.

  • Gustavo

    Tenho um MacBook Pro de 2009 e tô querendo colocar o Kingston SSD 2.5´ 120 GB V300 SATA III SV300S37A/120G. Esse modelo é bom?

  • Guto

    Galera.. instalei um SSD de 240gb no meu iMac 27, a performance é fantástica, acelera radicalmente, o problema é que realmente as ventoinhas parece que só trabalham no 100%… o barulho ficou bem alto.. não sei o que fazer para resolver… Alguém passou por algo parecido? Instalei um SSD no meu Macbook Pro, ficou show de bola, sem contratempos.

  • Roberto Jobim

    ola tenho um imac 27 late 2012 com hd fisico e gostaria de adicionar um ss. 256 nele tambem, tem alguma cabo para ligar dual drive nesse imac?