iPod School

Sobre rumores: um iPhone mais barato?

André BazagliaAndré Bazaglia

É da natureza do imenso e expansível mundo da web sustentar rumores, que não fogem nem do mundo virtual. Afirmações muitas vezes nem baseadas em fatos concretos pipocam pra todo lado, e a situação não foge do universo da empresa da maçã mordida. Primeiro rumores sobre a produção de um iPhone diferenciado a um preço mais acessível, depois a notícia do corte nos pedidos de componentes de iPhone 5 feito pela Apple circulando. A partir de duas situações, cria-se uma terceira: “a Apple não está vendendo tão bem o iPhone 5 e está buscando soluções alternativas, como produzir um aparelho com um preço mais atraente”. A partir de um fato e um rumor, presume-se uma terceira hipótese, e o resultado não poderia ser outro, senão uma explosão de bobagens.

Os rumores sobre a venda de um iPhone por um preço menor, feito com materiais mais baratos e tecnologia ultrapassada, ganhou força a partir da entrevista de Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple, a um jornal chinês. A mal interpretação do texto resultou até mesmo em uma solicitação, por Phil, de alteração do texto publicado. Em um primeiro momento, levava-se como possibilidade uma chance absurdamente alta da venda de futuros iPhones populares. Em um segundo momento, o jornal chinês foi erroneamente interpretado, e a notícia traduzida por grandes portais era: “Phil Schiller nega a existência de futuros iPhones populares”. Posteriormente, tudo foi esclarecido, e o que Phil Schiller nega não é a fabricação de iPhones populares; ele diz que não é da logística da empresa vender aparelhos com baixa qualidade ou com tecnologia ultrapassada para conquistar mercado, afinal, certa vez, Jobs disse: “nós não vendemos lixo“. Nunca foi, e nunca será assim  que a Apple levará as coisas – há quem ache que a Apple ultimamente parou de inovar para atender demandas de mercado, mas particularmente descarto essa possibilidade.

Recentemente, John Sculley, ex-CEO da Apple responsável por comandar a Apple enquanto Steve Jobs estava ausente (foi um péssimo período, instável e de crise intensa dentro da maçã), disse em entrevista que a Apple deve se adaptar ao mundo do mercado emergente de smartphones revendo sua cadeia de fornecimento, para atender a demanda à um preço mais barato. É uma jogada que faz sentido, e tudo indica que o lançamento de um iPhone mais barato é sim possível – o iPad tomou um caminho um pouco semelhante ao se segmentar em uma versão que leva menos fermento em sua fabricação (o iPad mini), por um preço de venda mais baixo.

[fonte: TNW]

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • JanjaBoy

    Nada mais me surpreende depois dos vazamentos doa IPhone 4 e IPhone 5. 😛

  • Vinícius Porto

    Continuo com minha opinião: qualquer pessoa que acredite que se a Apple está caindo a qualidade só por fazer um iGadget "low-cost" está sendo extremamente egoísta. Pode notar, são pessoas que já tem um iPhone/iPad de última geração e não suportam o fato que pessoas com uma situação financeira 'reduzida' podem adquirir um produto da Maçã.

    Ok, acho que foi mais um desabafo.

    • Oi Vinícius! Vc vai adorar a podcast que publicaremos hoje! Falamos sobre isso e, por lá, vc vai entender melhor nosso ponto

    • JanjaBoy

      Eu acho que quanto mais popular melhor. 🙂

  • Rodid

    Mas Jobs não era terminantemente contra um mini-ipad? E o tamanho perfeito de tela de smartfone não era 3.5 polegadas? E então? O quê que tem de mais em um iphone de pobre?

    • JanjaBoy

      iPhone de "pobre" ? Acho que se for pobre alemão. 😛

  • bruno

    a apple só tem um tipo de celular…. samsung ( e as outras marcas) tem inumeros modelos de aparelhos, isso faz com que as pessoas de baixa renda comprem esse celulares "pobres". Apple dizia que nunca faria um ipad menor. mas teve que se adaptar ao mercado e foi obrigada a lançar um de 7 pol. O problema da apple perder mercado hj é simples de resolver. como? INOVANDO nos lançamentos do iphone por exemplo, facilitando o modo de se tranferir fotos, musica pelo Bluetooth que é totalmente inutil hj nos aparelhos apple. O iphone 5 teve o que de diferente? uma tela maior apenas. teve "melhorias" no hardware. eu mesmo fiquei um pouco frustrado com o iphone 5 apesar de ter um, mas acho que muita coisa poderia melhorar. IOS é outro. Vemos ai a galera lançando vaaaarios tweaks fodas no cydia que a apple deveria comprar a ideia e numa atulização dessas de rotina nunca vem nada bombastico. nao adianta a apple ficar presa num lançamento de iphone por ano, deveriam inovar mais, telas de 4'3 , 4,5' (o que nao sao nada absurdos pra se usar, mais que isso fica horrivel), 3 modelos nos lançamentos, diferentes chips, memorias etc… falta inovação, por isso q perde mercado